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8 dicas para melhor capacitar seu time de marketing

23/mai/2017
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Já reparou como o time de marketing tem um papel fundamental em situações adversas? Veja o cenário atual: economia em dificuldade, consumo em desaceleração e receitas mais apertadas. As empresas precisam como nunca da eficiência do marketing.

Esse é o momento em que a diretoria olha para a cadeira do gerente de marketing na sala de reunião e espera nada menos do que uma gestão precisa e melhores resultados. Quer mais emoção ainda? Os times precisam fazer o budget render mais e lidar com cortes de gastos.

Pressão e cobrança de resultados da equipe

Tudo indica que os desafios não vão ficar escassos para o gerente de marketing, essa é uma área competitiva e que sofre pressão por todos os lados, desde o consumidor, passando pelos departamento internos da empresa, como vendas, membros da diretoria e atendimento ao cliente, até o mercado em geral.

A cobrança por resultados não parece injusta, todavia. As tecnologias e metodologias estão aí para que os times possam turbinar as inovações em prol do sucesso de suas campanhas e ações. Mas aí é preciso ter capacidade de adaptação e habilidade de aprendizado.

O desafio do gerente de marketing frente ao seu time de marketing

Um time de marketing que não se adapta às necessidades da empresa ou do mercado, não aposta em novas tecnologias e também não trabalha em conjunto, dificilmente atingirá o sucesso. E aí mora o grande desafio do gerente de marketing: tirar o máximo de proveito da habilidade da equipe.

O gerente de marketing precisa garantir a eficiência da equipe para acompanhar a evolução mercadológica. Caso contrário o resultado da ineficiência será um departamento que não é orientado por processos e não ajuda o time a chegar nos objetivos e metas.

Pensando em como um time de marketing pode render mais e oferecer melhores resultados, separamos 8 dicas para que a equipe possa calibrar suas habilidades e dar orgulho ao gerente.

1 - Estabeleça metas realistas

Seja realista ao traçar os objetivos das campanhas e ações. Às vezes determinada meta é atingível para alguns membros, mas a falta de comunicação faz com que nem todos consigam acompanhar a escalada.

Converse com os membros da equipe, tire suas dúvidas e chegue a uma meta desafiadora, porém, razoável. Objetivos inatingíveis podem ser um tiro pela culatra: você acha que está incentivando, mas a equipe vai se sentir frustrada.

2 - Escolha uma metodologia de processos

É muito provável que você já tenha uma metodologia para que a equipe realize suas tarefas ou que ao menos tenha considerado implementar uma. Se ainda não o faz, não perca mais tempo. Otimizar a rotina com um processo metodológico traz resultados expressivos no fim do dia.

E não estamos falando de tornar as tarefas mais complexas, muito pelo contrário: torne o processo o mais simples possível, inclusive na aprovação e execução das ações. Processos organizados diminuem a burocracia e economizam o tempo de lidar com as solicitações.

3 - Tenha um plano diário

A fim de tornar as atividades mais eficientes, seja nas campanhas de curto ou de longo prazo, mantenha uma rotina com a equipe. Seja uma curta reunião no início ou fim do expediente em que seja debatido sugestões para tornar o trabalho mais eficaz, melhorar a comunicação etc.

No início pode parecer que, por exemplo, parar o trabalho por 10 ou 15 minutos por dia não é positivo. Mas na realidade é fundamental saber o que o time de marketing pensa e precisa para tornar seu trabalho mais eficaz. Isso pode garantir que a equipe esteja sempre alinhada.

Se um acompanhamento diário não for possível, ao menos não deixe de monitorar as tarefas e ações semanalmente.

4 - Recompense e incentive as equipes

Assim como o próprio gerente gosta e precisa de reconhecimento quando desempenha bem seu trabalho, as equipes também precisam de incentivo. Incentive a proatividade e autonomia da equipe, sempre reconhecendo quando uma ideia ajuda o time.

5 - Garanta que o time de marketing conheça as metas da empresa  

Imagine a seguinte situação: um analista ou coordenador de marketing conversa com o CMO e deixa transparecer que desconhece onde a empresa quer chegar. Quem gostaria de ser o gerente de marketing responsável por essa falta de comunicação?

É claro que deve ser responsabilidade de cada colaborador se interessar e entender as metas e posicionamento da empresa. Mas ter a certeza que o time de marketing compreende os objetivos de comunicação e negócios e segue os passos da companhia é fundamental para o gerente.

6 - Reveja regularmente o planejamento trimestral ou anual

Reserve um tempo para sentar e reavaliar como anda o desempenho do planejamento trimestral ou anual. Dessa forma é mais fácil remodelar o plano, caso algo não esteja saindo como o esperado.

Outra forma de tornar a tarefa mais eficaz é tornar o marketing mais ágil: baseie as decisões nas avaliação das métricas e nos dados, faça testes e integre a equipe para tomadas de decisão.

7 - Disponibilize ferramentas que facilitem a rotina e a colaboração

Independentemente do tamanho do departamento, ter ferramentas colaborativas torna o processo mais eficiente. Automação de marketing, softwares de organização, planilhas online, entre outros, facilitam a comunicação e melhoram a integração entre os colaboradores.

8 - Priorize tarefas e análises

Nem sempre o tempo disponível permite que todas as práticas citadas aqui sejam seguidas a risca diariamente. Em época de campanhas ou projetos especiais, por exemplo, pode ser necessário priorizar uma ou outra atividade.

Coloque tarefas e análises de desempenho em primeiro lugar para toda a equipe. Se algo precisar ficar de fora em um dia de trabalho essas duas certamente não devem ser deixadas de lado.

Aplicando essas 8 dicas no dia a dia com seu time de marketing é pouco provável que a eficiência demore a aparecer. E porque sabemos que todo excelente gerente de marketing não deixaria de tentar novas formas de capacitar sua equipe, aqui vai mais uma dica extra:

Seja o mestre e esteja sempre disponível para consultas. Assim como não é interessante que um analista ou coordenador de marketing não saiba responder sobre as metas e objetivos da empresa, um gerente precisa ter respostas na ponta da língua. Esteja pronto para tirar dúvidas e domine os processos o departamento.


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