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9 exemplos de marketing de conteúdo que funciona

7/nov/2013
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Você já percebeu o poder de um bom conteúdo? É notável o quanto essa nova (velha) metodologia invadiu os departamentos de marketing e comunicação de agências e empresas de todos os tamanhos, sendo, hoje, um dos principais campos de investimento e estudo da área de marketing. Poucas vezes falou-se tanto de conteúdo quanto a última década e há um ótimo motivo para isso: o comportamento online dos consumidores mudou.

A, cada vez maior, inclusão da internet em nossas vidas fez e ainda faz com que hábitos de consumo de um produto ou serviço e até mesmo a interação com uma marca passe a ser mais intensa, personalizada e completa. Não basta oferecer um produto/serviço. O consumidor espera que uma empresa entenda suas atuais dificuldades e ofereça soluções de acordo com elas. E esse é o papel do marketing de conteúdo!

Como falamos em de nossos artigos, o marketing de conteúdo é:  

“Uma estratégia focada em criar e distribuir conteúdo consistente, relevante e de valor que atraia e retenha uma audiência definida - e que, fundamentalmente, conduza a ação de compra”.

Segundo pesquisa divulgada pela MarketingCharts, que coletou a opinião de mais de 1.013 profissionais de marketing na América do Norte, entre os fatores que contribuem para aumentar o sucesso do marketing de conteúdo são:

  • Criação de conteúdo (alta qualidade, mais eficiente): 85%
  • Estratégia (desenvolvimento ou ajustes): 72%
  • Marketing de conteúdo se tornou de maior prioridade: 53%
  • Destinação de mais tempo para o marketing de conteúdo: 53%
  • Distribuição de conteúdo: 50%

Esses números demonstram que o conteúdo é um forte e eficiente aliado às equipes de marketing e vendas. Ele permite que a empresa atraia a pessoa ideal sem incomodá-la e ainda fale com ela sem precisar de muitos esforços.

Marketing de Conteúdo: O que funciona

Basicamente conteúdo é tudo o que sua empresa e funcionários produzem, seja ele uma peça para social media, um artigo, e-mails ou materiais avançados como Guias, por exemplo. Ele é a base para as estratégias, mas sabemos que diante de tantas novidades e tendências é difícil não ficar assustado com as possibilidades e se perder ao escolher qual você quer utilizar e principalmente em qual momento.

Uma boa maneira de escolher o conteúdo ideal para sua empresa está nessa fala de Neil Patel: “Tenha certeza de  que a voz do seu conteúdo seja compatível com a sua audiência e a plataforma utilizada”.

Para te ajudar, mostraremos alguns exemplos de conteúdos que realmente funcionam. Continue acompanhando!

  • Guias de qualidade

Guias são conteúdos mais completos que artigos e visam oferecer soluções práticas e eficientes para as pessoas. Por serem, geralmente, em formato PDF, permite ao leitor maior flexibilidade de leitura.

Para atrair a atenção e deixá-los mais fáceis de ler, é possível adicionar imagens e gráficos que contextualizam o conteúdo falado no Guia.

Para ser um sucesso, um Guia deve contar com algumas características, como:

  • Um título atraente;
  • Uma capa com ótimo design;
  • Estrutura interna organizada e coerente;
  • Texto bem escrito e revisado;
  • Diagramação linear e sem muitos ruídos.

 

  • Imagens

Confesse que essa frase faz todo sentido: A imagem escolhida para seus materiais vale realmente mais que mil palavras. Essa é uma maneira rápida e muito eficiente de transmitir uma ideia. As imagens são o tipo de conteúdo mais utilizado pelas pessoas em redes sociais, como Facebook, Instagram, Pinterest.

Com fotos, ilustrações e gráficos, você impacta muito mais seus prospects. E a variedade de assuntos é imensa, podendo ser desde notícias da empresa, ilustração de materiais produzidos pela empresa ou ainda algo um pouco mais leve e engraçado. Ter variedade é essencial para oferecer ao público uma experiência próxima e real.

Aqui na agência gostamos de utilizar imagens para divulgar notícias sobre a área de inbound marketing e vendas, como essa:

9 exemplos de marketing de conteúdo que funciona - Instagram

  • Infográficos

Criar artigos explicativos e Guias que mostrem o passo a passo de como você pode vencer o desafio atual é uma das bases essenciais do inbound marketing.

Um infográfico é basicamente uma maneira simples de visualizar dados. Ele tende a transformar informações e dados complexos em algo cativante e memorável, pois a leitura de longos relatórios e estudos pode se transformar em uma tarefa sem fim.

Dessa maneira, o infográfico transmite informações relevantes de maneira simples e que o leitor consiga entender e aumentar a chance de reter as informações com rapidez.

Tome nosso infográfico de Growth-driven Design ou GDD como exemplo. Por ainda ser um assunto novo, escrever longos e detalhados artigos pode tornar a leitura cansativa, por isso, criamos um infográfico onde todos podem entender como funciona essa nova tendência:

9 exemplos de marketing de conteúdo que funciona - InfográficoAcesse o infográfico completo aqui: Growth-Driven Design

Lembre-se: as pessoas são visuais. 90% de toda a informação transmitida para nosso cérebro é visual. Escolha um assunto que seu público irá se interessar e utilize um design atraente e leve.

  • Vídeo

O vídeo passou a ser a tendência mais importante dos últimos dois ou três anos. E esse fato é explicado pelos números que envolvem essa mídia:

  • 59% dos executivos preferem assistir um vídeo a ler um artigo;
  • 52% dos consumidores disseram que o vídeo os ajudaram na hora de tomar uma decisão na hora de comprar de um produto;
  • Uma página web com vídeo é 53% mais propensa a aparecer na primeira página do Google.

Esse formato de conteúdo permite a uma empresa aproximar-se de seu público e criar uma comunidade em volta de seus serviços e produtos. As possibilidades são inúmeras, mas as que mais se destacam são:

  • Demonstração de produto;
  • Depoimentos de clientes;
  • Apresentação da equipe;
  • Dia a dia da empresa;
  • Eventos e novidades da empresa;
  • Responder dúvidas e questões de clientes.

Um caso famoso e que mostra o poder do vídeo é o da empresa Blentec, famosa marca de liquidificadores, destacou-se quando o dono da empresa, Tom Dickson, fez vídeos para mostrar a potência de seu principal produto e o fazia de maneira simples e atrativa: colocando os mais diversos produtos do nosso dia a dia para serem destruídos pelo liquidificador. Com isso, a marca criou um público promotor dos próximos desafios, divulgando assim o produto e aumentando suas vendas de maneira histórica. Tudo de maneira orgânica e despretensiosa.

  • Testemunhos

É comprovado: a publicidade de “boca em boca” é a que mais oferece retorno a uma empresa. Segundo pesquisa divulgada pelo MarketingCharts, o “boca a boca” e referência de pessoas conhecidas é o canal de divulgação com maior impacto na receita de uma empresa, representando 22%.

Por isso, é extremamente vantajoso utilizar experiências de seus antigos e atuais clientes (com a autorização) para falar sobre a experiência com seus produtos ou serviços. É muito mais fácil as pessoas se relacionarem a pessoas reais que tinham problemas reais e que foram sanados com a ajuda de sua empresa.

Dessa maneira, você investe em uma comunicação mais humana e seu público não terá dúvidas sobre escolher ou não a sua empresa.

  • Newsletter

Mesmo com todas as plataformas e novas mídias sociais, o e-mail é ainda um dos canais mais utilizados e com melhores resultados em estratégias de inbound marketing. E por um motivo muito claro: a pessoa escolheu receber o seu material.

Diferente de redes sociais ou até mesmo blog, quando uma pessoa escolhe assinar sua newsletter demonstra que ela está interessada no que sua empresa tem a falar.

Para atrair a atenção do assinante e evitar o famoso “unsubscriber”, você deve tomar cuidado com o design, conteúdo e periodicidade. O HubSpot separou alguns exemplos de newsletters que funcionam, veja aqui.

  • Estudos de Caso

Este item está diretamente ligado ao item 5 deste artigo e parte do mesmo princípio: é muito mais fácil se identificar com pessoas que já passaram pelos desafios que você está passando agora.

Um bom estudo de caso fornece informações relevantes e reais sobre como uma empresa superou seus desafios e alcançou resultados importantes com a solução que você oferece. Nesse tipo de conteúdo ser real é essencial, pois as pessoas não gostam de ser enganadas e isso pode criar uma má imagem de sua empresa.

Confira nossos cases de sucesso aqui.  

  • E-books

Diferente do Guia, o e-book é um conteúdo um pouco mais detalhado e longo, não necessariamente sendo complexo ou de alta dificuldade de leitura. Por isso, é muito importante estabelecer o tema principal e as suas ramificações. O e-book demanda uma curadoria quanto ao conteúdo, por isso, faça uma pesquisa minuciosa para a criação de um e-book de sucesso.

  • PodCasts  

Os podcasts trazem uma facilidade na atualização de notícias atuais ou de um segmento específico sem a necessidade de ficar lendo longos textos. Muitas pessoas ouvem no carro, metrô e até mesmo enquanto fazem outras atividades. Eles podem ser baixados para os smartphones, proporcionando ainda mais flexibilidade para o público.

Com isso, você cria a possibilidade de estar na mente de seu público até mesmo em momentos em que ele não está necessariamente em contato online com seu conteúdo, permitindo a expansão da marca e mensagem de sua empresa. Conte histórias, fale sobre seus produtos/serviços e faça entrevistas, ou seja, produza conteúdo que seu público quer ouvir e que fará diferença em seu dia a dia.

O marketing de conteúdo transformou-se em uma metodologia essencial em uma estratégia de inbound marketing de sucesso, permitindo a uma empresa se destacar dos concorrentes do mercado, ser relevante para seus personas e personalizar a experiência que alguém possui com a sua empresa em todos as etapas da jornada do comprador, desde o estágio da confiança até o estágio de consideração, de fato.

Você já utiliza o marketing de conteúdo em sua empresa? Conte, nos comentários, sua experiência com os formatos que utiliza atualmente.



Cases de sucesso; Agência Inbound

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