Para um negócio ter sucesso é preciso construir e gerenciar bem uma marca. Pode não ser tão fácil, mas se uma marca forte for construída, os clientes vão aparecer e se identificar com ela.
Em primeiro lugar nome e logotipo, mesmo que impactantes, não são uma marca. Logotipos, slogans e campanhas publicitárias são táticas tradicionais de marketing que podem gerar um burburinho, mas não conseguem se conectar com os clientes como a marca.
Mas será que sua empresa ou seu produto/serviço precisam ter uma marca?
A resposta é sim, pois é ela que vai fazer a diferença entre você e a concorrência. A marca é bem mais que o seu produto ou sua comunicação sobre ele, é a promessa para os seus clientes que vai atender a uma necessidade e a um desejo. A marca pode falar pela pessoa, como ela quer ser vista e até qual a sua identidade. A marca evoca emoções, traz alegria e é como se fosse familiar e confiável.
Há casos em que a própria marca se torna sinônimo do produto. Por exemplo, quem não toma Yakult, Danone ou usa Gillette? Apesar de ter saído do mercado, a palavra Modess ainda é usada para mencionar os absorventes higiênicos. Outro caso que já me contaram foi de um médico que recomendou “Danoninho” para a mãe alimentar o filho, mas tinha de ser “Danoninho”, viu.
Esses são exemplos de grandes marcas, mas será que funcionaria para a sua empresa que é pequena ou média?
Mas é claro que sim. Definir a identidade da marca e implementar uma estratégia de branding bem pensada é um dos objetivos mais importantes para o seu negócio dar certo.
No mundo atual em que tudo é facilmente copiado, criar uma identidade com o cliente pode ser a vantagem competitiva que você precisa e é uma ferramenta poderosa para vender produtos e serviços, ainda mais se sua empresa for start-up ou se você quiser expandir os negócios.
Aprenda a construir sua marca (branding):
Para construir uma marca forte é preciso compreender o que sua marca representa, tendo certeza que todos a veem dessa maneira também. Algumas perguntas devem ser respondidas para a construção da marca:
- Quem são os meus clientes?
- Quais clientes eu quero ter?
- Quem são os meus concorrentes?
- Qual é a posição da marca dos meus concorrentes?
- Qual problema minha empresa resolve? Alguém se importa?
- Qual é a minha proposta de valor? É diferenciada? É relevante para os meus clientes?
- Quando as pessoas pensam sobre a minha empresa ou produto, quais são os sentimentos e associações que eu quero que eles tenham?
- Quais são os benefícios funcionais que oferecemos aos clientes?
- Quais são os benefícios emocionais que só nós oferecemos aos clientes?
- Que tipo de personalidade minha marca tem?
Ao ter essas perguntas respondidas, você terá a informação básica para sua estratégia de marca, que benfeita, torna-se uma poderosa ferramenta de gestão e execução para ajudar você a desenvolver relacionamentos mais fortes com clientes, criar campanhas de marketing rentáveis e eficazes, além de ter uma empresa mais integrada.
O poder de uma marca forte:
- Fidelização de clientes;
- Empresa e produtos menos sensíveis a preços competitivos;
- Valorização dos novos produtos;
- Mais apoio de parceiros comerciais;
- Foco nos esforços de marketing;
- Atração de recursos necessários, tais como talento e de capital;
- Contribuição para o desenvolvimento de parcerias estratégicas;
- É uma poderosa ferramenta para orientar a tomada de decisão interna.
Imagem: www.businesslearningsolutions.es