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5 dicas para vender mais seus produtos online

15/out/2013
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Como um profissional de marketing que se esforça para deixar sua marca nesse mundo competitivo, provavelmente você procura soluções que vão ajudar a criar um programa de marketing inovador, que seja rápido, tenha excelente alcance e custos baixos. Com isso, usar a internet para atingir os clientes tornou-se crucial para o marketing moderno.

#1: Crie um mapa de compras

A melhor maneira de vender mais para seus clientes é criar um ‘mapa de compras’, como as gôndolas de supermercado, drogarias e lojas de departamento, que sempre nos mostram que precisamos de algo que havíamos esquecido, mas na verdade, nem tínhamos aquela necessidade no momento. Mas como fazer isso online?

O primeiro passo é ver o que você está vendendo e questionar: "o que o cliente vai precisar imediatamente depois de adquirir o meu produto ou serviço?". Faça uma relação de produtos e serviços que podem ser oferecidos na página do carrinho da loja virtual. Se o cliente não comprou o produto adicional na hora, não desista - existem muitas maneiras de vender após a compra.

Você pode usar um sistema de automação de marketing que envia e-mails personalizados automaticamente para o cliente ou usar 'banners inteligentes' para mostrar o produto que você quer vender na próxima visita ao site ou blog. Outra técnica possível é utilizar remarketing/retargeting para que a pessoa volte ao seu site novamente. Você também pode dar essa informação a sua equipe de vendas do teleatendimento. Quando você tem os dados, com inteligência de marketing e análises de comportamento, você consegue criar uma mapa de compras e realmente muitas portas se abrem para vender mais online.

#2: Venda mais usando marketing de conteúdo

Acredite ou não, seus clientes estão pesquisando em outros sites e conversando com os amigos e familiares antes de comprar. Se você já oferece informações importantes para o cliente, suas chances de vender para ele aumentam.

De acordo com Roper Public Affairs:

  • 80% dos tomadores de decisão preferem obter informações sobre a empresa em uma série de artigos em vez de uma propaganda;

  • 70% afirmaram que marketing de conteúdo faz com que se sintam mais perto da empresa;

  • 60% afirmaram que o conteúdo da empresa ajuda a tomar melhores decisões de compra.

Quando se trata de informação sobre produtos, quanto mais simples melhor. Isso vale tanto para a descrição dos produtos na loja virtual quanto artigos que mostram seu uso, benefícios, exemplos de clientes que já consomem, etc. Mas como escrever de maneira eficiente?

Primeiro anote todas as informações pertinentes, depois reduza essa lista e deixe apenas as coisas mais importantes que seus clientes precisam saber, e crie o conteúdo sobre o produto baseado nisso.

#3: Disponibilize a informação em diferentes formatos

As informações sobre seus produtos sempre têm de resolver os problemas dos seus clientes e as pessoas gostam de aprender e se informar em diferentes formatos: algumas só assistem vídeo, outras gostam de podcasts e há aquelas que apenas leem. Portanto, você vai vender mais se oferecer informação sobre os produtos e serviços em diversos formatos.  

E aprender a variar o formato não é tão difícil. Há uma abundância de tutoriais na internet sobre como fazer áudio, vídeo e PDFs. A questão de fundo é esta: se você não estiver usando vários formatos, reserve algum tempo para descobrir como incluir pelo menos um formato adicional ao seu produto.

#4: Tome medidas para aumentar o valor percebido do seu produto (porque o cliente não vai vê-lo por conta própria).

O mercado de e-commerce não é fácil. Os clientes têm cada vez mais capacidade para procurar o melhor preço no mercado. Você precisa fazer o cliente enxergar o valor que vai obter através de seu produto comprando somente da sua empresa, ou seja, porque ele precisa comprar de você em vez de partir para a concorrência. Claro que tem vários motivos, por exemplo, confiança na empresa, frete grátis, tempo de entrega, preço, programas de fidelidade, etc, etc.

Mas atenção: se você vende um produto que está em centenas de outras lojas virtuais, você tem de encontrar uma maneira de se posicionar melhor no mercado ou achar outro serviço ou diferencial para ser a preferência do cliente.

#5: Sempre adicionar novos produtos

Uma vez por trimestre, uma vez por mês, uma vez por semana - sempre no ritmo que você puder, lance novos produtos. Se sua loja virtual não tem novidades, por que os visitantes e clientes vão voltar? Além do ótimo conteúdo que você deve estar criando, quando você tem novos produtos, você tem novas chances de vender. Trabalhe o mapa de compras (mencionado acima) desses produtos novos para que quando seu cliente já tiver usado o primeiro o suficiente, outro estará pronto. Talvez esses novos produtos possam ser inseridos nos seus mapas de compras atuais como um produto pós-venda.

Pode parecer difícil, mas não é - na verdade, fica mais fácil conforme o tempo passa. Concentre-se em ajudar os clientes a comprar de forma mais simplificada e tudo ficará mais fácil no final do mês. 



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