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Quer vender? Então pare de enviar e-mails terríveis

Agência Inbound
31 de Outubro de 2014
por Agência Inbound
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Qual é a porcentagem de resposta de seus e-mails de marketing? Quem os lê, tem vontade de respondê-los?

Um bom e-mail não só deve chamar a atenção de seu público, como também deve encorajá-lo a dar o próximo passo.

Infelizmente, a maioria dos e-mails de marketing e vendas não faz nem uma coisa nem outra, ao invés disso, baseiam-se em falsas prerrogativas, terminologias inadequadas e métodos pobres em persuasão.

Vamos te ajudar a conectar-se com seu público da forma certa, analise os pontos abaixo e veja se é possível reconhecer alguns pontos de atenção em seus conteúdos de e-mails :

GENERALIZAÇÃO

E-mails em massa pretendem atingir grande número de pessoas, é o lema “quanto mais melhor”, e por isso não possuem contexto.

Seus e-mails devem ser personalizados para o tipo de persona almejada, ações tomadas dentro do seu site, dificuldades relatadas pelos seus clientes e entregues na hora certa da tomada de decisão de compra.

Antes de presumir que seu público precisa de mais tráfego, ou de uma nova estratégia de conteúdo por exemplo, faça uma pesquisa para descobrir quais são seus pontos fracos e fortes. Dessa forma, você irá fazer uma oferta mais próxima da realidade, e não de uma teoria.

USO DE CLICHÊS

Se os seus e-mails estão reproduzindo clichês e supostas frases de efeito, eles não estão dizendo nada. Evite mensagens vazias e inefetivas, como esses exemplos:

“Aumente sua produtividade.”

“Satisfação garantida ou seu dinheiro de volta!”

“Poupe tempo e dinheiro.”

“Tenha vantagem competitiva.”

“Oportunidade única!”

Tais expressões estão desgastadas, e não surtem efeito algum, pelo contrário, são um verdadeiro espanta cliente!

AGRESSIVIDADE EXAGERADA

Um dos maiores erros é não reconhecer que venda é um processo.

Tentar pular etapas e forçar situações não irá te ajudar a obter informações necessárias para concluir uma venda com sucesso.

Isso é muito comum,  vemos constantemente e-mails com chamadas enormes do tipo “compre já” ou “liquidação relâmpago somente hoje”.

Entenda que vendas são alcançadas somente através de uma escuta cuidadosa e comunicação efetiva.

FORMATAÇÃO INADEQUADA

Toda a sua comunicação deve ser profissional, e isso inclui e formatação dos e-mails.

Pequenos detalhes como a fonte usada podem arruinar a sua mensagem.

Por exemplo, usar uma fonte como Comic Sans irá instantaneamente acabar com a sua credibilidade. Use fontes mais sóbrias, como Arial, Helvetica e Verdana, opções minimalistas e fáceis de ler.

Evite também o uso excessivo de caixa alta e cores, o contrário pode deixá-lo com aspecto amador.

DESCUIDO

Sua mensagem deve ser lembrada pelo conteúdo incrível, e não por erros de gramática e digitação. Sabemos que somos todos humanos e que invariavelmente todos cometemos erros, mas uma mensagem inconsistente não será uma boa representação do seu negócio.

Construa uma mensagem agradável e educada, e para evitar armadilhas, certifique-se de que os e-mails possam ser revisados antes de serem publicados.

TÍTULO CONFUSO

O tempo é curto para todos, e se alguém tiver de ler 2 ou 3 vezes o título de um e-mail para entendê-lo, ele rapidamente irá parar na lixeira.

Se você usa títulos longos, excessiva capitalização, uso de exclamação e jargões, não obterá resultados. Crie um título com no máximo 50 caracteres, e inclua elementos personalizados como a localidade para aumentar o interesse do leitor e aumentar as chances de leitura.

LINGUAGEM

Se você gosta de escrever difícil para impressionar, abandone essa ideia.

Usar muitas siglas (CRT, CEO, SLA, SERP) deixa o leitor confuso, se o uso de uma sigla for inevitável, ao menos inclua uma explicação para o seu significado.

Linguagem complexa e técnica não é adequada em um e-mail para atrair clientes ou para tornar sua marca conhecida. Conquiste pela clareza e simplicidade.

O leitor deve ter a sensação de estar falando com uma pessoa, de forma descontraída e natural.

Ao invés de usar o nome da empresa como remetente, use o nome de uma pessoa de dentro da empresa. Por exemplo, ao invés de empresa@empresa.com, utilize joão@empresa.com, assim o leitor saberá com quem está falando.

Lembre-se, uma mensagem impactante deve ser pautada na verdade.

Fatos comprovados, informações úteis e vontade genuína de ajudar são o caminho para despertar o interesse do leitor que, no devido tempo, deixará de ser um desconhecido para tornar-se um cliente.

Comece já a praticar e adotar essas dicas, e compare suas respostas daqui pra frente.

Você irá se dar conta de que o e-mail ainda é uma das mais poderosas ferramentas para atrair clientes!

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