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3 dicas de vendas que vão lhe ajudar a obter um "SIM"

19/nov/2014
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Seria muito bom se todo aroma de comida gostosa representasse, de fato, o sabor do alimento, mas infelizmente essa não é a realidade.

Esse é um bom exemplo para explicar que táticas infalíveis e rápidas podem parecer atrativas, mas nem sempre são efetivas.

O mercado está saturado de falsas promessas. Consumidores estão cada vez mais atentos e buscam se proteger do famoso "papo de vendedor", que promete coisas sobre os produtos e serviços para fechar a venda, mas que acaba frustrando o cliente com resultados que não correspondem às expectativas.

Primeiramente, saiba que para ser convincente, sua intenção deve ser verdadeira. Você deve ajudar o seu cliente a resolver seus maiores problemas e entender sobre os seus principais interesses.

Conheça 3 dicas para ajudar a conseguir uma resposta positiva, o tão esperado “sim” dos clientes:

Estabeleça vínculos

Antes de ligar para um lead interessado, tire uns minutos para pesquisar o seu perfil em sites e redes sociais.  Veja quais informações você pode reunir que estão disponíveis na rede.

Encontre interesses comuns, converse sobre particularidades, família, etc. Um exemplo simples, se o seu cliente for de Minas Gerais, você pode brincar dizendo o quanto gosta de pão de queijo ou do sotaque característico da região.

Essa conversa mais “pessoal” tranquiliza o ouvinte. Sabendo que do outro lado da linha está alguém divertido e prestativo, ele fica mais à vontade para expressar suas necessidades.

Não anuncie seu produto logo de cara, ao invés disso demonstre interesse pelos assuntos e faça perguntas, conheça mais sobre seu cliente para oferecer uma solução precisa.

Conte uma história, mas não qualquer história...

Grandes vendedores são ótimos contadores de histórias.

Por vezes, não são suas ideias ou as características do seu produto que importam, e sim a maneira como você transmite essa mensagem é que irá influenciar seu cliente no processo de decisão.

Histórias são memoráveis, elas ficam em nossa memória.

Mas lembre-se, não é qualquer história que irá servir. Contar a história do seu sucesso pode ser um diferencial, mas o cliente irá se interessar na parte aonde ele se encaixa.

Conte uma história aonde haja identificação, por exemplo conte como ajudou a empresa X a conseguir o resultado Y, certificando-se de que o problema da empresa X seja similar ao do seu ouvinte.

Quando há identificação com a situação narrada, a informação é retida e o ouvinte ficará interessado em saber mais.

Mesmo quando um cliente está negativo, uma história pode ser usada para explicar como suas objeções irão influenciar o negócio.

Se o cliente está pensando que pode alcançar os mesmos objetivos sem o seu produto ou serviço, lembre-o do que os concorrentes estão fazendo.

Outro ponto importante são os números. Os seus ouvintes em geral têm o tempo muito curto, por isso ofereça estatísticas concretas para criar solidez e provar suas afirmações. Isso irá lhe ajudar a ser conciso, claro e direto.

Diferencie-se da concorrência

Pergunte a si mesmo por que seus clientes devem escolher você ao invés da concorrência, e encontre uma boa resposta!

Defina o que você tem e os outros não, quais aspectos são únicos em seus produtos ou serviços.

Por exemplo, se você vende eletrônicos, sabe bem como é grande a concorrência. Ao oferecer boa visibilidade através do e-commerce com frete grátis por exemplo, estará ganhando uma vantagem no mercado.

Se quiser um SIM de seus clientes, prove que vale a pena fazer negócios com você. Lembre-se sempre, o processo de compra mudou, as pessoas não querem mais falsas promessas, serviços de baixa qualidade e descaso.

Clientes querem ser tratados com educação, eles querem ajuda, e acima de tudo, encontrar um ser humano do outro lado da linha. Seja atencioso, interessado e prestativo.

Essa é a nova (e muito melhor) maneira de atrair clientes para o seu negócio. Faça uma tentativa utilizando essas dicas e veja o que acontece. 



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