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Marketing ambiental: como o flywheel e o inbound podem elevar resultados neste segmento?

Agência Inbound
24 de Setembro de 2024
por Agência Inbound
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Flywheel e Inbound Marketing: você sabe o potencial dessa dupla?

Conhecidas como impulsionadoras de ações de marketing abrangentes, ambas as abordagens têm um papel indispensável para qualquer empresa que deseja elevar sua influência na mesma medida em que atrai leads mais qualificados. No entanto, se tratando de companhias que atuam no setor ambiental, o cenário é ainda mais promissor

Isso porque muitos negócios estão buscando cada vez mais transparência em suas operações, recorrendo a produtos e serviços sustentáveis que os auxiliem a diminuir os danos ao meio ambiente causados por seus processos. Ou seja, quem oferece esses tipos de soluções, tem um mercado extremamente aquecido para conquistar novos clientes e obter destaque competitivo, mas para isso, precisam comunicar os seus diferenciais, deixar claro o que fazem e mostrar como podem agregar valor para seus públicos de interesse.

Dito isso, nada mais inteligente que investir em estratégias que resultem em uma presença digital impactante, como o Flywheel e o Inbound Marketing. Juntas, essas abordagens são capazes de transformar toda a jornada do cliente ⎯ desde o conhecimento, até a sustentação da boa experiência pós compra ⎯ mas isso só é possível quando há um conhecimento bem fundamentado sobre conceitos, funcionalidades e ações que trarão resultados consistentes.

Sentiu que o assunto pode gerar bons insights? Continue a leitura e descubra as possibilidades ligadas às estratégias mais poderosas do marketing ambiental.

Marketing ambiental: como as estratégias de Flywheel e Inbound Marketing elevam os resultados do segmento?

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Um estudo realizado pela Opinion Box e pela Buscar ID mostrou que cerca de 45% dos consumidores pesquisam sobre as empresas no Google antes de realizar compras. Além disso, 73% dos entrevistados pesquisam sobre a reputação das marcas antes de fechar negócio. O que esses dados têm a ver com o assunto deste artigo?

Bem, é simples: os ambientes digitais se tornaram a principal fonte de consulta para quem busca novas parcerias, incluindo empresas do segmento ambiental. Logo, o Flywheel e o Inbound Marketing são os caminhos que podem elevar os resultados das companhias nesse meio, aumentando sua visibilidade, gerando mais leads e convertendo-os em clientes.

No entanto, ainda assim é crucial que cada elemento esteja no seu lugar para que haja um aproveitamento máximo das funcionalidades ⎯ e isso passa primeiramente pelo conhecimento dos conceitos:

  • De modo geral, o Inbound atrai potenciais clientes para o blog, site e outros canais de comunicação que serão nutridos por conteúdos relevantes e segmentados ao longo da jornada de compra. Esse processo visa educar e engajar os leads, preparando-os para tomar decisões informadas e favorecendo a conversão em clientes efetivos.

  • O Flywheel, por sua vez, emerge como um ótimo companheiro das equipes de marketing e vendas que utilizam a ferramenta para manter a nutrição de leads, bem como garantir sua melhor experiência possível. Isso porque sua circularidade é o que mantém a experiência do consumidor sempre em atenção, seja no estágio de atração, engajamento, ou até mesmo depois de uma interação completa com a sua marca.

Desta maneira, podemos dizer que o relacionamento entre ambos se assemelha a uma brincadeira de boomerang: enquanto o Inbound lança o boomerang ao criar e distribuir conteúdos de alta qualidade, o Flywheel age como a força que impulsiona o retorno de forma contínua e crescente, representando a capacidade de manter o engajamento e a satisfação dos clientes dentro da sua etapa da jornada, promovendo, assim, um ciclo virtuoso de atração, conversão, fechamento e encantamento.

Flywheel e Inbound Marketing Hubspot

Fonte: How to Bend Your Funnel Into a Flywheel and Grow With Your Customers

5 Principais benefícios que as abordagens de marketing ambiental agregam às empresas da área

Com tudo que foi dito até aqui, é provável que você já tenha entendido que essas abordagens desempenham um papel essencial quando se fala em marketing ambiental, especialmente para o fortalecimento da marca e a captação de um público engajado e consciente. 

Contudo, os ganhos não param por aí e também incluem:

1. Presença digital elevada

Por meio de um website bem elaborado, uma presença dinâmica nas redes sociais e estratégias eficazes de SEO construídas a partir do Inbound, sua empresa pode ampliar significativamente sua visibilidade online. Isso permite alcançar um público em busca ativa de soluções sustentáveis, convertendo essas oportunidades em novos clientes. 

Além disso, uma presença digital robusta facilita o encontro dos leads ao conteúdo que a empresa oferece, promovendo a conscientização e fortalecendo a afinidade com sua marca.

2. Leads mais qualificados

Como dito anteriormente, através de estratégias como marketing de conteúdo, campanhas de e-mail segmentadas e anúncios direcionados, sua empresa pode atrair eficazmente potenciais clientes interessados em suas soluções.  

Ao fornecer informações úteis e relevantes sobre seus produtos ou serviços, você não só aumenta a conscientização sobre o tema abordado, como também nutre leads ao longo do funil de vendas, aumentando as chances de conversão e fortalecendo o seu negócio por meio de uma base sólida de clientes engajados e leais.

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3. Maior autoridade e confiança perante o público

Essencial para atrair e reter clientes, essas estratégias de marketing ambiental também possibilitam que a sua empresa comunique de maneira eficaz seus compromissos e valores ambientais.

Neste caso, cases de sucesso e outros conteúdos fundo de funil emergem como grandes fortalecedoras de sua reputação, além de solidificar sua imagem como uma marca confiável e respeitada, e ainda influenciar positivamente as decisões de compra dos seus clientes, garantindo assim, um crescimento sustentável e contínuo para o seu negócio.

4. Ciclos de vendas mais curtos

Nas vias de conteúdos altamente relevantes e segmentados, entramos em um ciclo de vendas mais curto. Isso porque as estratégias de Flywheel e Inbound Marketing cumprem o papel de garantir que os materiais estão sendo distribuídos da maneira certa para as pessoas certas, como citamos no exemplo do boomerang, se lembra?

Com isso, a possibilidade de realizar mais vendas em um curto espaço de tempo são consideráveis, levando em conta que os consumidores são mais suscetíveis a realizarem ações quando percebem que estão interagindo com algo valioso.

5. Aprimoramento das experiências de valor

Por último, e complementando o tópico anterior, o marketing ambiental viabiliza a criação de estratégias mais assertivas que impactarão diretamente na experiência do cliente. Isso quer dizer que quanto mais conhecimento, descobertas e possibilidades você disponibilizar nos canais corretos, melhor será a relação dos consumidores com a sua marca; o que só fará com que eles tenham mais vontade de ouvir o que você tem a dizer.

Como explorar todas as possibilidades do flywheel e do inbound marketing em empresas ambientais?

De fato, as vantagens atreladas à estratégias de Flywheel e Inbound Marketing são incontáveis, mas isso não o impede de aliar-se à especialistas capazes de potencializar esses resultados de maneira efetiva, como é o caso da Agência Inbound Ambiental.

Experientes há mais de 13 anos, detemos o know-how necessário para otimizar as abordagens do segmento ambiental e garantir que um de seus principais impulsionadores seja o Marketing Verde. Para isso, desenvolvemos técnicas personalizadas como SEO, marketing de conteúdo, construção de site e análise de dados, que não só potencializam o engajamento com seu público-alvo, mas maximizam a visibilidade online e a relevância de suas iniciativas sustentáveis.

Gostaria de saber como garantir uma presença digital impactante? Entre em contato com nossos especialistas e descubra como nossos métodos emergem como a peça-chave para o assunto



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Nosso compromisso é com os resultados de nossos clientes. Agende abaixo um diagnóstico com nosso CEO e descubra como a estratégia de Inbound Marketing pode ser efetiva para o seu negócio.

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