Marketing e vendas: duas palavras que não temos o costume de associar – pelo menos não dentro das empresas.
A ideia aqui no Brasil é que são áreas separadas e, muitas vezes, considera-se que “uma atrapalha a outra”.
O marketing é frequentemente considerado ineficaz pelo time de vendas que “faz todo o trabalho duro sozinho”, enquanto o marketing delira em suas ações custosas.
Já vendedores são considerados "durões" pelos marketeiros que não possuem sensibilidade para compreender as suas complexas e elaboradas estratégias.
Brigas à parte, devemos concordar em partes...
O fato é: Se não houver integração entre marketing e vendas, e se ambos não dividirem o mesmo objetivo e metas, então realmente teremos duas áreas distintas remando uma pra cada lado, quando deveriam estar no mesmo barco.
O chamado “novo marketing”, aquele baseado no comportamento online das pessoas, prega uma mudança radical na maneira que os consumidores pensam o marketing e a propaganda, e no modo como consomem seus produtos e serviços hoje em dia.
Com o consumidor mais inteligente e mais presente nos ambientes virtuais, as ações de marketing e vendas do futuro terão de ser voltadas para as redes sociais.
Para comprovar esse ponto, uma recente pesquisa da HubSpot, líder mundial em automação de marketing e criadora do método Inbound Marketing, aponta alguns fatos inegáveis sobre essa tendência.
Podemos notar no gráfico acima que as fontes de leads (clientes em potencial) provenientes dos métodos tradicionais de marketing têm pouca efetividade no meio virtual.
Neste outro gráfico, temos mais dados:
O gráfico acima indica claramente que tanto empresas B2B (business to business), B2C (business to commerce) e entidades sem fins lucrativos têm nas práticas virtuais (inbound) as suas maiores fontes de leads.
O novo marketing integra as ações de vendas e marketing
Ou seja, o impacto do marketing virtual, baseado em conteúdo e no contato direto com o cliente é o que irá ditar as regras das vendas do futuro.
Estabelecer metas e trabalhar em conjunto para nutrir, informar e dar suporte aos prospects é uma tarefa que deverá ser assumida por marketing e vendas em conjunto.
Agora pense: Como andam os setores de marketing e vendas em sua empresa? Como você está integrando as ações e direcionando investimentos? Alguma área tem ascendência sobre a outra? Alguém está sendo deixado de lado nesse processo?
Conheça ferramentas e métodos inovadores, e saiba como alavancar suas vendas de forma cumulativa, com dados precisos e ações estrategicamente pensadas para o seu caso.
Inovação é a palavra de ordem empresas que desejam crescer. Arrisque com responsabilidade e encontre o casamento perfeito entre marketing e vendas!