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Como manter-se atualizado no dinâmico mercado de marketing digital

24/mar/2017
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Esse conteúdo foi escrito em parceria com o Vooozer.

Como o próprio título já nos fala, o mercado de marketing digital é dinâmico e, por esse dinamismo de mudanças e evoluções constantes, torna-se um desafio manter-se atualizado.

Aqui, falaremos sobre nossa visão de atualização de informações de maneira geral, ou seja, estar por dentro de novas tendências, lançamento de ferramentas, cases de sucesso de terceiros, indicadores de mercado e melhores práticas.

Mais do que a expertise, a ideia é abordar o senso crítico necessário para se manter atualizado. Em outras palavras, noções que podem ser úteis em outros mercados e áreas de atuação. Afinal, aprender constantemente é uma necessidade cada vez mais latente nos dias de hoje.

A seguir, vamos dar algumas dicas. Espero que elas sejam úteis para você também e que possamos trocar experiências nos comentários.

Pensamento Crítico

Este é um ponto que deve permear todo o exercício de se atualizar em determinado assunto. Assim como para outros mercados, é muito comum vermos pessoas, sites e cursos que prometem entregar o Santo Graal do entendimento de certo assunto. Por mais que muitos desses materiais possam ser de qualidade, isso não significa que eles tenham a qualidade prometida, sejam verdades absolutas ou garantam os resultados apontados.

Na busca por novidades, o pensamento crítico é essencial para nos proteger de falácias, filtrar dados e informações e identificar pontos de atenção. Um dos principais motivos disso é que, até quando algo realmente tem potencial de entregar resultados, talvez não seja ideal para você, uma vez que "cada caso é um caso".

Um dos principais jeitos que aplicamos o pensamento crítico é fazendo perguntas. Não tome como válido qualquer conteúdo absorvido. Faça perguntas a si mesmo, a colegas, amigos e até mesmo ao autor do conteúdo. Você pode refletir sozinho e chegar a conclusões, colocar as perguntas num papel ou enviar mensagens em fóruns e para conhecidos.

Aqui vão algumas sugestões de perguntas:

  • Será que isso funcionaria no meu caso?
  • Quais os principais fatores relacionados ao assunto? Orçamento, tamanho da equipe, influência da marca ou outro?
  • Qual a data de publicação do conteúdo? Quando foi a última vez que o conteúdo foi atualizado?
  • Qual a fonte dos dados apresentados no conteúdo?
  • O autor ou veículo do conteúdo poderia ter algum interesse paralelo em publicar tal conteúdo?
  • Para tal prática funcionar no meu caso, que mudanças ou adaptações eu deveria fazer?

 

Obviamente, cada pergunta se encaixa em alguns contextos e, em outros, não. Para se atualizar no mercado de marketing digital, você pode fazer um curso, ler um blog post ou uma notícia, assistir a uma vídeo aula ou conversar com um profissional, por exemplo. A ideia é usar essas sugestões como inspiração para tantas outras perguntas possíveis.

Referências

Encaramos este tópico como sendo algo mais trabalhoso do que complexo, pois ter boas referências de mercado é algo que se leva tempo. Além disso, uma referência válida hoje pode se mostrar defasada em um futuro próximo. Este é o nível de dinamismo do mercado de marketing digital.

É por isso que temos diferentes tipos de referências ao alcance: para que elas se complementem e não sejamos pegos de surpresa ou desamparados. Procure ter referências de sites, blogs, eventos e profissionais da área com diferentes especializações, com diferentes níveis de experiência, idade e que atuem com diferentes mercados e o mais importante, busque referências que tenham credibilidade.

Sites e Blogs

Assine newsletters, siga autores e veículos nas redes sociais que você mais gosta, leia materiais curtos e escolha a dedo os materiais longos que irá ler. Não tenha medo de abandonar a leitura de um material longo no meio, caso seu senso crítico te aponte que o consumo dele não está sendo produtivo ou não apresenta aprendizados válidos para você. Não existe Bíblia nem padre em um mercado tão dinâmico. O mesmo vale para se descadastrar de newsletters que não se mostram relevantes ou úteis ao longo do tempo. Procure otimizar seu tempo consumindo conteúdos práticos como blog posts em áudio e podcasts. E, claro, busque os mesmos tipos de materiais de autores de fora do Brasil. Mais um motivo para aprender inglês.

Eventos

Como sabemos, existem diversos eventos de diferentes portes e propósitos no mercado. Você pode se beneficiar de gigantescos eventos anuais, como de pequenas reuniões de networking, palestras ou similares. Você pode aplicar a mesma lógica para relatórios de mercado periódicos que costumam trazer dados relevantes de pesquisas e tendências.

Profissionais da Área

Utilize o LinkedIn e fóruns de discussão para se conectar com pessoas que possam te ensinar, ajudar ou validar novidades do mercado de marketing digital. Por favor, não cometa o erro de adicionar pessoas nas redes sociais ao léu. Ao adicionar alguém, primeiro veja a possibilidade de uma conexão em comum lhe apresentar e sempre, sempre tente iniciar uma conversa com a pessoa no processo de adicionar e receber a aceitação do convite.

Pode ser um simples "Olá, Fulano! Tudo bem? Vi que você trabalha com o tema X e eu gosto de me manter atualizado no assunto. Por isso, te adicionei e gostaria de trocar experiências e aprendizados com você." Dê um toque da sua personalidade e adapte conforme necessário, sem deixar de lado a empatia. Com certeza você não será visto pela outra parte como só "mais uma pessoa que me adicionou no LinkedIn". Conforme falamos acima, varie suas conexões, pois a inovação pode vir de todos os lados e diferentes pontos de vista podem trazer diferentes aprendizados. Lembre-se, atualizar-se significa aprender.

Com diferentes referências, ficará bem mais fácil e certeiro validar novidades do mercado e melhores práticas. Quando uma referência concordar com a outra sobre determinado assunto, você consegue uma validação de terceiros de maneira prática e mais segura. Mas quando todas as referências apontarem exatamente para a mesma direção, não custa ter um pé atrás, afinal, verdades absolutas também devem ser questionadas.

Contexto

Façamos um paralelo simples. Imaginem uma pessoa em busca de novas dietas para perder peso. Ela pode se deparar com dez novas dietas lançadas no último mês e, quem sabe, as dez sejam boas e tenham resultados comprovados. Como decidir qual experimentar? Simples: levando o seu contexto, que você conhece melhor do que ninguém, em consideração.

Reflita sobre o estilo e fatores chave para certa novidade do mercado, pois o que funciona para alguém, não necessariamente funcionará para você. Assim como se recomendassem um novo sanduíche delicioso para uma pessoa. Mas no sanduíche vai azeitona. E a pessoa odeia azeitona mas quem recomendou não sabe disso.

Mais uma vez, o senso crítico se mostra essencial para se manter atualizado no mercado de marketing digital. Até porque devemos levar em consideração que as novidades e a variedade de estratégias, táticas e métodos é tão vasta, que é praticamente impossível se manter por dentro de tudo. Logo, é necessário se especializar no seu contexto atual e no contexto futuro que você quer alcançar. Você pode até ler um artigo com título "3 novas estratégias de marketing digital para grandes empresas" mesmo que você tenha um negócio de médio porte, mas, talvez, não deveria ser sua prioridade.

Validação e Testes

Mesmo se você for um professor de marketing digital, apenas absorver novos conteúdos não é suficiente para realmente estar atualizado no mercado. Estar atualizado não significa apenas ter lido os posts da semana do seu blog de agência favorito, como o da Agência Inbound. Significa ter lido, refletido, debatido e possivelmente experimentado algo relacionado no seu negócio ou projeto.

Testar tudo que aprendemos de relevante ao se atualizar no mercado é uma tarefa exaustiva e que pode ser muito custosa, se não impossível. Então, muitas vezes, você pode validar algo com a experiência e referências de outro sem necessariamente fazer um teste.

O apelo que fazemos para testar, além de debater uma novidade, é porque, ao nosso ver, a maior qualidade em se estar atualizado é estar atualizado naquilo que funciona para você e seus objetivos. De certa forma, é como se o grande valor de se atualizar não esteja em absorver uma novidade, e sim em testá-la e adaptá-la ao seu negócio para que ela seja ainda melhor do que o esperado ou para que ela seja descartada de vez por se mostrar falha.

Não subestime seu senso crítico e conhecimento de seu próprio negócio, objetivos e público. Normalmente, não é unicamente pelas habilidades culinárias da sua avó que você ama a comida dela. É porque ela conhece seu gosto, coloca mais daquele tempero que você ama só pra te agradar e, quando ela inova em um prato, é com base em alguma referência que ela sabe sobre você, como por exemplo, "se ele gostou do pastel que fiz semana passada, acho que vai adorar uma torta com o mesmo recheio".

Para fechar...

Esteja atualizado no que realmente pode funcionar para você e seu público. Sem medo de inovar quando necessário. Afinal, vó que é vó sempre sabe nos surpreender.

Ao nosso ver, mais do que apresentar uma lista de sites e eventos, o fator principal deve ser você e seu senso crítico. Para obter boas referências de sites e eventos, procure em mecanismos de busca como o Google. Se o autor do conteúdo ou evento for realmente bom em marketing digital, de duas uma: ou ele irá aparecer nos resultados orgânicos (SEO) ou nos resultados de links patrocinados (SEM).

Espero que essas dicas e abordagens sejam úteis para você. E você? Como se mantém atualizado? Conte para nós nos comentários e vamos trocar ainda mais experiências.

Acompanhe essas e outras dicas no Blog do Vooozer.



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