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10 etapas fundamentais para otimizar o SEO do seu site

Por: Agência Inbound 23/ago/2016

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Se não tem no Google, então não existe.” Quem nunca ouviu essa expressão que atire a primeira pedra. Brincadeiras à parte, mas a realidade é exatamente essa. Procurar uma empresa na internet e não ser encontrada ou então achar a empresa na 4ª página do Google, por exemplo, pode ser interpretado como baixa credibilidade ou até mesmo falta de profissionalismo.

Tendemos a confiar em empresas que aparecem nos motores de busca com uma única pesquisa ou com o site impecável, além de conferirmos se existe nas redes sociais e se há índices de reclamação/ satisfação dos clientes através de sites online como o Reclame Aqui.

Há quem diga que essa enxurrada de informação ajudou o mundo corporativo e há quem diga o contrário. Partimos do pressuposto de que informação é sinônimo de crescimento, melhorias e maturidade, dessa forma a empresa que explorar e enxergar estas possibilidades de forma positiva, conseguirá extrair as melhores experiências online.

Manter-se em evidência na internet é o ponto crucial para alavancar as vendas, além de transformar estranhos em clientes e clientes em promotores da marca.


60% das pessoas tomam a decisão de compra através da internet, antes mesmo de falar com um vendedor ou com um representante da empresa, e como fazer para que sua empresa seja a escolha certa desse visitante?


Selecionamos 10 passos que você deve começar a praticar urgentemente.

1. Comece Blogando

O blog é o primeiro e mais importante passo. Através dele, você conseguirá reunir informações que são totalmente relevantes para que seu público tenha acesso ao conteúdo da sua empresa e consequentemente uma base de onde tirar suas conclusões.

Ou seja, você estará educando e nutrindo seu público com informações verídicas, sem cobrar nada por isso e respeitando o fato de que o poder de decisão será sempre do cliente potencial.

E quanto mais você postar no blog, com informações de fontes confiáveis, mais credibilidade você terá, e os motores de busca vão começar a ranquear suas keywords, e assim você entregará mais valor para seus clientes que estão procurando essas respostas.

2. Entenda seus consumidores e seus clientes potenciais

Entender o que seus clientes potenciais procuram é essencial. Os motores de busca ranqueiam palavras-chaves de acordo com a procura, porém quanto maior a procura pela palavra, mas difícil de entrar no topo do ranking.

Precisa de muito tráfego e muita credibilidade para estar entre os primeiros. Então comece focando em palavras que não são muito procuradas, como as long tail, que são palavras ou frases direcionadas exclusivamente para determinado assunto. Você aumenta a quantidade de palavras-chave para as opções de busca, além de trabalhar com nichos específicos.

3. Acompanhe as principais perguntas que seus clientes potenciais estão fazendo

Converse com seu pessoal de vendas, escute seus clientes, preste atenção nos detalhes do que eles querem dizer, como dúvidas, reclamações, elogios e sugestões, mas não só do seu produto/empresa, mas do mercado como um todo e não subestime a concorrência, eles são uma ótima fonte de referência para avaliar o sucesso das suas ações. Mais uma vez: utilize a informação ao seu favor.

4. Responda todas as perguntas

Assim que identificar o que seu público potencial quer falar, responda o mais rápido que puder sobre isso. Se o público tem essas dúvidas e chegou a falar com um representante de venda sobre isso, com certeza ele já pesquisou online e não obteve resposta.

Faça conteúdos que resolvam as questões que seu público precisa, ou então, seu concorrente o fará.

5. Crie títulos incríveis

Títulos tem o incrível poder de fazer você se interessar ou não sobre determinado assunto. Fazer grandes títulos é uma arte, que envolve a perspicácia de analisar o que está acontecendo na internet e envolver o leitor com o que há de mais convidativo sobre determinado assunto.

6. Faça excelentes meta description

A meta description é extremamente importante, ela é a descrição exata do que aquele link está oferecendo. A união de um site/ blog interessante, conteúdos relevantes, e uma descrição exata, ranqueia para uma posição mais alta nos motores de busca.

As meta descriptions precisam ser escritas no máximo em 150 caracteres para não ultrapassar os limites dos motores, e utilizar sempre uma linguagem real, com palavras-chave, e com uma linguagem utilizada pelos leitores.

7. Use a linguagem que seus clientes usam, não os jargões

A utilização de palavras deveria fazer parte do briefing ou no mínimo do estudo de mercado. Saber como sua empresa é vista, ou como as palavras direcionam os leitores até você é essencial para que seu conteúdo seja importante e possua credibilidade perante os pesquisadores. Ignorar a forma que os clientes falam e pesquisam sobre você é ter uma diminuição na propagação dos seus conteúdos.

Digamos que a empresa trabalhe com marketing digital, porém ignora a importância da palavra-chave, utilizando termos como marketing online. Veja o exemplo de como muitas empresas ignoram esse passo:

Marketing digital – cerca de 12.000 pesquisas por mês

Marketing online - cerca de 6.600 pesquisas por mês

Marketing na internet – cerca de 9.900 pesquisas por mês.

Com pesquisas, conseguimos identificar que a procura mensal de cada um desses termos tem uma imensa diferença e é por isso que é tão importante focar nas pesquisas de keywords e utilizar a linguagem que os clientes potenciais realmente usam e pesquisam, e não a que você achar mais adequada.

8. Ofereça conteúdo de qualidade

Conteúdo está além de escrever uma página inteira com um título e pronto. Conteúdo é o elo de relacionamento entre sua empresa e sua audiência online e está relacionado em responder seus leitores, criando informações relevantes com o propósito de mantê-los interessados sobre o que você diz. É doar informações únicas e totalmente relevantes.

A partir do momento em que seu conteúdo se torna relevante para pessoas, os motores de busca passam a te encontrar.

9. Marque presença nas redes sociais

Sempre que dissermos redes sociais, remetemos a pessoas, pessoas reais, com comportamentos distintos e sentimentos. E é assim que funciona a presença nas redes sociais. Se um conteúdo está sendo compartilhado por pessoas, ele deve ser relevante.

E se o conteúdo é relevante, os motores de busca logo analisam a interação nas redes sociais, aumentando sua chance de crescimento no ranking.

Para os motores de busca o compartilhamento pelas redes socais tem um grande peso.

10. Tenha certeza que seu site é adaptável a todas as plataformas

Seu site precisa estar conectado corretamente com todos os tipos de dispositivos, seja via desktop, celulares, tablets e com todas as plataformas, como iOs, Android, Windows. Seu site precisa ser otimizado e acessível para TODOS, absolutamente TODOS, que quiserem se conectar a ele.

Eu sei que são muito pontos de atenção, mas não se apavore com esses passos, é tudo uma questão de prática. E como bem sabemos, a prática, leva a perfeição.

Os motores de busca levam um tempo para ligar todos os pontos, todas as palavras-chave, todo seu conteúdo, suas meta descriptions, portanto, dedique tempo e energia para colocar todos esses passos em prática, que logo os resultados aparecerão.

Que tal começar essas práticas agora? Vou adorar saber sua opinião. Deixe aqui seus comentários. 

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