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Como obter resultados com as estratégias de inbound marketing?

10/mar/2017
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Muitos profissionais ainda entendem inbound marketing como conteúdo e design, apenas. Na verdade, isso é a ponta do iceberg: boas estratégias de inbound marketing levam em consideração detalhes que, muitas vezes, podem passar despercebidos até pelos profissionais mais capacitados. Juntas, essas pequenas falhas podem destruir qualquer plano de inbound.

E qual é o principal ponto de valor em uma estratégia? O planejamento. Sem um plano inicial bem estruturado, ações pensadas para conseguir alcançar objetivos e metas e uma continuidade para gerar dados, uma estratégia pode ficar fraca e sem nenhuma base. 

Por isso, separamos algumas dicas de caminhos que você pode seguir e analisar e os erros mais comuns a serem evitados.

3 elementos de uma estratégia de inbound marketing bem formatada

Existem alguns conceitos importantes que formam o planejamento de inbound marketing. Por serem a base da estratégia, é fundamental que eles sejam muito bem definidos por você, garantindo que a execução geral não seja comprometida. Vamos entender quais são eles:

  • Buyer Persona

Toda estratégia de inbound começa por uma boa definição das buyers personas. Basicamente, uma persona é uma representação semi-fictícia do seu cliente ideal, baseada em pesquisas e dados reais dos seus clientes e potenciais clientes.

Vale frisar a parte da pesquisa: devido ao trabalho que ela demanda, muitas vezes pode acabar sendo mal executada, ou até mesmo ignorada. Por isso, é muito importante ver e rever seus métodos e as conclusões da sua pesquisa de buyer personas para ter certeza de que elas realmente resumem seu cliente ideal.

Para a construção desse perfil a pesquisa é ponto essencial, pois sem uma boa análise do seu público atual, desde assuntos essenciais como idade, profissão, cidade onde trabalha até pontos comportamentais como onde ele se atualiza, quais sites visita, quais redes sociais mais utiliza, entre outros aspectos que podem impactar a sua maneira de consumir o produto ou serviço que você busca oferecer.

É recomendado que a pesquisa seja feita por meio de análise da sua base já existente, entrevistas com pessoas que você acredita que se encaixam no perfil que deseja abordar e pesquisas online. Contudo, essa não é uma equação fixa, você deve adaptá-la ao tempo hábil que possui e, principalmente, a abertura que tem com essas pessoas.

  • SEO

O Search Engine Optimization ou SEO é a alma de uma estratégia de inbound marketing. Criar conteúdo sem SEO é como jogar futebol sem tentar fazer gols: perde o propósito.

O SEO é uma série de métodos e aplicações que visam otimizar seu ranqueamento nas ferramentas de busca, principalmente o Google. Logo, se você quer que sua estratégia de inbound marketing trabalhe a favor das suas vendas, é fundamental que seu SEO esteja muito bem feito.

Entre as mais eficientes práticas no marketing digital para gerar tráfego orgânico para um site são:

- Publicações no blog;

- Criação de conteúdo de qualidade;

- Meta Descriptions atrativas;

- Atualização constante da usabilidade do site;

- Deixar o site responsivo;

- Ter boa presença nas redes sociais.

  • Funil de Vendas

O inbound marketing é assim chamado porque atrai os públicos até a empresa por meio de um conteúdo relevante e os engajam até o momento da compra. Boa parte da sua efetividade se deve ao funil de vendas, que é um método que categoriza e separa didaticamente os clientes e potenciais clientes em diferentes estágios, desde completos desconhecidos até verdadeiros defensores da marca.

Cada conteúdo criado deve levar em consideração o estágio do funil que seu cliente está, e, assim, adaptar o discurso e o tom de vendas do seu conteúdo de acordo com o grau de interesse desse cliente pela sua marca.

Inbound Marketing Hubspot e Agência Inbound

Fonte: Hubspot

O processo de compra, chamada Jornada do Comprador, é categorizado em quatro etapas: Atração, Conversão, Fechamento e Encantar. Ao considerar esse caminho, a empresa pode criar ações únicas para cada etapa e consegue solucionar as dúvidas do seu público, levando-o para a próxima fase do funil até que ele esteja pronto para falar com a equipe de vendas.

Dessa maneira, você não corre o risco nem de forçar a venda para um cliente que só está conhecendo sua empresa agora, e nem de ficar dando informações desnecessárias para alguém que já está pronto para comprar. Tudo no seu devido momento!

As estratégias de inbound marketing são uma coisa tão delicada que, mesmo você acertando nesses três elementos, seu plano de marketing ainda pode estar sujeito a alguns erros.

3 erros mais comuns em estratégias de inbound marketing

  • Falta de objetivo

A falta de um objetivo ou um objetivo mal definido é determinante para o fracasso da sua estratégia de inbound, visto que é impossível chegar a algum lugar sem saber para onde se quer ir. É evidente que seu objetivo é aumentar as vendas, certo? Posto isso, você ainda precisa ter claro um objetivo de comunicação para conseguir vender mais.

Seu objetivo pode ser aumentar reconhecimento de marca, ganhar autoridade no meio digital, crescer o engajamento com a marca, reter os clientes, educá-los, gerar leads, auxiliar vendas etc. São vários objetivos que você pode escolher para conseguir vender mais, basta escolher o mais propício e focar nele.

  • Falta de tempo

Diferente de outras formas de marketing, os resultados do inbound marketing são alcançados em longo prazo. Afinal, ninguém vira uma autoridade em qualquer assunto do dia para a noite: é preciso muito trabalho e muita regularidade nesse trabalho, e tempo para que as pessoas comecem a reconhecer a sua empresa como uma expert no assunto. Portanto, é essencial ter paciência e foco no trabalho que se está fazendo!

  • Profissionais inadequados

A escolha de profissionais gabaritados e experientes no assunto é de suma importância para o sucesso das suas estratégias de inbound marketing. Mas, mesmo os mais qualificados profissionais estão sujeitos a erros, principalmente se você não tem consciência de duas coisas: a quantidade de trabalho proporcional ao tamanho da sua equipe, e a velocidade que o projeto exige para começar a apresentar resultados.

Querer que uma equipe reduzida cubra todo trabalho que envolve o inbound sozinha, ou mesmo pressionar os profissionais pelos resultados antes do tempo certamente será um tiro no próprio pé.

3 práticas para melhorar os resultados em inbound marketing

Agora que você conta com bons profissionais, tem tempo para desenvolver seu trabalho, possui objetivos claros, buyer personas bem definidas e está usando bem os conceitos de SEO e de Funil de Vendas, chegou a hora de ver suas estratégias de inbound marketing dando certo!

Faltam apenas alguns detalhes (que podem fazer toda a diferença) para o sucesso. Vamos conhecê-los agora:

Investigue

Fique de olho no que seus concorrentes e principais players do mercado estão fazendo. Descubra também por quais meios seus clientes estão chegando até você, e o que eles mais gostam no seu conteúdo, o que menos gostam e o que eles gostariam de ver. Investigar deve ser uma prática usual e constante nas suas estratégias de inbound marketing.

Apure

Veja os resultados. De tempos em tempos, é essencial que você meça os números atingidos pelo conteúdo produzido — mas não fique totalmente preso a eles, e dê uma atenção especial àqueles que evidenciam o seu objetivo.

Se você quer aumentar o engajamento do público com a sua marca, por exemplo, dados como visitas no site e visualizações dizem muito pouco. Por outro lado, a quantidade de comentários, assinantes e inscritos nos seus canais já evidenciam melhor o seu objetivo.

Teste

Mesmo que seus resultados já estejam satisfatórios, sempre existe a possibilidade de melhorá-los com pequenas mudanças. Portanto, experimente. Mude o título do post, o CTA, as imagens, e compare os resultados.

Esse método é chamado de teste A/B, e para ele funcionar é fundamental que se mude uma coisa de cada vez e por um período mais longo, para que você saiba o que, exatamente, está alterando os seus números, testes de 1 dia nesse caso não funcionam.

É claro que boas estratégias de inbound marketing não se resumem somente a esses aspectos. No entanto, como muitos desses pontos são frequentemente esquecidos, a culpa quando a estratégia falha geralmente é do planejamento.

Por isso, fique atento a essas dicas e continue procurando a resposta! Se quiser receber mais dicas como essa, assine a nossa newsletter e não perca nenhuma novidade sobre o mercado digital!


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