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CRO

Conversion Rate Optimization (CRO): 4 práticas importantes para o marketing

22/ago/2017
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O CRO ou Otimização de Taxa de Conversão, refere-se ao processo de experiência que leva ao aumento do número de conversões que uma empresa gera em suas plataformas de atuação online, especialmente o site.

Essa taxa de conversão é a métrica calculada com base no número de usuários dividido pelo número de ações de conversão. Portanto, CRO envolve práticas e estratégias que ajudam a otimizar a taxa de conversão por meio de ações que potencializem a experiência e envolvimento do usuário.

As taxas típicas de conversão podem variar. Por exemplo, as páginas do site possuem entre  1% a 3% de conversão, mas sabemos, por experiência que, ao realizar um trabalho focado, podemos atingir entre 5% a 9% ou mais, dependendo do esforço e tempo. Já a Landing page pode ter uma conversão de mais de 50%. O objetivo é analisar como está a sua taxa hoje (em %) e traçar um plano para elevá-la.

1. Verifique se o seu site oferece a experiência que o seu persona precisa

Se você fosse um cliente potencial da sua empresa, gostaria de ler o conteúdo do seu site? Comece a pensar mais sobre as perguntas ou dúvidas que teria e se conseguiria respondê-las rapidamente, além de pensar se tem um CTA (chamada para uma nova ação) para realizar uma compra ou ter engajamento com o time de vendas. Não estamos falando de itens extravagantes, mas de uma compreensão verdadeira sobre o você acharia.

Uma outra questão é se atinge todos os estágios de compra. Se alguém que não conhece a empresa pode compreender qual é a sua visão e missão, o que vende ou propõe. Ou se aqueles que só querem a solução conseguem encontrar facilmente. Com essa análise certamente você poderá ver mudanças - não somente no conteúdo, mas em imagens, ícones e na página como um todo.

As páginas devem estar perfeitamente alinhadas aos estágios. Assim será mais provável que a conversão ocorra.

2. Conteúdo alinhado aos estágios de compra

Se você considerar as perguntas que o seu potencial cliente faria em cada estágio de compra, poderá verificar se possui conteúdos que as respondem, desde a home até a página de contato.  Não basta ter o persona definido, mas não conquistá-lo com conteúdo, cativar seu interesse e desejo de se aprofundar, realizando a ação de conversão esperada.

Criar um conteúdo que resolva o problema do seu potencial cliente de uma forma única não é uma tarefa fácil, mas com atenção ao perfil do persona, sua empresa poderá atingir todos os estágios e ter um site que realmente converte.

3. Análise na estrutura do site

Ao longo do tempo, se o seu site for otimizado e cumprir os itens acima, as chances do seu potencial cliente conhecer sua empresa e entender melhor a sua solução são grandes. e Para isso, é preciso analisar a estrutura do  site, ou seja, como ele é composto em relação à linguagem, cores usadas, estilo, fontes e tamanhos, presença online na redes sociais (se está alinhada ao seu modelo seguido em outros canais).

Certeza que você irá precisar de vários formatos de conteúdos, imagens e elementos para conquistar os clientes. A atenção aos detalhes é essencial para CRO.

4. Faça testes e acompanhe os KPI’s

Não esqueça de testar constantemente o que está sendo feito. Você deve olhar a otimização como um esforço contínuo e presente em sua agenda mensal. Essa também é uma forma de provar o ROI, pois a conversão influencia diretamente nos resultados.

Uma vez que você começa a testar pequenos botões, cores e até mesmo conteúdo, começará a ver melhorias que jamais imaginou e influenciará em seus resultados mensais.

Exemplos de KPI’s:

  • Taxa de conversão
  • Taxa de rejeição
  • Conversão de CTAs

Dica extra: Após atentar-se a todas as práticas acima, você poderá criar um plano com ações que levem o seu persona ao site, dando uma “mãozinha” nas visitas com pessoas mais qualificadas para conhecerem sua empresa.


Aqui na agência temos experiência com otimização da taxa de conversão dos nossos clientes e sabemos que é um trabalho contínuo e que necessita de uma atenção maior. Por isso, considere um plano de ações, o qual você poderá acompanhar sem perder informações ou mudanças.

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