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Mesmo sem querer, ainda escolhemos ações de marketing e vendas estilo "pernilongo"

9/fev/2015
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E foi em meio a uma reunião de apresentação sobre o inbound marketing que o inconveniente pernilongo surgiu.

Ora, estamos em pleno verão, em um país tropical, então qual a surpresa?

A questão é que ele não estava lá fisicamente..

O tal pernilongo foi usado para explicar ao nosso futuro cliente porque é que o que seus esforços em marketing e vendas não estavam gerando resultados.

Mesmo em meio a tanta explicação técnica sobre taxas de conversão, tráfego, leads e etc, nosso interlocutor do outro lado da mesa ainda tinha dúvidas sobre o que estava fazendo de errado, porque afinal de contas ele se preocupa muito em tomar as melhores decisões para sua empresa, e até então permanecia convicto de que estava fazendo o melhor possível.

Foi então que dissemos a ele:  você está escolhendo a estratégia do pernilongo. Está invadindo a rotina do seu potencial cliente  com uma abordagem desagradável e invasiva - como aquele pernilongo chato que insiste em zumbir no ouvido quando entamos tentando dormir!

Agindo assim, ninguém vai querer a sua presença naquele momento, vão ignorar seus esforços, e o pior de tudo, vão repelir tudo que for pertinente à sua empresa, produto ou serviço.

Bem, a explicação foi de uma eficácia impressionante. Ele, riu e disse: - É isso mesmo que eu estou fazendo!

Obviamente que um empreendedor como ele, ou como tantos outros conscientes  de seus compromissos e responsabilidades, não escolheria uma estratégia ineficiente para apostar suas fichas. Jamais arriscaria sua equipe,  seu emprego e o futuro de sua empresa em algo que ao invés de trazer novas oportunidades de negócios, acaba minando as possibilidades.

O que estava difícil de entender, é que o jeito de anunciar e vender mudou. Mudou porque o consumidor mudou. Estamos em um momento de transição, vamos ter que desaprender algumas coisas para poder aprender outras.

Investir em marketing sem comprovar resultados é escolher andar na contramão de todas as maiores tendências de sucesso, e todas elas convergem em um tema comum; a sua presença na web.

Tenha uma estrutura pronta para receber seu potencial cliente, deixe ele te visitar, explorar conteúdos excelentes sobre as soluções que seu produto pode oferecer, ajude ele com seus desafios, e monitore tudo isso para que você possa garantir uma abordagem certa, para a pessoa certa e no tempo certo.

Afinal de contas, escolher uma estratégia “pernilongo”, invasiva, malquista e indesejada, não faz sentido algum, faz?



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