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SEO

Quais são as novidades do Google Penguin?

3/out/2016
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Credibilidade. Essa é uma característica que toda empresa almeja ter, seja online ou offline. Uma maneira de mostrar-se relevante nos motores de busca é o link building, pois quando o conteúdo de uma empresa é utilizado como referência, o Google entende que ela possui expertise no assunto e é bem vista em sua área. Mas, como tudo, há pessoas que encontram maneiras de burlar a análise do Google e é exatamente isso o que a atualização do Google Penguin quer evitar.

Se você está no mundo do marketing digital há algum tempo, sabe que adotar boas práticas na otimização de sites não só é necessário como benéfico. Mas, não se preocupe, nós entenderemos juntos as consequências dessa atualização do Penguin.

O que é Google Penguin?

O Google Penguin foi criado em 2012, e é uma série de atualizações no algoritmo de buscas, que penalizam táticas de linkagem externa spammers, ou seja, os links conseguidos de maneira não natural, por exemplo, sabe quando eles são comprados ou o assunto não condiz com o conteúdo da página? Então, o Penguin faz análises periódicas para encontrar esses sites e puni-los. E, assim, eles são excluídos dos motores de busca até que os links sejam corrigidos.

Mudanças no Google Penguin


Em 23/09/2016, o Google lançou uma atualização significativa nessa ferramenta e em todos os idiomas. Essa atualização é vista como uma resposta às principais demandas dos webmasters, passando a fazer parte do core do rankeamento de buscas e, com isso, o Penguin terá:

  • Maior poder para a punição de estratégias blackhat. Você provavelmente já se deparou com sites com referências que seu conteúdo não era relevante, ou ainda, inexistente. Isso faz parte de uma estratégia que visa driblar os robôs de busca para conseguir que sua página esteja nos primeiros resultados.

  • Um tempo de resposta mais rápido.  As análises que antes eram feitas entre um período de 8 a 9 meses, agora são feitas instantaneamente, assim os sites serão punidos ou beneficiados de maneira rápida. Quando um site era otimizado o Google demorava um certo tempo para reconhecer essa melhoria. Com isso, as empresas podiam perder ótimas oportunidades.

  • O Penguin é agora mais granular. O algoritmo passa a desvalorizar a classificação com base em indicadores de spam em vez de afetar a classificação de todo o site.  

Vantagens de ter um site otimizado

Se você nos acompanha há algum tempo, sabe que frequentemente mostramos dicas e táticas para ter um bom SEO em seu site. Se você não viu, veja um de nossos artigos: 10 etapas fundamentais para otimizar o SEO do seu site.

A verdade é que ter um site otimizado não proporciona benefícios apenas para os motores de busca (mesmo que esse seja um ponto extremamente importante). Afinal, de nada adianta contar com táticas certas se elas não proporcionam vantagens palpáveis e reais. Se você ainda tem dúvidas, saiba que um site otimizado pode ter:


  1. Aumento da receita;
  2. Melhor usabilidade para o cliente;
  3. Mais atratividade e tempo de permanência do seu público;
  4. Ferramentas para monitoramento contínuo de resultados;
  5. Maior presença online.

Atualmente, estamos inseridos em um mundo cada vez mais competitivo, ainda mais na internet onde a quantidade de informações é gigantesca. Nesse espaço não estão apenas empresas, mas também organizações de todos os tipos, pessoas em busca de um produto específico ou apenas com uma grande dúvida. E, é por isso, que conhecer o funcionamento e as táticas dos motores de busca é essencial para construir uma ponte entre a sua empresa e pessoas que realmente querem o seu produto/ serviço. Quer conhecer ainda mais sobre o assunto? Fale conosco.



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