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Qual a frequência ideal de publicações em blogs corporativos?

2/mai/2017
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A criação de um blog corporativo é peça essencial de uma estratégia de marketing digital, demandando conhecimento técnico, tempo e muita dedicação. Esse trabalho inclui a tarefa de controlar a sua frequência de publicação, que deve estar totalmente alinhada à capacidade de produzir conteúdo. Afinal, não adianta publicar um texto diferente todos os dias se ele não tiver informações relevantes para o seu leitor, impedindo alcançar objetivo da publicação de conteúdo: atrair os personas com informações relevantes e atraí-las para a próxima etapa da jornada do comprador. No marketing digital, a qualidade vence a quantidade!

Isso não significa, no entanto, que a frequência seja irrelevante. Pelo contrário, a quantidade de publicações também influencia no bom desempenho do seu blog corporativo, e sua periodicidade varia de acordo com cada negócio.

Dar o mesmo peso de relevância para todas as etapas de publicação de um artigo demonstra a importância que essa técnica representa. Segundo pesquisa da MarketingCharts, tanto no setor B2B, quanto no B2C, o blog é o tipo de conteúdo produzido mais comum, sendo aderido por 80%  dos profissionais.

Neste post, iremos te ajudar a descobrir qual é a frequência de publicação ideal para o seu blog corporativo. Continue lendo!

A importância da frequência

Assim como os outros tipos de mídias periódicas, como revistas e jornais, o seu blog também deve possuir uma frequência de publicação. Essas mídias não alcançam mais ou menos prestígio devido à sua periodicidade, mas essa frequência cria expectativa e segurança para os leitores.

Existem alguns fatores relacionados à qualidade do conteúdo e das informações que podem influenciar na periodicidade. Confira os pontos que destacamos abaixo e veja de que forma isso se encaixa à sua rotina de trabalho e às necessidades da sua empresa.

Fatores que influenciam no conteúdo de um blog corporativo

  • Capacidade produtiva

Relacionada à competência da produção como um todo, a capacidade produtiva abrange o tempo necessário para realizar pesquisas de palavras-chave (termos que os usuários escrevem nos buscadores) e de conteúdo, definir pautas, buscar imagens, publicar e monitorar o desempenho das ações.

Além disso, também é preciso considerar o tempo que você precisará dedicar para divulgar seus artigos. Afinal, não basta escrever e esperar que o público o encontre sozinho, não é?

  • Regularidade

É comum ver alguns empreendedores se empolgarem no início de um projeto, publicando diversos artigos no blog corporativo de uma só vez. Quando a empolgação passa e surgem outros imprevistos, o blog acaba abandonado ou alimentado apenas de vez em quando, deixando os leitores sem motivos para frequentá-lo.

Para manter a regularidade e garantir seu público, portanto, é essencial que você tenha duas coisas: um cronograma de postagens e um banco de artigos prontos. O cronograma garante (e te lembra) quando você deve publicar os artigos no seu blog corporativo. Nessa etapa, é importante que você já tenha definido o tema do artigo e a imagem que irá ilustrá-lo.

Para garantir que você não falhe com seu cronograma, dedique um tempo para escrever mais de um artigo no início. Se possível, organize um arquivo de textos a serem publicados futuramente: muitos profissionais criam primeiro um banco de artigos para depois iniciarem o blog.  Não se esqueça ainda de criar, ao final de cada texto, CTAs (chamadas para ações) que convidem seus leitores a compartilharem o artigo com os amigos ou a lerem outro texto, por exemplo.

  • SEO

O SEO (Search Engine Optimization) é a otimização das páginas de um site para que ele consiga atingir os primeiros lugares nos mecanismos de busca. É importante que essa prática seja desenvolvida nos artigos do seu blog: afinal, é através do SEO que o seu público encontrará o seu blog.

A base do SEO é a pesquisa e a utilização correta das palavras-chave, mas outras ações também devem ser feitas para complementá-lo – como o uso de cabeçalhos (headings h1, h2, etc), o título das imagens, a inserção de links internos e externos, entre outras.

Assim, é preciso que você tenha conhecimentos de SEO ou contrate um profissional especializado na área para desenvolver esse trabalho para sua empresa, pois é fundamental que as páginas do seu blog estejam otimizadas para serem encontradas pelos mecanismos de busca.

  • Redes sociais

Para reforçar a presença de sua marca na web, é fundamental utilizar os espaços em que os seus leitores se encontram para divulgar suas postagens. Ao contrário do SEO, essa estratégia dará resultados a curto prazo.

As redes sociais são importantes meios de divulgação de um blog. Por isso, coloque nas páginas das postagens os botões de engajamento, tanto de curtir como de compartilhar. Mas atenção: é preciso lembrar que, nas redes sociais, a demanda por atualizações é ainda maior! Uma página pouco atualizada passa a ideia de abandono ou desleixo, fator que pode afastar os usuários. Ainda que você não seja capaz de produzir conteúdos diariamente, compartilhe informações relevantes à sua área de atuação, ou aproveite para divulgar posts antigos que ainda podem ser válidos para a sua estratégia.

  • Postagem em blog x Geração de Leads

Há um motivo para a criação de conteúdo ser uma das táticas mais conhecidas e adotadas pelos profissionais de marketing digital, ela gera de maneira eficiente leads. E não apenas leads sem qualquer motivação, mas pessoas com o real interesse de conhecer os benefícios dos produtos e serviços que lhe são oferecidos. O blog é, geralmente, a porta de entrada desses leads. Segundo pesquisa do Hubspot, empresas que publicam 16 ou mais vezes no blog por mês têm 4,5 vezes mais leads do que aquelas que publicam de 0 - 4 por mês.

Qual a frequencia ideal de publicacoes em blogs corporativos.png
Fonte: Hubspot

  • Impacto no tráfego

Além de todos os benefícios já falados da postagem em blog, não há como deixar de fora a sua efetividade na geração de tráfego para o site da empresa. A postagem de posts devem ter o objetivo de responder às perguntas do público, dessa maneira é possível captar a atenção das pessoas nos motores de busca e trazê-las para perto de sua companhia.

Ainda na mesma pesquisa citada no item acima, o Hubspot nos mostra o impacto do blog no tráfego de uma empresa.

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Fonte: Hubspot

É possível ver que blogs com mais de 400 postagens geram quase 2x mais tráfego do que quando o número de postagem fica em torno de 301 - 400.

Esse número pode parecer grande e é! O marketing de conteúdo é uma tática extremamente efetiva, mas sua real capacidade de geração de leads, tráfego, SEO e adesão em redes sociais só é alcançada quando adotada por um longo prazo, criando uma estrutura que ao atingir esse patamar, provavelmente irá gerar bons resultados por si só.

Nessa perspectiva, conteúdo atraente e relevante, periodicidade definida e utilização de técnicas de SEO foram a base de uma estratégia eficiente de blog. Lembre-se: cada empresa possui necessidades, objetivos e capacidades distintas, por isso, cada uma possui uma frequência única.

Esperamos que nossas dicas tenham ajudado você a descobrir a melhor frequência de publicação para o blog corporativo da sua empresa. Quer receber outras dicas no seu e-mail? Assine nossa newsletter e fique por dentro das novidades!


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