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Relatório de marketing:  Dicas para organizar seu dashboard na Hubspot

Larissa Godoy
17 de Janeiro de 2023
por Larissa Godoy
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Não há como dissociar dados de marketing. Se é que houve algum momento assim. Mesmo antes da invenção e explosão da internet, decisões de negócios eram guiadas por número de vendas, o número de assinantes de uma revista ou quantas televisões estavam ligadas durante o horário nobre de um canal. 

O que muda hoje é a maneira como obtemos as informações que precisamos para planejar, estruturar e avaliar cada ação de marketing, além de termos ferramentas capazes de fornecer informações em tempo real e assim diminuir o tempo entre a avaliação e até mesmo mudanças pontuais ou maiores na estratégia. 

 

Takeaways: 

  • 66% dos dados de marketing são usados para focar melhor no direcionamento de ofertas, mensagens e conteúdo [Gartner]
  • 54% das organizações afirmam que a qualidade e a integridade dos dados são o maior desafio do marketing orientado a dados [Invesp] 

 

Uma pesquisa identificou que profissionais de marketing organizados têm 674% mais chances de relatar sucesso do que seus colegas. O que mostra o valor de contar com um planejamento eficiente para tomar decisões assertivas e que adicionem valor para os negócios.

A Hubspot possui uma alta gama de ferramentas que auxiliam na construção de relatórios intuitivos e de fácil análise, mas para isso é fundamental saber como configurá-los. E é isso o que iremos explorar no artigo. 

 

Como criar e gerenciar dashboard na Hubspot 

Uma das principais vantagens de contar com uma ferramenta de automação está na facilidade de coletar, organizar e visualizar dados importantes. A organização de seu dashboard impacta diretamente na capacidade de tomar decisões assertivas ou até mesmo propor soluções com mais rapidez.

Por isso, é importante dedicar um tempo para analisar quais as métricas a serem consideradas, quais são as fontes e dentro de qual período de tempo. 

De maneira resumida, para criar um painel na Hubspot basta seguir os seguintes passos:

  1. Em sua conta da HubSpot, navegue até Relatórios > Painéis.
  2. No canto superior direito, clique em Criar painel. Você será levado à biblioteca do painel.
  3. Você pode escolher uma das seguintes opções:

→ Selecione um modelo de painel pré-criado:

  • Clique no tipo de painel que deseja criar.
  • No painel direito, revise os relatórios prescritos. Desmarque as caixas de seleção ao lado dos relatórios que você não deseja incluir.
  • Clique em Avançar.

→ Selecione 'Novo painel' para criar um painel em branco sem relatórios

4. No painel direito, insira um nome para seu painel. 

 

Após isso, indicar que é possível selecionar se o dashboard será privado apenas para o proprietário, para todos ou para um grupo de pessoas específicas (outras equipes ou departamentos). 

Lembre-se: Super administradores e usuários com permissão para relatórios e painéis possuem a autonomia para visualizar e alterar todos os painéis criados, independentemente da sua visibilidade ou propriedade. Um usuário comum só pode alterar algum item nos painéis que possui ou aos que têm acesso. 

 

Tipos de gráficos que podem ser criados na Hubspot 

O desenvolvimento de gráficos é algo que faz parte do dia a dia de todo profissional de marketing, sejam eles os mais simples ou complexos com cruzamento de dados de diferentes fontes. 

É nesse momento que saber quais tipos de gráficos podem ser encontrados na plataforma se torna uma informação relevante e permite explorar suas possibilidades. 

Além disso, cada um deve ser escolhido de acordo com os objetivos e dados a serem integrados. 

Barra: É indicado escolher esse tipo de gráfico para destacar como várias métricas se comparam entre si. 

gráfico-barra

 

Coluna: Esse também é um tipo de gráfico que pode ser usado para comparar diferentes métricas entre si como a barra, mas se você tiver um grande volume de dados, o tipo coluna pode ser uma opção mais indicada. 

 

gráfico-linha

 

Linha: Esse é um tipo que é útil para demonstrar o crescimento de uma métrica ao longo do tempo. Como por exemplo, o número de acessos em seu site no último ano.

 

 

Área: Já o de área é uma boa opção para quando você precisa demonstrar o crescimento de diversas métricas ao longo do tempo e visualizar sua evolução individualmente. 

 

gráfico-rosca

 

Rosca: O gráfico de rosca permite exibir uma métrica de uma maneira detalhada.

 

 

Pizza: Semelhante aos gráficos de rosca, os gráficos de pizza são usados para exibir um detalhamento de uma métrica. Esse tipo exibe no máximo 25 sessões por vez. 

 

gráfico-pizza

 

Resumo ou Summary: Esse gráfico fornecerá um rápido panorama de seus dados, exibindo métricas exatas. 


gráfico-summary

 

Tabela: A tabela é indicada para a exibição de números exatos para várias métricas juntas, e não apenas tendências gerais.  

 

gráfico-tabela

 

Combinação: Esse é um tipo de gráfico que permite comparar diferentes métricas na mesma visualização. Ele consiste em dois eixos Y visualizados com um gráfico de barras e um gráfico de linhas sobrepostas. 

 

gráfico-comparacao

 

Tabela dinâmica: No criador de relatórios personalizados,  é possível criar tabelas dinâmicas para agrupar, comparar e resumir conjuntos maiores de dados. É possível ter até quatro propriedades nas seções de linhas e colunas. 


 

gráfico-tabela-dinamica

 

KPI: Também no criador de relatórios personalizados, é possível selecionar KPI como um tipo de gráfico a ser adicionado. Esse é um tipo útil para ter uma visão geral das principais métricas e se houve crescimento em um período de tempo específico. 

 

gráfico-kpi

 

Gráfico de dispersão: Esse não é um tipo de gráfico muito utilizado, mas ele tem o objetivo de demonstrar relacionamento entre dados com diversas variáveis. Podendo ser usado para destacar tendências, clusters, padrões e relacionamentos entre dados numéricos. 

 

gráfico-de-dispersao



Como podemos ver, a Hubspot oferece inúmeras possibilidades para construir um dashboard igualmente inteligente, de fácil visualização e com as informações mais importantes. 

No entanto, é possível lembrar que tão ou mais importante do que ter tantas opções está a compreensão de como organizá-lo. Caso o contrário, você corre o risco de se sentir sobrecarregado com tantas informações e sem saber qual caminho seguir. 

 

Dicas para organizar seu dashboard 

Promover análises de performance bem direcionadas pode ser um dos grandes poderes de um profissional de marketing, demonstrando a evolução das ações desenvolvidas e fortalecendo o papel do departamento no crescimento do negócio. 

Essas dicas abaixo podem até parecer simples, mas que quando ignoradas podem dar aquela sensação de que "falta alguma coisa". 

1. Tenha um objetivo para aquele gráfico 


Criar uma direção a seguir, permite ter uma base de comparação confiável, por isso, faça algumas perguntas antes de configurar seu dashboard como: 

  • Qual problema estou visando resolver? 

  • Quais informações esse relatório precisa passar? 

  • Quem terá acesso a ele? 

  • Qual período de tempo devo considerar? 

 

2. Organize as principais métricas no topo 


Essa é uma dica que diz respeito a visualização dos dados e hierarquia, criando uma organização clara do item individual e dele dentro de um contexto maior. Além disso, permite que pessoas de fora do seu contexto compreendam as informações do dashboard de maneira rápida e fácil. 

Esse é um ponto importante quando você precisa compartilhar relatórios com os times de vendas, executivos e até mesmo profissionais de fora da organização. 

A dica está em colocar os principais dados no topo esquerdo do dashboard.

 

3. Não adicione gráficos demais 


Ao mesmo tempo que é animador ter tantas possibilidades de visualização de dados, nem sempre é benéfico ter muitos números à disposição, podendo gerar ruído e tirar o foco dos pontos mais importantes. 

Opte por começar com um número limitado de gráficos em cada dashboard e conforme suas necessidades e demanda por informações específicas aumentarem, você adiciona novos painéis. 

 

4. Dê contexto para cada item 


Um dos grandes divisores entre profissionais que sabem ler dados e aqueles que conseguem tirar ideias acionáveis, está no contexto que cada um deles dá aos dados que possui. 

Afinal, sem um fio condutor os dados são apenas números colocados dentro de uma caixa bonita. Compartilhe se os resultados foram positivos ou negativos, conte uma estória e traga o porquê do que se está destacando. Não deixe espaço para interpretações que podem diminuir o valor da mensagem que os números estão comunicando. 

 

Leia mais: Como elaborar um relatório de marketing digital eficiente 

 

5. Preste atenção nas cores e contrastes 


Pode parecer um item sem grande importância, mas ter uma paleta de cores harmoniosa torna a visualização dos dados muito mais fácil de ser entendida. E não estou falando apenas de escolhas de grande contraste como vermelho x amarelo, mas também em utilizar as cores que fazem parte do guideline de sua empresa. 

Por isso, separe alguns minutos do seu dia para configurar quais cores cada gráfico possui. Você pode se surpreender com a diferença que faz. 

 

6.Facilite a navegação ao selecionar os pontos principais  


Como já falamos antes, ter conhecimento de quem irá ter contato com o dashboard permite construir um espaço útil e que entrega valor. Indo mais longe, aqui vale também conhecer as pessoas com quem você trabalha. 

Eles preferem dados de uma maneira visual ou detalhada? Quanto tempo do dia eles dedicam para isso? Em qual momento eles consultam esses dados? 

Dessa maneira, todos os departamentos podem tomar decisões assertivas e com dados de alta confiabilidade. 

Os números não mentem. Mas sem contexto nem sempre contam o que você precisa saber. A análise de dados é uma das mais importantes skills de um profissional de marketing e vendas, principalmente quando pensamos que cada ação de uma equipe está inevitavelmente conectada a outra.  

De acordo com a Forbes, empresas que adotam estratégias de marketing, vendas e atendimento ao cliente baseadas em dados têm seis vezes mais chances de serem lucrativas ano a ano. 

Não sabe por onde começar? Muitas vezes definir um ponto de partida é a etapa mais difícil para iniciar uma abordagem verdadeiramente data-driven em uma empresa. 

Por isso, a Agência Inbound possui especialistas em Hubspot e estratégias de marketing para entregar inteligência para sua equipe e apoio operacional com a plataforma. 

Quer saber mais? Entre em contato com nossa equipe!

 

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