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10 erros de Inbound Marketing que você precisa evitar

24/out/2016
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Seja em reuniões com diretores da empresa, gerentes ou analistas, os profissionais da área de marketing precisam lidar com um tópico que se mantém praticamente fixo: como extrair todo o potencial do inbound marketing e mais, explorar novas estratégias de marketing digital.

A verdade é que a resposta para essa questão depende de variáveis e, provavelmente, não irá oferecer apenas uma resposta. As práticas de marketing já mudaram e, muitas vezes, os profissionais em empresas com suas técnicas e procedimentos estabelecidos sentem dificuldade de inserir novos processos e oferecer resultados junto à equipe de vendas com uma metodologia que está em constante evolução.

O inbound marketing implica uma necessidade de aprofundamento teórico e prático em sua metodologia, possibilitando, assim, sólidos resultados para o marketing e para as vendas de uma empresa com a adaptabilidade necessária às necessidades estabelecidas. Médias e grandes empresas entendem a importância de estratégias de marketing para seus resultados financeiros e o inbound marketing é visto como um suporte ideal.

Pensando em você que deseja evitar erros básicos e aprimorar ações que funcionam, separamos alguns “do and don'ts” do inbound marketing. Leia, aprimore e invista tempo.  

Saiba profundamente quem é seu persona

Você pode até traçar um planejamento de marketing com informações básicas do seu persona, mas você poderá comprometer o andamento da estratégia se não tiver informações completas sobre ele. Sem conhecer os dados do seu persona ficará mais difícil atrair sua atenção e conquistá-lo. Saiba como criar um perfil completo.

 

Vendas deve fazer parte de todos os processos 

Quando falamos em inbound marketing há uma certa dúvida sobre onde e como incorporar vendas nas etapas do funil. Devem estar no meio? Apenas no fim? Bem, a mentalidade de vendas deve estar em toda estratégia de marketing, isso para que a performance de vendas melhore e cresça. 

 

Site no mínimo mobile ou responsivo 

Um dos pilares do inbound marketing é o website e, para atrair e converter um visitante em cliente, não basta apenas um conteúdo de qualidade, mesmo que seja fundamental. Com a mobilidade dos computadores, tablets e smartphones, sua empresa precisa estar preparada para receber pessoas de qualquer canal e oferecer uma experiência impressionante, evitando que o seu website afaste o público ao invés de atraí-lo. Além disso, o site precisa estar em constante evolução, com novidades de conteúdo e design. Aprenda sobre Growth-Driven Design

 

Aplique um plano para nutrir seus leads

Ok, você já superou um desafio: a geração de leads está sendo feita de maneira eficiente, mas e agora? Para que os leads se tornem, de fato, clientes, é importante criar um fluxo de ações, um caminho que cada um deles irá percorrer até chegarem ao fundo do funil e realizarem a conversão final. Esse caminho poderá contar com e-mails, artigos MOFU e BOFU, webinars, e outros tipos de conteúdo e interações entre sua empresa e seu público.

 

Utilize as redes sociais como amplificadores de sua marca

As redes sociais se tornaram um cartão de visitas e até porta de entrada para muitos clientes de empresas. Para explorar as qualidades de cada rede social, você precisa, antes, saber onde está o seu público e como ele se relaciona. Não adianta estar em todas, se seu público utiliza apenas uma. Nosso Guia poderá direcionar as suas ações nas redes sociais. 

 

Blog sem publicação constante

Periodicidade e constância. A principal porta de entrada de seu público será por meio do seu blog e, para evitar inconstância, mantê-lo atualizado é essencial para não causar uma imagem ruim com seu público. Afinal, qual será o primeiro pensamento de uma pessoa caso ela veja um artigo publicado em agosto e o seguinte apenas em outubro? Uma ótima dica é criar um calendário editorial e organizar todas as publicações. 

 

Produza conteúdo atualizado e profundo

O conteúdo é a base da estratégia de inbound marketing. É com o material produzido pela sua equipe que o público será atraído e conhecerá o seu produto ou serviço. Portanto, faça de seu conteúdo um diferencial entre você e as outras empresas. Ofereça conteúdo exclusivo, aprofundado e de qualidade, enriquecendo com dados que ninguém inclui. 

 

Não ignore o SEO

Nos dias atuais, devido às inúmeras opções online, muitas empresas ficam a mercê da curiosidade do público em clicar nos resultados da segunda página de uma busca. Mas, saiba que 93% das pessoas não passam da primeira página. Então, o que fazer? Conhecer as principais palavras-chave, táticas de otimização do site e ter um conteúdo adequado pode ser um primeiro passo. Veja dicas de SEO e deixe o Google te amar! 

 

Escreva para pessoas, não para o Google 

É claro que quando falamos em SEO e em como aparecer em primeiro nos resultados de busca, muito pode ser perdido nesse âmago de alcançar bons resultados; mas, a verdade é que você ainda está escrevendo para pessoas. Não deixe que um sobreponha o outro, o conteúdo e o SEO devem ser dois pontos correlacionados e não concorrentes. 

 

CRM como aliado de vendas 

Quando um vendedor está em contato com um possível cliente, qual sua ferramenta mais importante? Informação. Um CRM fornecerá a você e sua equipe métricas importantes sobre seu prospect, para que ele seja atendido de uma maneira certeira e condizente com seus hábitos. Por exemplo, se todo o contato foi feito via online, ligar para ele não será de bom grado, certo? Com um CRM sua empresa será capaz de prever, analisar e oferecer o que seu público precisa, além de ter todos os registros dos processos de vendas. 

Pelo que vimos, é necessário explorar mais do inbound marketing. De maneira orgânica e disruptiva, ações como essas, farão o seu público conhecer a essência da sua empresa, proporcionando bons resultados. Entretanto, para que essa estratégia seja eficiente é preciso evitar esses erros básicos e amadurecer suas ações de marketing. É planejando, executando, analisando e otimizando as ideias que sua empresa poderá decolar em resultados.

Deixe seu comentário sobre esses 10 erros e conte com nossa equipe para ajudá-lo nesse processo de melhorias.



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