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8 métricas mais importantes para mensurar a performance do blog

19/dez/2016
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Deixar de conhecer e analisar como os visitantes se comportam no site ou canais de interação do seu negócio é sinônimo de perder oportunidades de ouro para crescimento e deixar de fazer melhorias na sua estratégia digital. E não existe desculpa para não virar o jogo: medir e analisar dados é fundamental para o sucesso do inbound marketing e estratégias digitais.

Existem diversas formas de mensurar as variadas ações em todas as fases dessa bem-sucedida metodologia e o blog, uma das principais ferramentas para gerar visitantes e clientes, merece atenção especial. Por isso, separamos 8 métricas fundamentais para avaliar a performance no blog da sua empresa ou negócio, destacando que algumas delas necessitam de análises semanais para que seja possível corrigir falhas ou identificar oportunidades, portanto, comece a se programar!

1. Foco nos assinantes

A prática de inbound da sua empresa já inclui a criação de conteúdo de qualidade, mas para ter o direcionamento correto e ter um relacionamento regular com os leitores, você precisa garantir essa frequência conquistando assinantes. Verifique quantos novos assinantes por mês desejam receber os artigos publicados, sejam separados ou em forma de newsletter e também analise a performance bimestral e dos últimos três meses. Dessa forma, você pode controlar e observar qual tipo de conteúdo tem atraído mais visitantes e calibrar a performance do seu blog.

2. De olho nas visualizações (pageviews)

Os assinantes são leitores valiosos porque eles pediram para receber suas novidades, mas você precisa ter certeza de que eles realmente estão consumindo o conteúdo do blog, além dos que chegam de forma orgânica. Realizar a análise da performance a cada 1, 2 e 3 meses também é essencial para que os tópicos mais clicados e lidos possam ser revelados. E, claro, não é um conhecimento apenas por curiosidade; em inbound toda coleta de dados é fundamental: conhecer os tópicos mais lidos ajuda a entender melhor o perfil da persona, te ajuda a decidir sobre o que escrever posteriormente e a criar conteúdos mais avançados como e-books, whitepapers, infográficos etc, não só determinando o formato, mas a extensão da mídia, linguagem, entre outras possibilidades.

3. Performance por autor, tópico ou promoção

Como um complemento às métricas das visualizações do blog, verifique, além do número geral de views, quais assuntos se destacam mais e classifique por autor e formas de promoção. Essas são algumas perguntas importantes: Que tipo de tópico gera mais visualização e engajamento? Qual autor tem melhor desempenho? Considere as taxas de saída e rejeição. Desta forma é possível aprender sobre quais tópicos você pode continuar escrevendo e determinar a melhor maneira de promover os posts.

4. Tamanho, forma e call-to-action

Além de analisar a autoria e assunto que fazem mais e menos sucesso, avalie a performance pelo tamanho do conteúdo e tipo de postagem para comparar e identificar o que é mais interessante. Observe, também, o número de cliques nos call-to-actions no final de publicações individuais e investigue quais ofertas se destacam mais. Essas métricas devem ser mensuradas por mês para se ter uma boa ideia do desempenho de cada artigo no período determinado.

5. Interação nos comentários

Seções de comentários em geral podem gerar polêmicas, mas se tratando de inbound marketing, o conteúdo de qualidade e bem estruturado costuma atrair interações enriquecedoras e grandes oportunidades de negócios (essa é uma das grandes vantagens de se preocupar em oferecer conteúdo útil). Ainda que não sejam muitos, é realmente importante não ignorar eventuais comentários e interagir com os leitores. Avalie, se possível, diariamente os comentários.

6. Compartilhamento nas redes sociais

O engajamento por meio do compartilhamento é extremamente importante não somente pela divulgação e aumento da popularidade do seu negócio, que consequentemente pode trazer mais visitantes e leads, mas porque os mecanismos de busca, especialmente o Google, enxergam no compartilhamento um critério para classificação das páginas. O buscador entende que seu conteúdo é qualificado e este é um grande benefício para a credibilidade da sua empresa.

7. Geração de leads

Você percebeu que está fazendo tudo da maneira ideal e prestando atenção às métricas citadas até agora, mas como o desempenho do blog está auxiliando na geração de leads? Essa pergunta é fundamental porque o blog também tem a função de guiar os visitantes para os próximos passos do funil. Valorize as respostas e contatos que as postagens geram com os CTAs, tire o máximo de proveito e possibilidades da sua plataforma de automação de marketing e oriente as equipes para que os esforços não se percam no processo enquanto os visitantes se tornam leads.

8. Clientes originados no blog

Essa é a fase de coroação de todo excelente trabalho depositado na produção de conteúdo, distribuição, divulgação de conteúdo e análise das métricas, mas o esforço nunca para: o blog deve continuar acompanhando os leitores mesmo quando esses se tornam clientes. Os artigos devem continuar educando os clientes para que estes sigam compartilhando as postagens e esse ciclo poderá gerar mais visitantes, leads e clientes.

Assim como na métrica de geração de leads, a ferramenta de automação junto ao CRM podem trazer respostas significativas sobre a quantidade de clientes que originalmente chegaram por meio do blog, mas essa é uma informação fácil de se conseguir ao conversar com as equipes de marketing e vendas.

Dica Inbound:

Assim como em um comércio físico, o blog é como uma vitrine, mas com a grande vantagem de deixar você saber o que as pessoas sentem, pensam e querem quando estão olhando para ela. E isso é possível porque o ambiente digital oferece dados concretos para orientar as ações. Ter como aliados uma plataforma de marketing e um CRM de qualidade faz com que o acesso à esses dados valiosos seja prático e oriente melhor suas estratégias no blog.

Lembre-se: o Google Analytics também fornece informações sobre assinantes, visualizações (por página ou por postagem individual), compartilhamentos, engajamentos, taxas de rejeição e saídas, entre outros indicadores importantes. Você também poderá explorar os dados por lá ou por outras ferramentas. O importante é parar para avaliar toda e qualquer métrica disponibilizada.

Possui mais alguma dúvida sobre como melhorar o seu blog ou acompanhar as métricas? São muitos detalhes para que o blog contribua com o sucesso nos resultados e, aqui na Agência Inbound, estamos à disposição para esclarecer e ajudar sua empresa a crescer em resultados.


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