Para criar conteúdo para as campanhas de marketing, o professional precisa pensar como um editor. Mas como eles pensam? O processo de inbound marketing pede que você conheça o público-alvo para criar conteúdo personalizado. Como são seus consumidores e clientes potenciais? Quais são suas preocupações, necessidades e interesses? Já pensou como você pode chegar até eles? Através dos motores de busca, redes sociais ou blogs? Qual tipo de conteúdo eles gostam? Essas perguntam ajudam a desenvolver as buyer personas.
O conteúdo é fundamental em qualquer etapa do processo de inbound marketing. No entanto, os tipos de conteúdo variam conforme as metas que precisam ser atingidas.
Seja reconhecido
O cliente potencial vai se familiarizar com a sua marca e ter afinidades com seus produtos e serviços.
Pesquisa
O prospect procura por uma solução para os seus problemas e identifica no seu produto ou serviço uma possível solução.
Comparação e Prova
Os prospects precisam de material para analisar suas opções e diminuir a lista de fornecedores.
Compra
O cliente potencial decide de quem comprar.
Primeiro atraia Tráfego e Leads
A primeira fase de uma campanha deve despertar a consciência dos prospects sobre os produtos / serviços oferecidos, atraindo tráfego e leads por meio do conteúdo de marketing. Os formatos dos conteúdos são variados para conquistar esse objetivo.
O que eu devo publicar?
Pesquisar no seu próprio blog quais posts fizeram mais sucesso e analisar quais formatos geraram mais resultados vai ajudá-lo a definir o que deve ser publicado. É prudente pesquisar na internet o que as pessoas têm falado a respeito do assunto da sua campanha. O Google e suas ferramentas, como Google News e Google Trends sempre ajudam.
Reúna sua equipe para ter boas ideias para criar diferentes formatos de conteúdos. Mas lembre-se de fazer algo que esteja de acordo com os gostos do seu público-alvo. Compare os diferentes tipos de formatos e veja quais trazem mais resultados. Se você já sabe qual converte mais na sua área de atuação, não exite em usar.