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Como usar as redes sociais para aumentar as consultas na sua clínica?

23/nov/2016
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As redes sociais podem ser uma incógnita para quem não compreender sua real importância: alguém cria a conta da empresa em várias redes simplesmente porque ela precisa estar ali, mas não se consegue aproveitar os benefícios dessa ponte com o público. Veja como esse quadro pode ser revertido e como as redes sociais podem trazer resultados expressivos para a sua clínica ao invés de apenas esperar pelos “likes amigos” que não representam nada sobre oportunidades.

Quando se trata de cuidar da saúde e bem-estar das pessoas, como em clínicas, todo o contato com o público requer preparo e muito cuidado. Com as redes sociais não é diferente, já que é uma comunicação entre pessoas, apesar do intermédio das plataformas. E, é por isso, que as mídias sociais são tão relevantes no inbound marketing: elas giram em torno de pessoas e são fundamentais para a concepção e direcionamento da comunicação com o buyer persona, por exemplo, um dos pilares das estratégias de inbound.

Na prática, notamos que é comum as clínicas estarem presente nas diversas redes, mas geralmente não existe uma estratégia que esteja ligada à uma tática mais ampla para atrair visitantes. Ter uma página no Facebook ou uma conta no Instagram e no Twitter significa que as clínicas realmente marcam presença? E, principalmente, elas estão tendo resultados em suas interações? Como saber se a estratégia de redes sociais adotada é eficaz? Vamos refletir e responder a esses questionamentos.

A importância das redes sociais no inbound marketing

As mídias sociais podem ser a porta de entrada para um visitante que está conhecendo a clínica. Na sua estratégia de inbound marketing as redes são essenciais em todo momento, mas existem duas fases que elas são imprescindíveis:

Fase da atração

Quando desconhecidos passam a conhecer a clínica pela primeira vez e se tornam visitantes procurando informações, lendo comentários, avaliações dos seguidores, clicando nas postagens em links diretos para o blog da clínica ou para o site etc. Essa é a hora da primeira impressão, o momento de mostrar uma linguagem visual e textual de qualidade e profissionalismo, mas falando a língua do buyer persona como uma conversa orgânica. As dúvidas dos seguidores precisam ser sanadas para estabelecer uma relação de confiança e também é o momento de brilhar na promoção do conteúdo do blog e do site da clínica.

Fase do encantamento

Você conseguiu o cliente e, mais do que isso, conquistou sua satisfação prestando um serviço de qualidade com um excelente atendimento. Não é o tipo de resultado que espera que fique como um segredo entre o cliente e a clínica, certo? Tendo uma página organizada e bem gerenciada, naturalmente os clientes vão querer espalhar suas palavras de satisfação e indicar os serviços para outras pessoas, o que vai causar uma excelente impressão nos novos visitantes. E isso pode ajudar na tomada de decisão dos leads.

É nesta fase que os clientes se tornam os promotores da clínica. É aqui também que será necessário monitorar a repercussão, avaliar os comentários positivos, apurar o ocorrido em casos de avaliações negativas etc.

Como turbinar as redes sociais da clínica

Como explicamos, o uso das redes sociais faz parte de uma estratégia e cada clínica terá seu plano de ações personalizado, afinal, ela tem seus próprios objetivos, sua própria buyer persona, enfim, ela é única. Mas, no geral, podemos dizer que a meta em comum é ter mais clientes, portanto, algumas ações de inbound marketing podem impulsionar as redes sociais na sua clínica quando gerenciadas da forma adequada:

  • O objetivo das redes sociais é conversar com o público e não apenas publicar links e notícias

Uma tática eficaz de inbound marketing para as clínicas visa gerar uma conversa, incentivar comentários, inspirar engajamento, fazer com que as pessoas queiram interagir. Quando só se coloca links ou se repete muitas vezes a mesmas postagens do blog da clínica ou externos, o público vai perder o interesse e as interações e engajamento irão diminuir. Infográficos, discussões de assuntos atuais e até brincar com memes do momento pode ser efetivo (dependendo da situação, da linguagem e se combina com a identidade da clínica, claro).

  • Trace objetivos e acompanhe o progresso

Para evidenciar que o caminho ideal de gerenciar redes sociais não é apenas “jogar” links e conteúdo sem foco algum, os planos de inbound marketing da clínica devem ter metas definidas para que a estratégia de conteúdo faça sentido e para ninguém ficar perdido na hora de promovê-lo. E não menos importante é a hora de analisar se as ações estão trazendo mais clientes avaliando os números de visitas e procura da clínica e comparando esses resultados com o momento anterior à aplicação da estratégia.

  • Analise o que tem tido mais repercussão e procure expandir esse tipo de conversa

Esse é um passo natural que virá após a avaliação dos resultados das estratégias de inbound marketing nas redes sociais; o que estiver dando resultados será repetido e ampliado. O interessante de investir em inbound marketing, além de ser mais econômico, é a possibilidade de testar que ela oferece em todas suas formas, inclusive nas redes sociais. Teste, mude e sempre analise.

Qualquer pessoa pode gerenciar as redes sociais da clínica?

É essencial dar importância às redes sociais na estratégia de inbound marketing porque as pessoas se conectam emocionalmente com as marcas por meio delas e querem ser respondidas. Sendo assim, é importante combinar com os colaboradores quem irá monitorar, interagir e responder as mensagens que serão recebidas. Os pré-requisitos são: conhecer sobre a clínica para responder corretamente (inclusive gramaticalmente); conhecer as redes sociais para acompanhar cada uma delas sem dificuldade e estar apto para postar novidades e conteúdos sobre a clínica.

Lembre-se que falta de preparo e conhecimento pode trazer um efeito negativo de repercussão pública, o que pode ser muito prejudicial para a clínica.

Esperamos que esse artigo tenha apresentado boas dicas para sua clínica. Conte sempre com profissionais em inbound marketing para instruções e direcionamento do conteúdo das redes sociais da sua clínica se quiser ter resultados reais. E conte para a gente se a estratégia de mídias sociais da sua clínica tem te trazido esses resultados!



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