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Como trazer o marketing de sua empresa para o século 21

25/jan/2017
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Esses dias eu estava em casa e subitamente tocou o telefone, atendi e logo veio uma voz:

“Olá, você sabia que os médicos categorizam o stress como o mal do século e nós ….”

Bem, nem preciso continuar para que você perceba que se tratava daqueles atos antiquados de empresas que tentam dar um tiro no escuro com telefonemas sobre um produto pouco conhecido. Nesse caso, confesso que nem quis saber de qual produto se tratava, desliguei em menos de 10 segundos. Provavelmente isso já aconteceu com você e mesmo que seja menos frequente, ainda é uma prática utilizada por empresas que estão paradas no tempo. Quão ineficazes elas são? Mais do que as pessoas que utilizam imaginam!

Primeiro, porque ninguém quer ser interrompido durante aquele filme incrível ou mesmo durante seu trabalho - já que o número de pessoas trabalhando em home office é cada vez maior. Segundo, com sorte, a ligação atingirá 0,1% do público que deseja, o que significa que 99,9% dos gastos são jogados no lixo. É uma situação em que todos perdem, sem exceção.

No papel, é fácil entender como essas práticas do “velho” marketing não funcionam, mas na prática, muitos gestores e profissionais do marketing apenas precisam entender realmente como isso pode ser aplicado em seu dia, sem que pareça uma conta dificílima de álgebra que ninguém entende. Bem, hoje, mostrarei que modernizar o marketing de sua empresa não precisa ser um bicho de sete cabeças.

#1 Atualize-se constantemente

Ok, não ache que eu estou te tratando como um juvenil, mas eu sei como é difícil se manter atualizado sobre as novidades da área de marketing e vendas quando há tarefas intermináveis, deadlines impossíveis e metas que só aumentam enquanto a verba diminui.

Dê preferência a fontes rápidas e objetivas de informações. Newsletters, vídeos e podcasts são ótimas fontes de conhecimento, e o melhor: são pensadas para atender o que você precisa! Sites segmentados são o melhor local para encontrar informações reais e úteis. Particularmente recomendo:

  • Newsletter e blog da Agência Inbound;
  • Newsletter e blog Hubspot;
  • Newsletter e blog RD Station;
  • Blog da Unbounce;
  • Canal do Google que sempre tem novidades;
  • Site B9, com diversas notícias do mundo de publicidade e marketing;
  • Mateada Podcast, que traz dicas e conteúdo descontraído sobre o dia a dia dos profissionais da área.

Mas não se prenda a apenas o que foi recomendado, tire 30 minutos por semana para pesquisar novas fontes de informação, além de estar bem informado você vai perceber que outras pessoas têm os mesmos desafios que você. Dessa maneira você constrói uma rede bem interessante de contatos e referências, além de perceber que não está sozinho nesse corrido mundo do marketing.

#2 Mantenha sua equipe bem treinada!

A menos que você trabalhe sozinho (aliás, como consegue?), você certamente tem uma equipe ao seu lado. E não adianta nada você ser a pessoa mais estudiosa da empresa se sua equipe não está no mesmo nível. Conhecimento é algo adquirido, mas só podemos tê-lo quando temos os meios certos.

Por isso, busque ter pelo menos um dia de treinamento por mês, para o compartilhamento de experiências e ideias, além disso, você terá uma equipe mais informada sobre os processos e acontecimentos gerais da empresa. Entenda que você é apenas um e em caso de imprevistos ou tarefas longe da empresa, sua equipe deve ser boa o bastante para trabalhar mesmo com seu líder distante.

#3 Entenda o que os donos de sua empresa querem

Mesmo com toda as ferramentas e conhecimento que nós, marketeiros ou inboundeiros, temos sobre a área, não há pessoa que saiba melhor sobre os objetivos, história e essência da empresa do que seus próprios donos.

Às vezes, preparamos uma estratégia incrível baseada em dados do mercado e do público  (ou que achamos que é) da empresa, mas ela é barrada pelo CEO, por não abordar os objetivos ou não levar em conta os processos da empresa.

Claro que ficamos tristes e frustrados, mas você fez a primeira e mais importante pergunta antes de começar sua estratégia: minhas ideias condizem com a essência e objetivos da empresa?

Se você não conseguir responder essa pergunta com um sim, então é melhor recomeçar. Esteja em constante contato com os donos da empresa para entender melhor sua cultura e como externá-la em cada ação que fizer.  

#4 Alinhe estratégias de marketing com a equipe de vendas

Aqui estamos um pouco mais aprofundados no universo do marketing. Primeiro, devo ressaltar que um precisa do outro. Sem uma interação frequente e contínua, todo o planejamento de uma equipe de marketing pode parar quando o lead entra em contato com uma equipe de vendas despreparada, bem como uma equipe de vendas pode fornecer dados mais precisos para o marketing que ainda não encontrou o tom para seu público, o que só irá acontecer se vocês conversarem - e muito!

Estamos em um mundo cada vez mais conectado, por isso, não há como o marketing não trabalhar com vendas.

#5 Presença online? O que é isso mesmo?

É comum ver empresas antes famosas e bem sucedidas, caírem no ostracismo dos novos tempos, presas a telefonemas inadequados e ações que afastam o público, o que significa: poucas vendas e nenhum brand awareness (conhecimento de marca).

Se você está nessa posição, não se assuste. Antes de mais nada, você precisará seguir os passos #3, #1 e #2, respectivamente. Provavelmente, você precisará entender o papel de sua empresa no mercado, se sua essência ainda está presente e qual sua força nos processos dentro da empresa e quais pontos ela precisa melhorar.

A presença online é construída a partir de várias ações realizadas em conjunto com um site responsivo, intuitivo e fácil de ser navegado. Para isso, é preciso investir em ações para trazer visitantes até seu site e criar mecanismos para que ele se converta naturalmente em lead.

Entre os principais pontos a serem melhorados com a ajuda de um bom site estão:

  • Presença online;
  • SEO forte;
  • Vendas com menos tempo de negociação;
  • ROI positivo;
  • Além do custo por cliente ser menor, entre outros.

Muitos benefícios são proporcionados por um site forte e vendedor, mas inevitavelmente você precisará entender de ponta a ponta os objetivos de sua empresa, junto com sua atual situação e sua previsão para o futuro.

#6 Preciso mesmo de inbound marketing?

Bem, essa é uma pergunta que eu não poderia responder para você, mas posso ajudar com alguns pontos.

Antes de mais nada, o inbound marketing é uma metodologia que busca proporcionar meios para que sua empresa conquiste clientes e, consequentemente, evangelizadores, por meio do funil de vendas que segue as seguintes etapas: atrair, converter, fechar e encantar (attract, convert, close e delight - em inglês).

É uma metodologia que provém resultados a curto e longo prazos, com a distribuição de conteúdo de qualidade, nutrição de leads e presença nas redes sociais, possibilitando assim que as pessoas sejam atraídas ao seu site bem construído e tenha a ajuda certa para superar seus desafios diários e alcançar seus objetivos.

O inbound marketing proporciona ao marketing de uma empresa uma maneira eficiente de dispor ações certeiras com a ajuda da automação. Dessa maneira, você terá dados atualizados em tempo real para o planejamento de ações, construção de conteúdo de valor e também das personas que você deseja atrair para a empresa.

Alinhada a uma estratégia de vendas e ao marketing de conteúdo, o inbound marketing é o apoio que todo profissional deseja ter para impulsionar sua empresa. Mas não se antecipe, antes de decidir pelo inbound, o ideal é você entender todos os pontos acima para depois tomar uma ação, além, claro, de ter os parceiros certos para essa jornada.

Como pôde perceber, o século 21 requer muito de um profissional de marketing, afinal, coisas novas surgem da noite para o dia, e caso você não se mantenha atualizado é muito fácil ser levado pelas muitas tendências que existem e perder a essência e objetivos de seu trabalho. Invista em atualização constante e mantenha-se alinhado ao mundo externo e interno de sua empresa.

Quais são os desafios que sua empresa enfrentou com o surgimento da internet e das novidades do marketing? Deixe nos comentários!


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