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Como vender mais usando Inbound Sales integrado a um bom CRM de Vendas

25/abr/2017
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Este artigo foi escrito em parceria com a Ciapipe.

Seus clientes mudaram, e os seus vendedores? Faça sua equipe vender mais utilizando o método de Inbound Sales integrado a um CRM de Vendas capaz de dar direcionamento e produtividade ao seu time.

O uso de tecnologias digitais veio revolucionar a forma das pessoas consumirem, e isso você já percebeu. As abordagens tradicionais de vendas não surtem os mesmos efeitos que geravam anteriormente.

O que será que está acontecendo e o que sua empresa precisa fazer para se adequar ao novo perfil de exigência do seu público alvo?

Métodos mais modernos de vendas passaram a ganhar destaque, como o Inbound Sales que utiliza uma abordagem menos invasiva e vem apresentando resultados mais eficientes e condizentes com o mercado atual, principalmente quando aliado a um bom CRM de Vendas.

Fique tranquilo, se você ainda não sabe o que é o Inbound Sales, vamos identificar abaixo os conceitos e os benefícios que ele pode gerar para sua empresa.

Inbound Sales

Antes da chuva de informações que a internet nos permitiu ter, o meio mais comum que tínhamos para pesquisar sobre um produto que desejávamos era indo até a loja e recebendo as informações passadas pelo vendedor.

Com a internet, como esse processo mudou? Tente lembrar as últimas vezes que você  comprou algo, de onde surgiu esse desejo e como chegou até a decisão de compra? Você possivelmente colheu informações diversas do produto na internet, seja sobre qualificações técnicas, as melhores lojas ou preços.

Quando decidiu comprar você já possuía uma quantidade significativa de dados sobre o que queria, e buscava do vendedor uma abordagem mais consultiva do que incisiva.

O vendedor precisava, no máximo, esclarecer as dúvidas que ainda restavam, intensificando sua necessidade de que aquele produto era a solução do seu problema.

Quantas vezes você já foi abordado insistentemente por um vendedor? Muitas vezes você nem queria o produto, mas se viu obrigado a levar. Em outras, você até queria, mas a abordagem foi tão incisiva que você desistiu da compra.

O mercado mudou, mas parece que muitos vendedores continuam aplicando abordagens de vendas tradicionais, que não correspondem mais às expectativas do consumidor.

O que é inbound sales

O Inbound Sales nada mais é do que um método de abordagem de vendas moderno, adequado às necessidades de um mundo tecnológico e conectado, capaz de otimizar o tempo e os custos da equipe de vendas.

Com consumidores mais antenados, o Inbound Sales utiliza, justamente, técnicas de abordagens menos invasivas do que os métodos tradicionais, visto que os leads já possuem um prévio conhecimento sobre o produto.

Os consumidores são atraídos por meio de técnicas de Inbound Marketing e trabalhados pelo Inbound Sales, até que estejam preparados para o fechamento da compra.

Os princípios são parecidos, há etapas pré-estabelecidas que identificam onde cada lead se encontra no processo de vendas, e quais os gatilhos que os fazem passar para outro nível. Utilizando esse método, o atendimento consegue ser mais personalizado.

O vendedor ao utilizar essa abordagem não busca apenas ‘‘empurrar’’ um produto, ele busca saber qual a real necessidade do lead, para conseguir oferecer a melhor opção possível.

Pesquisando sobre o cliente, o vendedor - que deverá exercer um papel consultivo - precisará ajudar o cliente a solucionar o problema e, mais do que isso, identificar dores que nem o próprio lead ainda enxerga.  

As informações colhidas ao longo das etapas devem ficar armazenadas para que as abordagens seguintes deem continuidade ao atendimento, e não retornem à estaca zero a todo tempo.

O Inbound Sales acompanha o cliente na jornada de compra, exercendo a função de guia e realizando uma abordagem precisa e no momento certo.

Não adianta oferecer o melhor produto ou serviço se for o tempo errado. Muitas vendas são perdidas devido uma abordagem incorreta, no momento em que o lead ainda não está preparado.

A sinergia entre a equipe de marketing e vendas é essencial, pois os leads que devem chegar ao time de vendas precisam ser qualificados, aumentando as chances de conversão.

É mesmo possível aumentar a produtividade de vendas com o Inbound Sales?

Não tenha dúvidas, investir numa relacionamento duradouro com o cliente garante a fidelização e retenção, além de dar maiores possibilidade de aumentar o ticket médio.

As principais vantagens

Agora que você já sabe o que é o Inbound Sales, quais os reais benefícios que ele pode trazer a sua empresa?

Entre os principais estão:

  • Estabelecimento de uma relação de confiança com o consumidor;
  • Abordagem mais personalizada relacionada ao perfil do cliente;
  • Leads mais qualificados para vendas;
  • Diminuição de custos e tempo com leads desnecessários.

Como implantar o Inbound Sales na minha empresa?

Para implantar o método do Inbound Sales é preciso quatro ações básicas:

  1. Estabelecer um funil de vendas;
  2. Determinar o tipo de abordagem e os gatilhos para cada nível do funil;
  3. Capacitar e treinar os vendedores;
  4. Possuir um bom CRM de Vendas.

Há uma série de ferramentas tecnológicas que ajudam e otimizam as atividades de uma empresa. Para acompanharem os avanços e continuarem competitivas no mercado as organizações precisam estar atualizadas.

O uso de um CRM de Vendas permite uma melhor gestão do processo. Um bom gerente de vendas sabe que sem o uso dessa ferramenta não conseguirá alcançar os melhores resultados que o mercado possibilita.

CRM DE VENDAS: o segredo da produtividade

O que é CRM de Vendas?

O CRM de Vendas é um software que alia tecnologia e gestão, facilitando o controle do funil de vendas da empresa.

Com um pipeline de vendas claro, o time de vendas consegue identificar com nitidez todo o processo do lead até o fechamento da venda. Assim, a gestão é otimizada e os gestores e vendedores conseguem visualizar as etapas e informações de cada potencial cliente.

Tendo em vista que o processo fica exposto, o acesso aos indicadores e métricas torna-se mais fácil e prático, podendo analisá-los com mais precisão para a posterior correção dos gaps.

Resumidamente um bom CRM de Vendas deve ser capaz de:

  • Gerir o funil de vendas da empresa;
  • Armazenar informações para a equipe, em tempo real e em nuvem;
  • Administrar os dados dos leads;
  • Dar clareza de dados para um atendimento direcionado e personalizado.

Benefícios de um CRM de Vendas

O uso de um CRM de Vendas garante uma série de vantagens para a empresa, pois ele possibilita a aplicação das técnicas de Inbound Sales, ocasionando produtividade para a equipe de vendas e resultados mais efetivos.

Vantagens:

  • Sistematização da jornada de vendas da empresa;
  • Métricas e indicadores para análise do processo;
  • Otimização de tempo e custos para a conversão;
  • Aumento da produtividade;
  • Evita a perda de oportunidades devido a falta de controle.

Como implantar um CRM de Vendas na minha empresa?

A DNA de Vendas, uma das maiores consultorias de vendas do País, desenvolveu o Ciapipe, um CRM de Vendas capaz de atender as necessidades das pequenas e médias empresas, utilizando a metodologia das maiores organizações do País.

Esse software, além das funcionalidades básicas de um CRM de Vendas, conta com consultorias e possui cursos de capacitação e treinamento da equipe, sendo um diferencial no mercado.

Possibilita à empresa:

  • Gestão SIMPLIFICADA
  • Indicadores de DESEMPENHO
  • Organização de PROCESSOS
  • Capacitação de PESSOAS

 

O melhor em saber disso, é que você pode experimentar gratuitamente a ferramenta, basta clicar aqui.

Não perca tempo, o mercado mudou, utilizar apenas as técnicas e métodos tradicionais estão te fazendo perder dinheiro, busque alternativas que supram as expectativas do seu público e saia na frente da concorrência.


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