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Conheça a metodologia Inbound Marketing

4/ago/2022
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Uma das formas mais eficientes de atrair leads qualificados — isto é, potenciais clientes — é com o tráfego orgânico. Deixar que seus futuros clientes achem sua empresa no momento em que mais precisam, sanar suas dores e dúvidas, cativá-los por seus interesses: esses são os objetivos do Inbound Marketing.

O Inbound é simples e objetivo, sendo composto por um ciclo de 4 fases, em que cada uma integra ações capazes de dialogar efetivamente com sua audiência. Continue a leitura e saiba como gerar mais vendas por meio desse método comprovado. 

 

O que é o Inbound Marketing?

Para contextualizar melhor, vamos do começo. Do inglês, o termo Inbound Marketing significa “Marketing de Entrada” ou “Marketing de Atração”, o que sintetiza bem a essência do Inbound.

Essa estratégia diverge do Outbound Marketing, mas não o rejeita. Isso porque ambas metodologias, se empregadas corretamente, podem ser usadas em conjunto para garantir uma ótima performance da empresa.

Vamos dar uma olhada nas diferenças entre o Inbound e o Outbound:

 

  • Inbound Marketing

 

O Inbound pode ser resumido como “atração e enriquecimento da jornada do cliente”. Por meio de conteúdos e materiais úteis, valiosos de alguma forma para a audiência, o Inbound atrai e guia consumidores e potenciais consumidores por um caminho com passos predeterminados, os quais abordaremos mais adiante.

 


  • Outbound Marketing

 

Em antagonismo, mas que pode ser um poderoso aliado, temos a estratégia de “Marketing de Interrupção”. Trata-se das publicidades pagas, que chegam ao consumidor sem a sua escolha. Tradicionalmente, o Outbound é mais agressivo e com o único objetivo de gerar vendas — propagandas na TV, em rádios, jornais e revistas, por exemplo. 

Com a era digital, porém, esse método mudou e passou a ser mais humanizado, utilizando gatilhos mentais que não deixem o público cansado, e sim instigado.

Quando combinados, essas duas estratégias tornam a comunicação e o processo de vendas muito mais amplo, planejável e otimizado, o que auxilia tanto o time de marketing quanto o de vendas.

Para que o Inbound, junto ao Outbound, traga os resultados inerentes à sua metodologia, é preciso construir as 4 etapas que o formam.

 

Os estágios do Inbound Marketing

Atualmente, entende-se que o Inbound Marketing integra um processo semelhante a uma engrenagem: sempre circulando, sem fim. Algumas ações devem ser tomadas para que essa engrenagem funcione sem ruídos, sendo elas:

 

  • Atrair

 

De acordo com estatísticas do Internet Live Stats, mais de 3 bilhões de buscas são feitas diariamente no Google. 

Esse dado prova a importância de estar presente no cenário digital, pois, só assim, é possível abrir as portas do seu negócio para que consumidores interessados entrem.

As buscas pagas são muito eficientes, mas o Inbound Marketing prioriza a presença de forma orgânica, dando maior retorno sobre o investimento (ROI). A vida útil dos resultados em mecanismos de busca é prolongada e, sem dúvida, vai atrair um público por muito mais tempo.

A estratégia Inbound faz isso por meio de artigos que ajudam o usuário com algum problema. Com conteúdo educativo e interessante, é possível orientar o lead e despertar a atenção dele para sua empresa que, em vez de oferecer anúncios interruptivos, será vista como uma marca parceira, com as soluções certas.

 

  • Converter

 

Muitas empresas acreditam que ter um site no ar já é o suficiente para passar pela fase de conversão, mas a questão-chave dessa etapa é: o site educa, informa, entretém, ajuda? 

Se a resposta for não, o visitante terá uma má experiência, desperdiçando, assim, uma oportunidade de contato direto com sua empresa.

Antes de decidir ou não chegar até sua equipe de vendas, o visitante vivencia uma experiência no seu site, que deve ser a melhor possível — por meio de peças avançadas, e-books e guias ricos em informações. O download ou acesso destas peças traduz a necessidade deste usuário, tornando muito mais fácil e eficiente entender como seu negócio pode ajudá-lo.

Com isso definido, o momento de decisão de compra fica cada vez mais perto e certeiro.

 

  • Fechar

 

Chegamos a fase que tira o sono de todo empreendedor. Afinal, como vender mais?

A boa notícia é que, depois de um período dialogando com esse lead, suas chances são animadoras. Isso porque temos a tendência de retribuir o que ganhamos — como propõe a reciprocidade, um fenômeno psicossocial presente em todas as relações interpessoais. Portanto, o lead satisfeito naturalmente irá dar o grande passo, que é a compra ou contratação.

Mas, ainda assim, esse é um grande desafio e é exatamente por entender a relevância deste estágio que afirmamos que o Inbound Marketing é tão relevante e atrelado à vendas.

É comum vermos atuações independentes entre a área de marketing e a área de vendas, uma atraindo pessoas para comprar e a outra fechando o negócio.

O Inbound Marketing se relaciona intimamente com resultados e, por isso, disponibiliza uma série de ferramentas e expertises que integram dados e ações para que o processo se torne um só ciclo.

 

  • Encantar

 

Até chegamos a este ponto, muito tempo já foi investido, e finalmente o cliente vivenciou a experiência de contratar seu serviço ou comprar seu produto — mas isso foi apenas a primeira grande conquista.

O próximo passo do cliente é compartilhar esta experiência. Essa é a nova conduta social que permeia nossas rotinas: tudo de que gostamos, nós compartilhamos.

O segundo grande desafio é fazer com que esse cliente se torne um promotor da sua marca. Se sua experiência com a empresa tiver sido boa, ele com certeza contará à sua rede de relacionamento, compartilhará nas redes sociais, indicará os produtos e serviços, etc. Sua marca será potencializada, pois uma boa indicação é melhor do que qualquer propaganda.

 

Como funciona o Inbound Marketing na prática

O Inbound Marketing disponibiliza uma série de ferramentas para maximizar essa experiência e transformá-la em algo novo, que despertará a atenção de mais visitantes. O processo, então, recomeça de forma automática.

No geral, o marketing é uma área em constante evolução, sempre observando novos comportamentos e se remodelando para atender às demandas dos consumidores e do mercado. O próprio Inbound nasceu com a era digital e vem se mostrando, ano a ano, uma estratégia essencial para empresas com visão de crescimento a médio e longo prazo.

A aplicação desse método se dá por meio de conteúdos e materiais ricos disponibilizados e bem distribuídos. Com um site e blog, redes sociais e automação de marketing (como o e-mail marketing), a metodologia Inbound ganha vida.

Veja a seguir as melhores e mais comuns campanhas de Inbound:

  • Blog

 

Sobretudo para empresas B2B, as publicações em blogs servem como um importante catalisador de leads qualificados.

Produzindo artigos interessantes e úteis, é possível atrair e cativar o público certo no momento mais oportuno, sem que se gaste muitos recursos financeiros com anúncios.

O Google ainda é a rede de pesquisa mais usada do mundo, e sua empresa deve marcar presença nela!

  • Guia, e-book e infográfico

 

Muito úteis na fase de conversão, materiais como e-books e infográficos entregam mais informações do que um artigo geralmente dispõe. Com esse enriquecimento, os leads ficam a um passo da compra.

  • Caso de estudo

 

Os casos de estudo mostram ao público como sua empresa é eficiente em oferecer a solução para um problema. Dando exemplos detalhados de experiências anteriores, mostra-se da melhor forma a capacidade do seu negócio em resolver as dores dos seus clientes. 

O Inbound Marketing faz a ponte que interliga a necessidade de seu potencial cliente à sua expertise, sempre seguindo a metodologia e replicando estratégias de sucesso

Sustentada por análises de mercado e públicos, essa metodologia fomenta o relacionamento contínuo e efetivo entre clientes e empresa, o que garante maior lucratividade e uma boa imagem ao negócio.

 

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