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Estratégias de marketing que agitam o mundo SaaS

3/nov/2015
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O mercado para o Software as a Service (SaaS) é mais do que promissor: segundo o Gartner, as aplicações nessa área sairão dos 20 bilhões de dólares em 2013 e chegarão a 33 bilhões de dólares no ano que vem.

Um estudo da Compass engrossa esse coro: para eles, o SaaS está crescendo praticamente três vezes mais rápido do que os softwares de forma geral.

Se a notícia é positiva para você que gerencia um negócio na área, é preciso ficar atento, pois isso que dizer que a competição tende a ficar mais e mais acirrada. Paralelamente, há outros desafios, como manter os negócios saudáveis, adquirir novos clientes de forma rápida e efetiva, reter esses clientes e levá-los a consumir mais de sua oferta, aumentando o seu valor com o passar do tempo.

Por isso, separamos algumas dicas para lhe ajudar a aprimorar a propagação de suas ferramentas.

Conhecer o cliente é conhecer a necessidade

Empresas de sucesso em SaaS não oferecem nada tão diferente do que o restante do mercado; o segredo está em conhecer e entender as necessidades dos clientes antes de sair fazendo ofertas de soluções. Ao mostrar a ferramenta certa, você contribui para reduzir ou exterminar o problema daquele cliente.

Também é aconselhável oferecer canais de multiatendimento e e-commerce. Já o inbound marketing pode revolucionar o modo como a comunicação é feita com o consumidor – você passa a atraí-lo com informações de interesse, que o ajudarão a se decidir pela compra correta.

Para gerar rápidos resultados e obter o break-even do seu negócio, considere mesclar o inbound marketing a ações que oferecem influência entre os usuários, como a criação de comunidades para testar o produto e ajudar a desenvolvê-lo.

Investimentos corretos

O chamado customer acquisition cost (CAC), ou custo de aquisição do cliente, pode sair muito caro se a empresa não se planejar e estudar as possibilidades do mercado. Grandes investimentos em anúncios caríssimos e na contratação de representantes de vendas que fazem conexões frias com os consumidores afetarão extremamente seu orçamento e podem ter poucos resultados.

Empresas SaaS que investem em inbound marketing conseguem obter leads de qualidade, e engajam-se com o cliente com vendedores que mais atuam como consultores. O bom relacionamento gerará mais negócios e a fidelização, solidificando o customer lifetime value (LTV), ou o valor do tempo de vida desse cliente.

Ainda, empresas preocupadas em manter resultados crescentes e concretos investem em fontes de educação, que ajudam os consumidores a aprender as melhores práticas e a se manterem atualizados com os lançamentos.

O segredo por detrás do sucesso de algumas empresas SaaS é simplesmente o marketing bem feito. Eles olham para a necessidade do cliente, investem nas soluções corretas, contratam equipes que sabem o que estão fazendo e mantêm o cliente feliz, aumentando receitas e lucros.

O desafio, sobretudo para aquelas que chegam ao mercado agora, é entender como dar o primeiro passo com inbound marketing. Marketing de conteúdo e redes sociais também podem fazer a diferença.

Você precisa conhecer os custos de soluções como essas, geralmente muito mais baixos do que outras ferramentas do marketing, e vai se surpreender ao descobrir o quão rápido o retorno do investimento é alcançado. Entre em contato conosco para apresentarmos algumas possibilidades para o seu negócio, e permita que as estratégias adequadas de marketing agitem o seu mundo!



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