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Growth Marketing e Data Driven: como construir uma estratégia escalável

Tania Martins
11 de Janeiro de 2024
por Tania Martins
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“Eu acho que…”. Me diga: qual profissional de marketing nunca começou uma frase com essa expressão?

Por hábito, é mesmo muito comum usarmos nossa opinião - e claro, nossa experiência - para tomarmos decisões que julgamos serem as corretas. No entanto, quando se fala em negócios, nem sempre esse comportamento trará os melhores resultados.

Anos e anos de vivência na área nos moldam de muitas maneiras, nos fortalecem e nos ajudam a expandir nossos conhecimentos. Mas, sejamos sinceros: existe um mercado mais dinâmico, ágil e em constante transformação do que o marketing?

Para nos ajudar a acompanhar essa movimentação incessante, os dados estão emergindo como protagonistas incontestáveis, tornando-se pilares na tomada de decisões dentro do contexto do marketing. Eles não apenas complementam, mas frequentemente superam as nossas percepções individuais, oferecendo um panorama detalhado e objetivo.

É essa mudança de paradigma que tem posicionado os dados como fontes inestimáveis para nós, permitindo que cada passo que damos seja fundamentado em informações concretas e relevantes, resultando na combinação perfeita dos conceitos de Growth Marketing e Data Driven que facilitam a construção de estratégias escaláveis e assertivas.

Tudo isso ainda é novo para você? Então continue acompanhando a leitura para saber como entrar nessa onda!

 

Data-Driven Marketing: por que este conceito ganhou tanto espaço?

Antes de aplicar uma estratégia nova, é fundamental entendermos a sua origem e até mesmo observar porque ela se consolidou tão rapidamente.

Bem, recorrer a registros para guiar decisões empresariais é um costume ancestral nas transações comerciais, porém, a ascensão da tecnologia digital e a capacidade de coletar, armazenar e interpretar vastos conjuntos de dados de maneira eficaz, foram cruciais para o florescimento do Data-Driven Marketing.

Esse conceito nasceu exatamente da urgência dos profissionais em embasar suas decisões em informações precisas sobre clientes e o mercado, bem como abandonar meras intuições ou suposições - e podemos afirmar que tudo isso está funcionando muito bem, afinal,  empresas que adotam o marketing baseado em dados têm seis vezes mais probabilidade de serem lucrativas ano após ano.

A utilização de instrumentos para analisar métricas, juntamente com a crescente disponibilidade de dados sobre os hábitos dos consumidores, também possibilitou uma compreensão mais aprofundada dos nossos públicos de interesse, facilitando a adaptação das nossas campanhas e o aprimoramento de ações, além de tornar a personalização fator tão valorizado atualmente muito mais efetiva.

Não é atoa que  87% dos profissionais de marketing consideram os dados o ativo mais subutilizado de sua organização. Além disso, as empresas que empregam personalização baseada em dados proporcionam um ROI de 5 a 8 vezes maior em gastos com marketing.

Uma prática que oferece potencial para alcançarmos todos esses resultados, jamais poderia ficar de fora do nosso cotidiano, não é mesmo?

Template Calculadora de ROI

 

Data-Driven Growth Marketing: aprendendo a construir uma estratégia de crescimento baseada em dados

Agora que você já sabe o quanto o Data Driven é eficiente, pode estar se perguntando: mas como eu aplico isso no meu dia a dia? Como eu cresço meu marketing através dos dados?

Olha, não é tão difícil quanto parece. Através das práticas adequadas, certamente você sentirá os resultados a médio e longo prazo. Uma boa maneira de começar é implementando essas 5 táticas nos seus processos:


     1. Comunicações segmentadas para cada público

Um dos primeiros entendimentos a serem fixados é que seu público-alvo não apenas difere por grupo demográfico – por sexo, idade ou localização – mas também tem preferências e pontos problemáticos distintos, além de poderem estar em estágios diferentes na jornada de compra.

O ponto aqui é: nem todos os membros do seu público-alvo são iguais e não devem ser tratados como tal. Existem diferentes grupos de clientes dentro do seu público-alvo mais amplo, portanto, a comunicação não pode ser a mesma para todos.

As suas mensagens direcionadas e personalizadas devem ir além das transmissões gerais, e a segmentação é o que te permitirá alcançar as pessoas certas no momento certo. Mas, para segmentar, você precisa captar e, posteriormente, analisar seus dados para criar listas orientadas a cada grupo. Ou seja, é aqui que o Data-Driven Marketing vai entrar para te ajudar.

 

     2. Utilização do remarketing


O remarketing (também chamado de retargeting) é uma estratégia muito eficiente para todos os profissionais de marketing, afinal, ele possibilita manter a marca em destaque entre os usuários que manifestaram interesse em seus produtos ou serviços.

Coletar os dados que você alcançar com essa estratégia possibilitará estreitar a relação com àqueles que estão mais propensos a fechar negócio, bem como também não insistir quando os usuários não tiverem mais interesse no que você oferta até porque a insistência pode gerar uma visão negativa se praticada de maneira excessiva.

 

     3. Otimização de conteúdos


Criar conteúdo não pode ser uma tarefa em vão. É preciso saber com quem, porque e como você está falando, senão suas produções são apenas um tiro no escuro.

O que isso tem a ver com Data-Driven Marketing? Simples: a captura e análise de informações fornecerá contexto para você. Ou seja, permitirão que você entenda e atenda seu público por meio dos conteúdos que publica no seu blog, nas suas redes sociais, no seu site e em qualquer outro canal que você atua.

Sejam demográficos ou comportamentais, os dados fornecem informações sobre como elaborar seu conteúdo para responder às dúvidas, dores, curiosidades e desejos dos seus públicos de interesse, bem como dos seus próprios clientes, nos casos de criar uma estratégia de cross selling, por exemplo.

 

     4. Alinhamento entre equipes


O Data-Driven Marketing não tem limites. Isso mesmo. Tudo que você coleta de informação também pode - e deve - ser compartilhado. 

Não é de hoje que se fala sobre a importância do alinhamento entre as equipes de marketing e vendas para alcançar resultados mais concretos e criar uma jornada de compra sem ruídos. Portanto, compartilhe seus insights e seus bancos de dados com seu time comercial e até mesmo o de suporte.

Com todos caminhando na mesma direção, a qualificação de leads passa a ser mais assertiva, raramente você perderá uma oportunidade de venda e ainda manterá a alta performance em função da otimização de tempo do time interno, o que também permite uma escalabilidade maior.

 

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     5. Encantamento dos seus clientes


Hoje, o marketing personalizado vai muito além de saudações por e-mail pelo primeiro nome. Trata-se de transmitir a mensagem certa, no meio certo, no momento certo - e o marketing baseado em dados é a chave.

Os consumidores de hoje navegam e compram em vários dispositivos e plataformas. Você acha que eles desejam ser tratados como vários clientes com base nesses comportamentos? Pois é, não. O Data-Driven Marketing permite identificar com precisão esses clientes em vários dispositivos e fornecer uma experiência omnichannel satisfatória

Isso não apenas economiza tempo e recursos, mas também refina a experiência do seu cliente e informa ao seu público que você está prestando atenção aos seus comportamentos e necessidades.

 

Como captar dados para obter insights valiosos e planejar ações de marketing eficientes?

Embora seja uma prática muito eficiente, a implementação eficaz do conceito Data Driven esbarra com frequência na carência de recursos necessários para capturar informações cruciais não apenas das campanhas em si, mas também de outras áreas vitais da empresa que exercem influência sobre as estratégias adotadas no marketing - e essa escassez ainda não se restringe apenas à capacidade de capturar os dados necessários, mas também à habilidade de transformá-los em insights valiosos e acionáveis. 

É aqui que entram em cena ferramentas, como Customer Relationship Management (CRM), Content Management Systems (CMS) e plataformas amplamente utilizadas, como o Google Analytics. Essas plataformas desempenham um papel crucial ao oferecerem estruturas e meios para coletar, organizar e analisar informações de maneira mais rápida e eficaz.

Os CRMs, por exemplo, permitem o gerenciamento centralizado e a análise detalhada das interações com os clientes, fornecendo insights preciosos sobre o comportamento e as preferências do público-alvo. Enquanto isso, os CMSs facilitam a organização e distribuição de conteúdo, oferecendo dados sobre o desempenho de diferentes tipos de peças em várias plataformas. Além disso, plataformas como o Google Analytics proporcionam uma visão abrangente do desempenho online, desde métricas de tráfego até o comportamento do usuário, fundamentais para orientar decisões estratégicas informadas.

Resumindo tudo isso, a chave está aqui. É essa capacidade de acessar e utilizar efetivamente essas ferramentas e plataformas, não apenas como repositórios de dados, mas como fontes ricas de informações estratégicas, que vai permitir que você impulsione uma abordagem verdadeiramente Data Driven dentro da sua empresa, capacitando seus times a tomarem decisões mais embasadas e direcionadas ao sucesso!

Se você quer saber mais sobre o tema, não deixe de acompanhar nosso blog e compartilhe sua experiência com nossa equipe, seja aqui, nas redes sociais ou por e-mail!

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