Inspiradas pela economia e praticidade, cada vez mais empresas de todos os portes e setores procuram e contratam serviços de tecnologia, o que é animador para quem vende. Mas, junto com o aumento da procura, cresce também a concorrência. Você sabe como o inbound marketing pode ajudar sua empresa de tecnologia a crescer em oportunidades de negócios e se destacar?
Em primeiro lugar é interessante notar que o próprio inbound marketing é fruto da tecnologia, já que a metodologia se baseia nas informações obtidas pela navegação e interações dos usuários por meio de mecanismos de buscas, mídias sociais, site, blog etc, além de ser medida com a ajuda de softwares, armazenamento de dados, oferecer serviços por meio da automatização de e-mail marketing, entre outros pontos.
A tecnologia é essencial para a metodologia inbound tanto em big data quanto no business intelligence, portanto, o inbound não existiria sem tecnologia. E, felizmente, as estratégias de inbound para tecnologia podem retribuir à altura pela cooperação.
O objetivo do inbound marketing é conhecer a pessoa que deseja conversar com sua empresa, educá-la sobre o mercado de atuação e fazer com que ela passe de um estranho atraído por um conteúdo ou mecanismo de busca para um visitante, lead e depois cliente satisfeito e promotor dos seus serviços. Durante esse processo você prova que é expert no assunto e conquista a confiança dos visitantes e leads.
Para isso acontecer, é feito um raio-x da estratégia digital da empresa, desde a análise do site e sua estrutura e conteúdo, até otimização de palavras-chave, estratégia de redes sociais considerando publicações, promoção de conteúdo e relacionamento, entre outros passos, tudo documentado e seguindo uma programação arquitetada para atingir uma meta estabelecida.
E como todo esse trabalho se traduz em resultados? Vamos às vantagens.
O retorno é fundamental nas empresas de tecnologia, principalmente porque muitas recebem investimentos externos por inspirar confiança nos investidores, que por sua vez, querem ver os ganhos. E mesmo as que se mantém somente com o próprio capital de giro, precisam garantir seu crescimento para serem competitivas em um mercado onde a concorrência só tende a crescer. Você verá como o retorno sobre o investimento é garantido não isoladamente, mas em todos os benefícios que o inbound para tecnologia oferece conforme falamos sobre as demais vantagens.
Essa vantagem costuma chamar a atenção de quem investe em inbound marketing para sua empresa de tecnologia. Calibrar a taxa de conversão é sinônimo de precisão, o que é fundamental para ser bem-sucedido no mercado. Se você vende serviços que oferece efetividade em praticidade e precisão, tem que fazer a lição de casa e garantir que a própria empresa trabalhe desta forma.
Conhecer o público ideal (sua buyer persona), falar sua língua e entregar a oferta ou informação que ele precisa no momento ideal faz com que a taxa de conversão aumente. Sem dúvidas, o ROI também é otimizado quando a empresa faz o uso correto do inbound marketing para aumentar as taxas de conversão.
Já destacamos como o inbound marketing é uma pesquisa minuciosa do seu cliente ideal e que ela permite que sua empresa o conheça, converse com ele e otimize o ROI. Você já sabe a importância de atender às demandas e o inbound para empresas de tecnologia tem a estratégia digital ideal porque leva muito a sério a otimização de buscas, por exemplo.
É por meio da análise das buscas e das interações que você fica sabendo o que as pessoas estão questionando na sua área de atuação, seja de software de serviços, gerenciamento de dados, aplicativos, armazenamento em nuvem ou qualquer solução tecnológica que você ofereça. O que o público quer, quais são suas maiores dificuldades?
Essas e outras dúvidas serão sanadas pela sua empresa e daí podem surgir outras oportunidades que você percebe que o mercado ainda não está atendendo. Sair na frente e antecipar tendências é sempre uma vantagem inquestionável em tecnologia.
Ao focar o conteúdo na pessoa que representa o perfil de quem pode comprar da sua empresa, você conhece tão bem seus objetivos e desafios que a concretização dos negócios fica muito mais natural e fácil de ser identificada porque os esforços são direcionados aos ideais compradores. Isso evita perda de tempo e desperdício de investimento em ações que não aumentam a taxa de conversão por serem baseadas em “achismos”.
Empresas de tecnologia costumam ter o perfil B2B, mas ainda assim, quem toma as decisões, quem realiza as buscas e faz pesquisa de comparação e qualidade é uma pessoa, seja um diretor, presidente ou o próprio dono. Por isso o inbound para tecnologia é fundamental: ele garante que a estratégia em torno do conteúdo e da reestruturação do site, redes sociais e toda comunicação com seu público seja objetiva e ofereça exatamente aquilo que ele quer e precisa.
Usuários de serviços de tecnologia estão sempre buscando novidades que possam lhe dar mais vantagem competitiva, aumentar sua produtividade ou trazer mais resultados. O inbound também te auxilia a não perder nenhuma novidade do setor de tecnologia, que nem precisamos lembrar, é uma área que muda rápido e constantemente.
Se você concluiu que investir em inbound marketing pode ser a melhor alternativa para fortalecer sua estratégia de crescimento está na hora de começar.
O principal ganho pode estar não só no potencial aumento de vendas e faturamento, mas em possíveis expansões e parcerias que venham agregar ainda mais valor para sua empresa.
O primeiro passo é avaliar seu negócio sob um olhar profissional e experiente para não perder tempo ou investimento. Aqui, na Agência Inbound, você pode solicitar gratuitamente uma análise de como sua empresa pode crescer e de que forma o inbound marketing vai auxiliar nessa jornada. Peça agora mesmo o seu diagnóstico e aproveite os benefícios que a inovação do inbound marketing pode trazer para sua empresa de tecnologia.