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Inbound marketing para empresas de software e tecnologia

8/nov/2016
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Inspiradas pela economia e praticidade, cada vez mais empresas de todos os portes e setores procuram e contratam serviços de tecnologia, o que é animador para quem vende. Mas, junto com o aumento da procura, cresce também a concorrência. Você sabe como o inbound marketing pode ajudar sua empresa de tecnologia a crescer em oportunidades de negócios e se destacar?

Em primeiro lugar é interessante notar que o próprio inbound marketing é fruto da tecnologia, já que a metodologia se baseia nas informações obtidas pela navegação e interações dos usuários por meio de mecanismos de buscas, mídias sociais, site, blog etc, além de ser medida com a ajuda de softwares, armazenamento de dados, oferecer serviços por meio da automatização de e-mail marketing, entre outros pontos.

A tecnologia é essencial para a metodologia inbound tanto em big data quanto no business intelligence, portanto, o inbound não existiria sem tecnologia. E, felizmente, as estratégias de inbound para tecnologia podem retribuir à altura pela cooperação.

O que o inbound pode fazer pela minha empresa de tecnologia?

O objetivo do inbound marketing é conhecer a pessoa que deseja conversar com sua empresa, educá-la sobre o mercado de atuação e fazer com que ela passe de um estranho atraído por um conteúdo ou mecanismo de busca para um visitante, lead e depois cliente satisfeito e promotor dos seus serviços. Durante esse processo você prova que é expert no assunto e conquista a confiança dos visitantes e leads.

Para isso acontecer, é feito um raio-x da estratégia digital da empresa, desde a análise do site e sua estrutura e conteúdo, até otimização de palavras-chave, estratégia de redes sociais considerando publicações, promoção de conteúdo e relacionamento, entre outros passos, tudo documentado e seguindo uma programação arquitetada para atingir uma meta estabelecida.

E como todo esse trabalho se traduz em resultados? Vamos às vantagens.

O inbound para tecnologia pode melhorar o ROI

O retorno é fundamental nas empresas de tecnologia, principalmente porque muitas recebem investimentos externos por inspirar confiança nos investidores, que por sua vez, querem ver os ganhos. E mesmo as que se mantém somente com o próprio capital de giro, precisam garantir seu crescimento para serem competitivas em um mercado onde a concorrência só tende a crescer. Você verá como o retorno sobre o investimento é garantido não isoladamente, mas em todos os benefícios que o inbound para tecnologia oferece conforme falamos sobre as demais vantagens.

Inbound marketing ajuda na otimização das taxas de conversão

Essa vantagem costuma chamar a atenção de quem investe em inbound marketing para sua empresa de tecnologia. Calibrar a taxa de conversão é sinônimo de precisão, o que é fundamental para ser bem-sucedido no mercado. Se você vende serviços que oferece efetividade em praticidade e precisão, tem que fazer a lição de casa e garantir que a própria empresa trabalhe desta forma.

Conhecer o público ideal (sua buyer persona), falar sua língua e entregar a oferta ou informação que ele precisa no momento ideal faz com que a taxa de conversão aumente. Sem dúvidas, o ROI também é otimizado quando a empresa faz o uso correto do inbound marketing para aumentar as taxas de conversão.

Inbound marketing aumenta as oportunidades de negócios

Já destacamos como o inbound marketing é uma pesquisa minuciosa do seu cliente ideal e que ela permite que sua empresa o conheça, converse com ele e otimize o ROI. Você já sabe a importância de atender às demandas e o inbound para empresas de tecnologia tem a estratégia digital ideal porque leva muito a sério a otimização de buscas, por exemplo.

É por meio da análise das buscas e das interações que você fica sabendo o que as pessoas estão questionando na sua área de atuação, seja de software de serviços, gerenciamento de dados, aplicativos, armazenamento em nuvem ou qualquer solução tecnológica que você ofereça. O que o público quer, quais são suas maiores dificuldades?

Essas e outras dúvidas serão sanadas pela sua empresa e daí podem surgir outras oportunidades que você percebe que o mercado ainda não está atendendo. Sair na frente e antecipar tendências é sempre uma vantagem inquestionável em tecnologia.

Inbound marketing oferece soluções compatíveis com a procura

Ao focar o conteúdo na pessoa que representa o perfil de quem pode comprar da sua empresa, você conhece tão bem seus objetivos e desafios que a concretização dos negócios fica muito mais natural e fácil de ser identificada porque os esforços são direcionados aos ideais compradores. Isso evita perda de tempo e desperdício de investimento em ações que não aumentam a taxa de conversão por serem baseadas em “achismos”.

Empresas de tecnologia costumam ter o perfil B2B, mas ainda assim, quem toma as decisões, quem realiza as buscas e faz pesquisa de comparação e qualidade é uma pessoa, seja um diretor, presidente ou o próprio dono. Por isso o inbound para tecnologia é fundamental: ele garante que a estratégia em torno do conteúdo e da reestruturação do site, redes sociais e toda comunicação com seu público seja objetiva e ofereça exatamente aquilo que ele quer e precisa.

Conhecimento das tendências do setor através do Inbound Marketing

Usuários de serviços de tecnologia estão sempre buscando novidades que possam lhe dar mais vantagem competitiva, aumentar sua produtividade ou trazer mais resultados. O inbound também te auxilia a não perder nenhuma novidade do setor de tecnologia, que nem precisamos lembrar, é uma área que muda rápido e constantemente.

Quero expandir meu negócio e aumentar os resultados. Por onde começar?

Se você concluiu que investir em inbound marketing pode ser a melhor alternativa para fortalecer sua estratégia de crescimento está na hora de começar.

O principal ganho pode estar não só no potencial aumento de vendas e faturamento, mas em possíveis expansões e parcerias que venham agregar ainda mais valor para sua empresa.

O primeiro passo é avaliar seu negócio sob um olhar profissional e experiente para não perder tempo ou investimento. Aqui, na Agência Inbound, você pode solicitar gratuitamente uma análise de como sua empresa pode crescer e de que forma o inbound marketing vai auxiliar nessa jornada. Peça agora mesmo o seu diagnóstico e aproveite os benefícios que a inovação do inbound marketing pode trazer para sua empresa de tecnologia.



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