No entanto, entre os muitos setores que podem se beneficiar dessas práticas, o ambiental se destaca como um dos mais promissores atualmente. Isso está acontecendo porque, à medida que a conscientização sobre a importância da sustentabilidade cresce, cada vez mais empresas estão buscando incorporar práticas ambientalmente responsáveis em seus processos ⎯ um movimento que abre novas oportunidades para a evolução de negócios que prestam esse tipo de serviço ou oferecem soluções relacionadas.
É justamente aqui que o marketing emerge como uma poderosa ferramenta para promover essas organizações, permitindo que elas comuniquem o que fazem, como agregam valor no mercado e como podem ajudar outras empresas a implementar a sustentabilidade em suas operações.
Porém, se você ainda não está convencido de que essa é uma boa opção para o seu negócio, continue acompanhando a leitura e descubra 4 motivos que provam que investir no marketing para empresas ambientais funciona.
Marketing e o mercado: quais as oportunidades disponíveis para empresas ambientais?
Antes de entender por que o marketing é tão relevante nesse meio, vamos olhar para o mercado, afinal, nada melhor do que números para comprovar fatos, não é mesmo?
Bem, hoje vivemos um cenário global marcado por eventos climáticos extremos, que sublinham a necessidade urgente de mudança de comportamento e revisão das “antigas” práticas empresariais baseadas no modelo linear. Além disso, a ascensão das diretrizes ESG (Environmental, Social, and Governance) também está destacando a sustentabilidade como um pilar fundamental para o sucesso e a longevidade de organizações dos mais diversos segmentos ⎯ Inclusive, já há várias pesquisas que evidenciam essas afirmações.
De acordo com dados divulgados na Época Negócios, 57% dos executivos afirmaram que estão em processo de redesenhar seus modelos de negócio para serem mais sustentáveis, e esse movimento ainda é acompanhado por uma série de ações concretas: mais de 80% das indústrias adotaram medidas para reduzir a geração de resíduos, o consumo de energia e o uso de água, buscando não apenas a conformidade regulatória, mas também a eficiência operacional e a valorização ambiental.
O Panorama ESG de 2024 ainda corrobora com esses achados, mostrando um crescimento expressivo na mudança dos pilares ambientais, sociais e de governança dentro das companhias. O estudo revelou que 71% das empresas agora adotam práticas alinhadas ao conceito, um aumento significativo de 24 pontos percentuais em relação ao ano anterior.
Esses números evidenciam que a busca por soluções ambientais está e, provavelmente, continuará em alta nos próximos anos, abrindo espaço para que provedores de serviços e soluções dentro do setor ambiental possam se destacar no mercado e apoiar companhias de outros segmentos a atingirem suas metas de sustentabilidade.
Então, o que é preciso para tornar isso uma realidade? Simples: investir em estratégias de marketing.
4 motivos que provam o quão valioso é investir em estratégias de marketing para negócios do segmento ambiental
Quando pensamos em estratégias de marketing para empresas ambientais, não falamos de qualquer ação, mas sim de táticas que sejam coerentes com a forma como essas companhias atuam e que possam mostrar o real valor das suas soluções.
O inbound e o flywheel, por exemplo, são duas opções que se mostram muito promissoras nesse cenário. Na prática, enquanto o inbound tem o potencial de atrair leads qualificados ao mesmo tempo, em que favorece a consolidação da marca nos meios de comunicação online mais relevantes; o flywheel é implementado para gerenciar essas entradas e melhorar as taxas de conversão através da boa experiência do cliente.
Vale lembrar ainda que ambas as ações podem ser combinadas. Ao adotar uma abordagem de flywheel junto a uma estratégia de conteúdo robusta e focada em inbound marketing, as empresas ambientais podem melhorar seu posicionamento nos rankings de pesquisas do Google e estabelecer-se como referências no mercado, atraindo novos clientes e potencializando seus resultados.
Dito tudo isso, já dá para entender brevemente porque investir nessas estratégias é tão valioso, não é mesmo? Mas as vantagens não param por aí e também incluem:
1. A construção de autoridade e confiança
Empresas que comunicam de maneira eficaz o valor dos seus serviços e/ou produtos ganham credibilidade e se posicionam como autoridades no mercado. Publicar estudos de caso, relatórios de impacto ambiental e outros conteúdos educativos ajuda a construir confiança entre os consumidores e outras partes interessadas. Quando um negócio é visto como líder em seu mercado, ela não só atrai mais clientes, mas também estabelece parcerias estratégicas e recebe maior apoio dos seus stakeholders.
2. A diferenciação da concorrência
No competitivo mercado atual, diferenciar-se da concorrência é crucial, mas através da adoção das estratégias de marketing adequadas, as companhias ambientais têm mais facilidade para evidenciar seus diferenciais e ganhos atrelados aos seus serviços por meio dos conteúdos publicados. Posteriormente, este diferencial competitivo pode ser um fator decisivo na escolha dos consumidores, que enxergam com clareza como determinada solução atende exatamente o que eles buscam.
3. O aumento da lucratividade
Já citamos que o inbound marketing é uma maneira de aumentar a geração de leads qualificados, ou seja, potenciais clientes que já têm interesse no que a sua empresa oferece e estão mais propensos a se converterem em clientes reais. No entanto, esse ganho ainda se desdobra, resultando em um funil de vendas mais eficiente, com uma maior taxa de conversão e um melhor retorno sobre o investimento (ROI), ou seja, lucratividade.
4. O impacto positivo na sociedade e meio ambiente
Por fim, investir no marketing não traz benefícios apenas para o próprio negócio, mas também para a sociedade e o meio ambiente. Isso porque ao destacar como é possível adotar a sustentabilidade no dia a dia corporativo, as empresas ambientais ainda ajudam a aumentar a conscientização sobre essas questões e incentivam comportamentos responsáveis. Isso contribui para a construção de uma sociedade mais informada e engajada na luta contra as mudanças climáticas e outros desafios ainda vistos na preservação dos recursos naturais.
Como elevar a presença da sua marca com estratégias de marketing ambiental
De fato, o marketing vem se provando como uma tática muito importante e eficiente para aquelas companhias que desejam ser vistas e buscam atrair novos clientes por meio das estratégias digitais. Porém, os benefícios atrelados a essa iniciativa se tornam muito mais palpáveis quando se conta com o apoio de quem entende do assunto.
Nesse cenário, a Agência Inbound Ambiental vem se destacando ao ajudar empresas do setor a crescerem com previsibilidade por meio de estratégias comprovadas, growth frameworks e adoção de tecnologias para impulsionar as três áreas de crescimento: Vendas, Marketing e Sucesso do Cliente.
Nossa experiência estratégica de mais de 13 anos é o que tem nos posicionado como profissionais preparados para oferecer soluções e conhecimento compatíveis com as principais martechs do mercado, levando segmentos ambientais a conquistarem um patamar influente sobre sua área.
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