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Potencial do inbound marketing para instituições de ensino

22/mar/2017
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O inbound marketing tem muito em comum com as instituições de ensino: ambas utilizam suas metodologias para educar as pessoas. Enquanto as instituições transferem seu conhecimento para formar alunos, o inbound informa o público para que ele tome a melhor decisão. Mas qual é o real potencial que o inbound marketing tem para oferecer entre as instituições de ensino?

A área de educação é um dos setores com muita concorrência nos dias atuais, desde as escolas infantis de base até as universidades. Felizmente não faltam potenciais clientes que pretendem aprimorar seus conhecimentos e buscar as melhores instituições, mas nem sempre é simples atingir os resultados. Por outro lado, um mercado de trabalho acirrado faz com que as pessoas busquem se qualificar para aumentar suas chances e essa é uma excelente oportunidade para as escolas. Mas como é possível atingir as metas e ter melhores resultados?

Por onde começar a estratégia de inbound para minha instituição

A aplicação da metodologia de inbound marketing começa com o estabelecimento das metas. É preciso conhecer os objetivos da instituição para que o planejamento tenha início. Em seguida, uma análise detalhada das estratégias atuais ajuda a identificar os erros e os pontos críticos que precisam ser melhorados, por exemplo, site, blog, redes sociais, comunicação com visitantes, leads e clientes, além da sinergia entre a equipe de marketing e vendas. O autoconhecimento é essencial para que a empresa seja bem-sucedida em suas estratégias de inbound marketing.

Outro passo fundamental antes de colocar a mão na massa para turbinar o conteúdo está em conhecer o perfil do cliente ideal. Um público-alvo costuma ser mais aberto, generalizado; no inbound marketing vamos além e traçamos um perfil mais personalizado porque só assim é possível direcionar a comunicação para as pessoas que se encaixem nesse perfil. Esse perfil é chamado de buyer persona e ele é imprescindível para sua estratégia ter o efeito desejado.

Jornada do comprador e a metodologia inbound marketing

Jornada de compra

Antes de concluir uma compra ou aquisição de serviços, o consumidor passa por fases até tomar uma decisão, conhecida por jornada do comprador:  

  • Consciência
    No primeiro momento ele está buscando alguma informação para resolver o seu problema, mas ainda não tem muito conhecimento a respeito do que precisa. Por exemplo: como eu posso ter mais chances no mercado de trabalho?

  • Consideração 
    Neste estágio ele já sabe do que precisa, mas não tem certeza do que deve optar. Seguindo o exemplo:
    sei que fazer um novo curso de administração é uma forma de qualificação.

  • Decisão
    Na terceira etapa ele está pronto para se tornar um cliente, só resta escolher de qual empresa (estágio de decisão). Mais ou menos assim: vou fazer uma especialização em administração, qual instituição me oferece o melhor custo-benefício?

Para cada uma dessas fases será preciso adotar um conjunto de ações de inbound marketing, que irá depender dos objetivos da instituição e do perfil de sua buyer persona. Mas não são apenas fatores que influenciam as ações de inbound: elas são guiadas pelos quatro elementos da metodologia, que são atração, conversão, fechamento e encantamento.

A importância dos elementos do inbound marketing para instituições de ensino

Na fase de atração, o visitante acaba de chegar ao seu site ou blog por meio de mecanismos de buscas ou redes sociais. Para essa fase a estratégia será voltada para otimização do conteúdo para buscas, postagens de blog relevantes e de qualidade, além de promoção e interações nas redes sociais. O foco do inbound é sempre levar o visitante adiante, portanto, o próximo passo é que ele se torne um lead.

Para converter o visitante em lead, obviamente na fase da conversão, serão considerados formulários para obter mais informações sobre o lead, além de landing pages com ofertas e calls to action, que visam induzir o leitor a tomar alguma ação (como preencher o formulário, visitar outras páginas do site ou blog, interagir nos comentários ou compartilhar o conteúdo em suas redes sociais etc). Até esse momento não é oferecido nenhum curso porque o lead ainda não está no momento de decisão, ele está buscando informação. Por enquanto o objetivo é educar as pessoas sobre a importância de se atualizar ou fazer seu primeiro curso, demonstrando expertise e conquistando sua confiança.

O fechamento é o momento crucial, quando todo o esforço dedicado deve mostrar o resultado esperado, quando os leads se tornam clientes. Para isso acontecer é preciso nutrir os leads com informações relevantes sobre o curso, enaltecer a importância da educação para a qualificação e desenvolvimento profissional e pessoal etc, através de e-mails e CRM, por exemplo. Quando o lead se mostrar decidido a adquirir o serviço, então é o momento de lhe mostrar suas melhores ofertas, condições de pagamento, custo-benefício e diferenciais frente à concorrência.

A última e não menos importante fase é a do encantamento. O aluno pode se tornar seu promotor espontâneo, que fala bem da instituição, interage, compartilha seu conteúdo, indica os cursos aos amigos e até poderá fazer mais um curso. É hora de monitorar a repercussão, realizar pesquisas de satisfação, entre outras ações. E não pense que acaba aí: as estratégias de inbound nunca acabam. Depois de fechado o ciclo é importante analisar todas as ações, medir e repetir o que dá certo.

As vantagens de adotar a metodologia inbound para sua instituição

A metodologia inbound, em suma, tem o objetivo de guiar sua buyer persona desde o momento em que ele conhece sua escola até se tornar um cliente tão satisfeito com sua prestação de serviço que passa a promover sua marca. E o melhor é que é possível aplicar essa metodologia independentemente do porte da instituição, que pode tirar proveito das vantagens das estratégias:

  • A internet é o lugar mais eficaz para se comparar serviços, principalmente de educação
  • O retorno sobre o investimento é satisfatório
  • Instituições de ensino têm muito conhecimento para compartilhar e passar confiança
  • A longo prazo a credibilidade da escola só tende a aumentar com o crescimento do nível de satisfação dos alunos

Assim como já acontece em uma instituição de ensino qualificada, o inbound marketing é eficaz quando sua aplicação é planejada e analisada a todo o momento a fim de encontrar melhorias. Procure suporte profissional para sua estratégia de inbound e conquiste alunos apostando no que seu negócio já acredita: educar as pessoas. Fale com a Inbound!


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