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Como o inbound marketing pode ajudar sua instituição de ensino a vender mais

8/mar/2017
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Apostar no método tradicional de marketing, principalmente ignorando as estratégias de marketing no meio digital, não tem surtido o efeito que as instituições de ensino esperam e precisam para conquistar os resultados. Isso porque a forma com que as pessoas procuram por cursos, sejam profissionalizantes, especializações, cursos livres ou de idiomas, entre outros, mudou muito. Se antes era preciso ter muito dinheiro para investir em grandes mídias, como rádio, TV e jornais de grande circulação, felizmente hoje o cenário é diferente.

É possível alinhar uma estratégia de marketing para aumentar as vendas sem necessariamente dispor de alto montante de capital para investir. Estamos falando do marketing online e especificamente da metodologia testada e comprovada em oferecer resultados: o inbound marketing.

O que o inbound marketing faz para gerar resultados das instituições

O inbound marketing tem a grande vantagem de oferecer às instituições de ensino informações valiosas sobre o perfil do aluno. Se antes investir em publicidade para mídias de grande circulação era a única alternativa para tornar a escola conhecida, hoje isso pode não significar muita coisa em termos reais de resultados, além de não ser muito efetivo em relação ao potencial estudante.

Os comerciais atingem um público muito pulverizado, sem foco, sem ter retorno. Hoje em dia a internet é uma poderosa ferramenta que auxilia na decisão dos aspirantes a escolher um curso, portanto, é na internet que as instituições que querem acompanhar o desenvolvimento tecnológico devem garantir sua presença.

Ter uma relação mais próxima com quem a instituição quer conversar e com quem quer ouvir o que ela tem a oferecer é muito útil para aumentar as vendas. Mas apenas estar presente com um site, blog e redes sociais não é suficiente. O inbound marketing permite uma aproximação efetiva com o perfil ideal do público, mas desde que a metodologia seja aplicada da maneira correta, sempre analisada e aprimorada.

Quais as vantagens do inbound marketing em relação ao marketing tradicional

Algumas práticas do marketing offline tradicional foram transferidas para as digitais, como por exemplo, correspondências não solicitadas com propagandas e oferecimento constante de ofertas quando as pessoas não estão interessadas ou estão longe de ser o público ideal destas ações. No cenário digital, o spam incomoda muito e a insistência de e-mail marketing não solicitado acaba tendo o resultado oposto do que o esperado pelas instituições. E o próprio conteúdo durante a navegação tem sofrido mudanças com os bloqueadores de publicidade e configurações de privacidade, ou seja, não dá para confiar a estratégia digital da sua escola só nisso.

Falando especificamente de promoção da instituição, a principal vantagem é que o inbound marketing concentra seus esforços online, onde estão os estudantes, que passam grande parte do seu tempo na internet, seja em sites, blogs ou nos aplicativos de redes sociais. Vamos ver como o inbound marketing auxilia na prática o aumento das vendas de cursos pelas escolas:

  • Produzindo e distribuindo conteúdo de qualidade

Instituições de ensino em geral tem o poder do conhecimento nas mãos, o que é valioso para dividir como experiência com seu público. Desta forma, a credibilidade da escola aumenta, os alunos vão falar bem dela e recomendar aos amigos etc. Isso acontece porque o inbound marketing entende o que as pessoas procuram e oferecem o que elas estão procurando no momento certo, sem incomodar com propagandas indesejadas.

  • Ajudando o estudante a tomar sua decisão

Ao promover seu conteúdo de qualidade que foi planejado e cuidadosamente estruturado, o inbound marketing promove uma conversa sincera com o estudante, sem tentar empurrar o que ele não está procurando. Se ele quer apenas entender quais são os cursos, essa é a informação que ele precisa; se chegou ao site pesquisando como o curso pode melhorar a vida dele é isso que ele vai obter, ou se já está comparando qual melhor instituição para ele se matricular, então serão mostradas todas as vantagens, de forma objetiva.

  • Integrando as equipes de vendas e marketing

É importante que as duas equipes conversem constantemente para que o tempo de ambas sejam otimizados, já que as atividades de um time interferem diretamente nas metas do outro. O inbound permite que o marketing traga leads cada vez mais qualificados para que a equipe de vendas seja mais bem-sucedida em seus contatos com os clientes.

  • Conhecendo a concorrência

Em um setor tão competitivo como o da educação, é fundamental ter conhecimento do que os competidores estão fazendo. Trabalhando com análises contínuas e apuração de dados, o inbound marketing possibilita não só entender o que outras instituições estão fazendo em suas estratégias, mas também auxilia a explorar novas oportunidades de negócios para que a sua escola esteja sempre à frente na inovação.

Quais ações podem ser implementadas para que a instituição tenha mais alunos

Como explicamos, a principal vantagem do inbound marketing está em conhecer o público de forma personalizada e específica. O perfil criado para ter essa proximidade com o público é a buyer persona, um estudo detalhado da pessoa que pode vir a se tornar aluno da escola. A buyer persona guia as atividades do inbound marketing rumo ao aumento das vendas.

Uma vez determinada sua buyer persona, a comunicação acontece desde o primeiro contato com a otimização para pesquisas nos mecanismos de busca, SEO das páginas do site, monitoramento nas mídias sociais, newsletters, e-mail marketing, criação de conteúdo, divulgação e promoção nas redes sociais. Cada etapa desses processos depende do conteúdo que precisa ser oferecido aos leads de acordo com o que ele está procurando. Depois dessa fase inicial é possível ir além nos estágios mais avançados do inbound para consolidar o aumento das vendas e conquistar a autoridade na sua área de atuação.

O inbound marketing é efetivo para aumentar as vendas das instituições de ensino porque apura quem são os leads mais qualificados e propensos a tornarem-se clientes. Com essas informações nas mãos de uma equipe de vendas treinada e preparada dentro dos pilares do inbound marketing, você pode ter certeza que o número de alunos vai crescer. E o melhor, alunos satisfeitos e promovendo sua instituição.


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