Em tempos tão modernos, onde o novo fica ultrapassado rapidamente e aplicativos e compartilhamento de dados pela internet são lançados em uma frequência frenética, fica a dúvida se o e-mail ainda é uma ferramenta eficiente.
Somos uma agência de Inbound Marketing, e os e-mails são indispensáveis em nossas rotinas e sucesso de nossos clientes. Mas ao invés de basear este artigo na minha experiência, vou baseá-lo em dados e estudos. Apresento a vocês os reais motivos do porquê a ferramenta é totalmente eficiente:
- Existe 4,3 bilhões de contas de e-mail no mundo;
- 196 bilhões de e-mails são enviados todos os dias;
- 91% das pessoas checam os e-mails todos os dias;
- 77% das pessoas preferem e-mail para comunicação em marketing;
- E-mail tem um ROI de 4.300% e é uma mídia gratuita;
- E-mail é um canal próprio e altamente pessoal;
- 47% dos e-mails são visualizados pelo celular.
O e-mail possui singularidades que nenhum outro canal de comunicação possui: ele consegue criar uma proximidade entre quem envia e quem recebe a mensagem. O que acontece é que as empresas esqueceram do atrativo principal do e-mail, que é justamente a aproximação, e resolveram disparar para quem quisesse ver (ou não), conteúdos que a maioria das pessoas nem queriam saber.
As pessoas não querem ver mensagens sem fundamento, que não são especificamente destinadas para elas, entupindo sua caixa de e-mail. O SPAM realmente não funciona, vai direto para o lixo, literalmente.
A ferramenta é extremamente eficiente, desde que você siga três passos básicos:
1. Acerte na mosca
Você tem que enviar o e-mail correto para o destinatário correto. Ou seja, o conteúdo e o contexto do e-mail têm que ter sinergia e estarem perfeitamente encaixados com o perfil do destinatário. Você tem que nutrir seus leads com as informações educativas necessárias e não com informações de venda agressivas.
2. Personalize seus e-mails
Enviar o e-mail especificamente com o nome da pessoa e por uma pessoa da empresa. É muito mais fácil deletarmos um e-mail genérico de empresa do que de uma pessoa específica. Para isso é importante segmentar sua base de dados, seja geograficamente, pelo comportamento ou por faixa etária, já que é necessário se ter bem definido quem irá receber e ler o conteúdo do seu e-mail.
3. Existe um momento certo para enviar seu e-mail
De nada adianta enviar um e-mail com informações interessantes para o público que quer saber sobre isso, mas no momento errado. Por isso é tão importante traçar uma estratégia com o público totalmente segmentado, dessa forma você sabe em qual estágio da informação o público está e consegue enviar a mensagem do que ele precisa no momento exato.
Pessoas gostam de falar com pessoas e não com robôs, então dar atenção para seu público é a chave para transformar esse contato em um excelente relacionamento pessoal.
Resumindo, verifique se o conteúdo do seu e-mail é mesmo interessante ao destinatário. Veja também se ele está priorizando o relacionamento com a pessoa que realmente se interessará pelo seu conteúdo e no tempo certo. Seguindo essas três vertentes, seu e-mail com certeza terá resultados positivos.
Está na hora de deixar o atendimento robotizado de lado e aproveitar todo o potencial dessa ferramenta, que exatamente por ser tão pessoal, é capaz de construir relacionamentos fiéis e duradouros com seu cliente.