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Smarketing: o que é e como pode aumentar sua conversão de clientes

7/mar/2016
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Foi-se o tempo em que setores de marketing e de vendas eram rivais dentro da empresa, á que atualmente uma tendência aparece cada vez mais forte: o smarketing. Caracterizada basicamente pela união dos dois setores, essa abordagem tem sido indispensável para qualquer empresa que deseje mais assertividade em suas abordagens de clientes e mais conversão. Ficou interessado? Então confira a seguir o que é e como o smarketing pode aumentar a conversão de clientes.

O que é o smarketing?

O nome pode parecer estranho, mas smarketing nada mais é do que o alinhamento de estratégias de marketing com a estratégia de vendas. O nome vem da fusão de “sales", que significa vendas, com “marketing”. Em terras brasileiras, essa técnica também é conhecida como vendarketing.

Esse alinhamento visa principalmente a unir os esforços de ambos os setores: o marketing para a atração de clientes e o setor de vendas para a conversão. O resultado final é de mais vendas, mais lucratividade e uma base maior de clientes.

Como ele funciona?

O smarketing funciona basicamente mediante uma integração entre o setor de marketing e de vendas, que passam a compartilhar informações relevantes sobre os clientes e sobre o processo de vendas como um todo.

É o caso, por exemplo, de o setor de marketing rodar uma campanha digital para a atração e geração de leads. Com a nutrição desses leads, mais preparados eles ficam para fechar a compra. Quando atingem um determinado nível de interesse, o setor de marketing repassa o contato para o time de vendas, que pode atuar de maneira mais focada e assertiva para fechar as vendas.

Assim, é necessário que eles se comuniquem e também que possuam interesses e objetivos idênticos – e, normalmente, esse objetivo é criar e aproveitar mais oportunidades de negócio. Também é importante estabelecer um contrato entre os dois setores, conhecido como SLA, em que fica definido o que cada time deve fazer e como deve ser feito.

Graças às suas características, o smarketing serve para qualquer tipo de empresa desde que haja a possibilidade de união de objetivos e metas entre os dois setores e desde que seja possível criar um acordo de serviço. Isso significa que se a empresa terceiriza seus serviços de marketing, por exemplo, a implantação do smarketing pode ser um pouco mais difícil devido à falta de comunicação e distância entre os setores.

Quais os benefícios do smarketing?

Adotar essa estratégia em sua empresa significa criar uma sinergia entre time de vendas e de marketing. Com isso, ambos os setores trabalham pelo mesmo objetivo: o de conseguir que o cliente feche o negócio. O aumento do foco nesse objetivo e a união de esforços, portanto, fazem com que esses resultados sejam obtidos mais facilmente.

Além disso, o fato de o setor de marketing entregar clientes muito mais preparados faz com que o setor de vendas precise utilizar menos recursos e esforços para fechar a mesma venda. O resultado é que não apenas o setor se torna mais eficiente, como também a conversão de vendas aumenta pelo fato de o cliente estar mais preparado para a compra.

No final, quem sai ganhando também é o cliente que recebe exatamente o que precisa no momento correto, facilitando seu processo de tomada de decisão, o que aumenta a conversão.

O smarketing é uma estratégia cada vez mais utilizada e que consiste em unir os esforços do time de marketing e de vendas em torno de um objetivo comum: o de converter mais clientes. Assim, é uma abordagem que pode ser adotada observando-se as necessidades de integração entre os setores e que levará a um maior fechamento de vendas.

Quer saber como vencer mais? Então aproveite para ler o artigo com 3 dicas de vendas que vão lhe ajudar a obter um "sim" e veja como convencer os clientes.



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