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Você está cometendo esse erro de marketing na sua empresa de TI?

25/nov/2016
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Que a tecnologia tem mudado e tende a continuar a ditar o comportamento no mundo no futuro não é novidade. Mas você sabe se a sua empresa está preparada para lidar com um público consumidor que também se transforma? Sua estratégia de marketing está trazendo os resultados que a empresa espera e que pode conseguir? Veja se sua empresa está cometendo um erro de marketing bastante comum no mercado de tecnologia. 

Por mais lógico que pareça interligar empresas de tecnologia e internet, não é difícil conhecer empresas que cometem um erro grave: a ausência online. Em tempos em que as novas gerações já nascem conectadas, não é impossível pensar que não estar presente na internet é quase como não existir. Na verdade, é impossível mesmo: sua empresa pode não ter um site, mas as pessoas podem estar falando sobre ela em alguma rede social ou até site de reclamações, se for o caso. De qualquer jeito a empresa perde se não tiver um acompanhamento online adequado: não seria ótimo saber o que falam da sua empresa por aí para poder usar isso para expandir ou apenas melhorar seu negócio? Sem dúvida seria.

Mas do que estamos falando? Toda empresa de tecnologia tem site. Isso pode estar correto, mas também só ter um site ou uma página nas redes sociais não é o suficiente por si só. É preciso ir mais longe: identificar tendências, saber o que as pessoas procuram, o que elas precisam, o que outras empresas querem de prestadores de serviços ou fornecedores de produtos de tecnologia, como se comportam, do que estão falando, suas dúvidas, medos e insatisfações. Como dissemos, a tecnologia muda e apenas ter um site sem uma estratégia adequada é como estar parado no tempo.

 

O que o inbound marketing pode fazer pela minha empresa de TI

 

Quando as pessoas buscam por serviços, produtos e marcas na internet elas se encontram em alguma das fases da chamada jornada do comprador: consciência (busca informação básica), consideração (já sabe do que precisa) ou decisão (está procurando onde comprar). A partir disso, é possível identificar suas necessidades, ouvi-las e começar uma conversa que realmente possa terminar em algo vantajoso para ambas as partes.

Então entra a relevância da metodologia inbound marketing; ela inova no que as antigas táticas de marketing e também de vendas deixaram de fazer, que é conhecer o perfil ideal do público e oferecer o que ele precisa no momento certo. Sabe quando você vai em uma loja e está só dando uma olhadinha, mas fica incomodado com a insistência do vendedor? Ou quando precisa de ajuda específica sobre algum produto, mas ninguém aparece para te auxiliar? Esses são erros comuns que equipes de marketing e de vendas continuaram a cometer nos negócios digitais.

A grande vantagem do inbound marketing é que ele atua no setor digital, que tem um valioso benefício: a troca de informações e coleta de dados registrados. Enquanto no marketing offline é muito mais complexo trabalhar com pesquisas e estudo de comportamento, no inbound os erros de marketing são facilmente identificáveis e bem menos complexos de serem corrigidos. Você pode testar o que não funciona até encontrar o que dá certo na comunicação com os visitantes do site até que eles se tornem clientes e fiéis promotores do seu serviço ou produto. Mas vejamos mais detalhadamente o que o inbound marketing pode fazer para que sua empresa não cometa mais os mesmos erros de marketing e vendas.

 

  • Promoção natural da marca: já é difícil concorrer com tanta publicidade online e a alta concorrência. Imagine sem a promoção de conteúdo, sem atrair o seu público, sem mostrar aos seus potenciais consumidores quem é sua empresa de tecnologia e o que ela pode oferecer.

 

Com o inbound marketing você consegue diferenciar quem está “só dando uma olhadinha” ou quem está ali no seu site ou blog para comparar concorrentes e escolher um provedor de serviços ou fornecedor de produtos. É muito mais fácil se lembrar e prestigiar uma marca que ajudou o consumidor como ele precisava e isso é ótimo para sua empresa.

 

  • Marketing e vendas trabalhando juntos: geralmente a equipe de marketing de uma empresa é focada somente na promoção da marca enquanto o time de vendas procura por clientes com o intuito de bater suas metas. É equivocado insistir nesse pensamento porque, como sabemos, o comportamento do consumidor mudou e a estrutura das equipes nas empresas precisa se adaptar.

 

Consumidores finais não gostam de serem incomodados com propagandas que ele não solicitou e menos ainda com ligações fora de hora. O inbound marketing cria uma ponte com pessoas que desejam falar com sua empresa, que assinam sua newsletter e querem receber mais informações. Você tem ideia do quanto isso é valioso para sua estratégia de marketing digital?

 

Quais ações de inbound podem corrigir os erros de marketing e vendas

 

Agora que já sabemos o quanto é importante não apenas ter um site ou páginas nas redes, mas também uma estratégia traçada para atingir as metas, veja alguns benefícios em que o inbound marketing proporciona para as equipes de marketing, vendas e, claro, para ajudar a empresa a se destacar entre a concorrência:

 

  • Conhecer o perfil ideal do seu potencial comprador
  • Explorar a performance da concorrência
  • Diagnosticar se o seu site é efetivo e se agrada os visitantes
  • Otimizar o conteúdo com técnicas de SEO
  • Trazer mais visitantes e aumentar as chances de conquistar mais clientes
  • Usar as redes sociais corretamente para gerar resultados
  • Criar valor para a empresa e melhorar o relacionamento pós-venda
  • Conquistar leads mais preparados para serem convertidos em clientes

 

Achou complicado demais e acredita que não teria tempo de investir em inbound marketing? A má notícia é que se continuar pensando dessa forma, sua empresa pode ficar para trás e deixar de crescer, mas a ótima notícia é que você deve lançar mão de profissionais preparados para te ajudar na estratégia de inbound marketing da sua empresa de TI. O que você espera que uma agência de inbound marketing faça pela sua empresa? Fale conosco.



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