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8 estratégias para atrair leads qualificados em Fintechs

14/abr/2022
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Atrair leads qualificados em fintechs requer a implementação de estratégias e ações digitais muito bem planejadas, tendo em vista que este mercado se torna cada vez mais competitivo, diversificado e com mudanças de comportamento a todo momento.

Não é à toa que muitas empresas investem em suas campanhas, mas ao longo do tempo, não alcançam os resultados esperados, encontram gargalos no processo de vendas e não geram retornos satisfatórios com seus conteúdos.

Sendo assim, qual seria então o segredo para uma eficiente geração de leads qualificados em fintechs e que passos a sua empresa deve seguir? Para essa e muitas outras questões sobre o tema, separamos algumas dicas certeiras a seguir.

Continue a leitura e tome nota!

1.  Analise como a mensagem está sendo absorvida

Apenas definir a persona ideal para a sua fintech não é suficiente para entender o que ela quer e como quer suas soluções. É preciso ir além ... compreender, de fato, suas dores e desejos e, principalmente, saber “levar a mensagem” no formato e jeito que ela espera.

A comunicação eficiente e dentro da linguagem adequada é fator imprescindível em uma campanha de sucesso, sendo responsável por atrair leads qualificados em todas as etapas do processo de vendas.

Ou seja, se você “acertar” na linguagem, definir bem os perfis a serem trabalhados e conseguir transmitir a mensagem desde a etapa de atração, os próximos passos até a conversão já serão muito mais fáceis.

 

2. Diversifique os formatos de conteúdo

O consumo de conteúdo não é só uma questão de preferência, mas também se trata de tendência e de comportamento.

E hoje, comprovadamente, o formato de conteúdo mais consumido ao redor do mundo é de vídeos e imagens, muito graças ao advento das redes sociais.

No entanto, isso não elimina a necessidade de se trabalhar também conteúdos em textos e em outros formatos, já que cada tipo de estratégia poderá agregar valores diferentes e atrair leads qualificados por diferentes canais.

Logo, a dica é diversificar! Em outras palavras, busque pulverizar suas ações e estratégias de conteúdo pelos mais diversos meios que o ambiente digital oferece e, claro, mensure resultados e aposte naqueles canais que mais lhe geram retorno.

 

3. Demonstre Thought Leadership

Na tradução para o português, thought leadership se refere a uma ideia de se tornar uma autoridade no assunto, ou seja, a de vender uma imagem de que você domina aquilo que faz.

E isso tem total relação com a geração de leads em fintechs, já que se você alcança um patamar de confiança e referência no mercado, a tendência é de transmitir mais credibilidade e, assim, atrair e converter um público cada vez maior para abrir contas, contratar serviços, depositar seus rendimentos etc.

 

4. Comprove impactos reais na vida dos clientes

De maneira bem simples e direta esse tópico pode ser resumido a: mostre, não conte. 

Muito mais do que inovação e tecnologia, as fintechs oferecem soluções mais modernas, práticas e inteligentes aos seus clientes em relação aos bancos convencionais. De uma forma resumida, o grande trunfo dessas empresas é “desburocratizar” e “simplificar” a vida do consumidor.

Logo, se quer gerar e atrair leads para a sua fintech, tenha esse objetivo em mente, mas claro, o faça valer na prática.

Ou seja, busque diferenciais, funcionalidades e recursos que, de fato, gerem impactos positivos na vida dos clientes, como vantagens financeiras, economias, ganhos maiores, praticidade, usabilidade etc.

 

5. Use dados para desenvolver campanhas personalizadas e segmentadas

O uso da Inteligência de Dados é outro fator crucial para a geração de leads qualificados em fintechs ou instituições financeiras  – ou em qualquer outro setor de atuação.

Hoje, já é possível trabalhar com plataformas e ferramentas tecnológicas capazes de mensurar e filtrar dados essenciais de diferentes mercados e, na prática, isso pode ser encarado como uma verdadeira “mina de ouro” para a definição de campanhas eficientes de marketing.

Logo, invista em uma cultura data driven em todos os departamentos, descubra onde se concentram e quem são seus leads, trabalhe com base em dados e informações atualizadas e explore seus mercados de forma direcionada.

 

6. Experimente e otimize conteúdos atuais

Uma das principais características do mercado de fintechs se refere à dinâmica e às mudanças contínuas de comportamentos. Logo, manter-se atualizado é uma estratégia obrigatória para quem deseja sobreviver e se destacar nesse cenário em constante movimento.

Assim, no que tange ao marketing de conteúdo, é fundamental atualizar e otimizar suas publicações no mesmo ritmo em que o mercado se move, trazendo sempre textos atuais e com a devida relevância para o lead.

 

7. Foque em experiências

Já notou que grandes fintechs de sucesso oferecem mais experiências e vantagens pessoais do que serviços e produtos em si?

E essa estratégia é fundamental também para atrair e converter mais leads qualificados em seu negócio, já que o público está muito mais interessado no que a empresa pode oferecer como satisfação, do que em números propriamente dito.

Então, por exemplo, enquanto bancos convencionais brigavam por longas datas para saber quem oferecia a “anuidade mais barata”, hoje as fintechs ausentam seus clientes de qualquer tipo de cobrança do tipo. 

O mesmo vale para soluções – e experiências – como: investimentos simplificados, rendimentos especiais, aprovação de crédito sem burocracia, serviços bancários pelo smartphone etc.

 

8. Aposte na automação de marketing

Por fim, se quer atrair leads qualificados em fintechs, invista na automação de sua campanha de marketing.

Em outras palavras, é preciso analisar de perto os resultados de suas estratégias implementadas, avaliar as taxas de conversão de leads, melhorar continuamente suas ações, eliminar gargalos e expandir os fatores que geram melhores resultados.

Hoje, isso é possível a partir de ferramentas específicas de automação de marketing e vendas, do qual empresas e agências especializadas conseguem definir melhor suas campanhas e mensurar resultados de forma eficiente e prática.

Em resumo, essas são 8 dicas essenciais sobre como atrair leads qualificados em fintechs na prática e porque são tão essenciais nos dias de hoje, em que o mercado se torna cada vez mais contraído e com soluções muito competitivas entre as empresas.

O que acha dessas estratégias? Elas fazem sentido para os desafios vistos no setor?

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