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Como apresentar seu relatório de marketing para CEOs e diretores

Larissa Godoy
28 de Fevereiro de 2024
por Larissa Godoy
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Ter boa comunicação é um requisito e habilidade importante para todo profissional de marketing. Afinal, um dia normal envolve reuniões com fornecedores, projetos internos e até mesmo produção de vídeos para canais online. Mas, tem um tipo de atividade que tem o poder de nos deixar inquietos: as apresentações de resultados para diretores. 

Encontros com c-levels e CEOs representam a oportunidade de demonstrar o valor das ações de marketing com insights assertivos e resultados concretos, mas captar a atenção dessas pessoas é um desafio e tanto. É preciso comunicar as principais informações no timing ideal, ser conciso, mas sem parecer que está deixando ideias relevantes de lado. E é isso o que fará você se destacar dos demais, mas como tornar esse cenário hipotético em realidade? 

Bem, como você deve saber, o processo é feito a partir de uma construção constante de boas práticas, que iremos explorar no decorrer deste artigo. 

 

A importância de adequar sua apresentação ao público

Personas, público-alvo, perfil de comprador ideal … Muitas das estratégias de marketing giram em torno de saber para quem e com quem você está falando. Algo que também se reflete nas reuniões de áreas – mesmo que todo mundo já se conheça. 

Mais do que apenas saber quem são, seus cargos e até mesmo detalhes pessoais, você como marketing deve entender com profundidade as prioridades desses profissionais. Quais são as metas cobradas dele? Como você pode apoiar a gerar mais resultados? Ou até mesmo, como você pode ajudá-los a demonstrar esses números?

Outro ponto importante está na adaptação de linguagem e enfoque dos argumentos para atender às expectativas desses líderes. Não espere que todos na sala saibam as mais recentes buzzwords e termos de marketing. Uma maneira simples que ajuda a quebrar essa barreira está na indicação de glossário ou até mesmo breves descrições. 

Para finalizar esse tópico, veja se você está fazendo essas três dicas rápidas antes e durante sua apresentação. 

  • Repassar os resultados com seu superior direito: assim vocês podem juntos mapear abordagens e evitar que ele seja pego de surpresa com algum número; 

  • Mapeie possíveis questionamentos: o ideal é estar preparado para os principais pontos que podem travar sua apresentação e baixar o interesse para os itens que você considera importantes;

  •  Crie uma narrativa engajante: busque fazer com que os participantes saiam com pelo menos uma informação nova, que de alguma maneira você os tenha impactado. 

Mesmo que seja uma apresentação interna e, por muitas vezes corriqueira, não se esqueça: saber com quem você está falando é meio caminho andado para construir uma boa impressão e alcançar seu objetivo principal. 

Leia também: Tipos de relatórios de marketing para incluir em sua análise mensal 

 

Como apresentar relatórios de marketing para diretores e CEOs 

Faça um exercício: pense em tudo o que você faz em seu dia a dia como marketing. Pensou? Bem, certamente são muitas atividades, não é mesmo? Agora, repita esse exercício ao imaginar como é a rotina de um diretor ou CEO da sua empresa. É bem capaz que ambas sejam igualmente corridas e, ao mesmo tempo, distintas.  

Isso demonstra, mesmo que de uma maneira simples, como o leque de prioridades de cada pessoa é bem diferente. Quando pensamos em uma apresentação de resultados, estamos falando de um período de uma hora em que se deve condensar meses de trabalho em menos de 20 slides. 

Por isso, a escolha de como tudo isso é comunicado pode ser decisiva para a aprovação de novas abordagens, iniciativas e até mesmo aumento de orçamentos. Então, vamos explorar algumas dicas que podem te ajudar a criar apresentações que irão render elogios. 

1. Abra a apresentação com o tópico mais importante 

Estamos acostumados a ver e fazer a divulgação de resultados em uma certa ordem: o que fizemos, como fizemos e só depois o desfecho. E é um fluxo que faz todo sentido para explicar todo o caminho tomado entre inúmeras possibilidades, mas adicionar uma etapa anterior em sua apresentação para c-levels pode elevar a qualidade dessa entrega. 

Isso porque a pirâmide de prioridades desses profissionais está focada totalmente em números. Então, comece com uma frase que condense tudo o que você irá tratar durante seus 20 ou 30 minutos de fala. 

Assim, cria-se uma primeira impressão mais forte e marcante sobre o que será explorado. 

2. Não esconda dados ruins, mas indique soluções 

Ninguém quer ser o mensageiro de notícias ruins, mas em um cenário dinâmico igual o marketing é impossível ter 100% de aproveitamento. Por isso, quando você se deparar com números abaixo do planejado, busque apresentar insights com possíveis soluções e indicações de como melhorá-los nos próximos passos. 

Dessa maneira, a conversa estará direcionada para uma postura proativa e não de culpa, ou até mesmo apontamento de responsáveis. Além de demonstrar na prática a aplicação do mindset ágil usado em startups e empresas de tecnologia. 

Leia mais em: Relatório de marketing: como enxergar além dos números  

3. Use dados concretos e precisos

Essa é uma dica que vai muito além das apresentações para diretores, mas que deve fazer parte de seu dia a dia.

Conforme uma pesquisa feita pela Emarsys, as empresas estão usando, em média, 91 serviços de marketing cloud. Uma situação que além de sofrer impactos na produtividade, pode também gerar dados conflitantes, silos de informações e até mesmo distrair das informações que realmente importam. 

Plataformas completas como o RD Station e HubSpot são ótimas opções por oferecerem a centralização de grande parte da jornada de compra, além de automatizar demandas que ocupam muito tempo da rotina do profissional de marketing. 

Dessa maneira, é possível construir áreas de relatórios e dashboards que dão uma visão completa e intuitiva dos KPIs e metas a serem alcançadas. 

Leia mais em: Relatório de marketing: Dicas para organizar seu dashboard na Hubspot 

 

4. Priorize elementos visuais

Essa é uma dica conhecida e difundida para todos os tipos de apresentações, mas quando falamos na exposição de resultados é importante manter a atenção da audiência focada onde você quer que esteja. 

Por exemplo, se um slide estiver com muito texto, as pessoas naturalmente irão trocar seu foco para ler o que está escrito e assim você pode precisar desacelerar o ritmo. 

Outro ponto importante está na equação tempo vs volume de informações a serem tratadas. É aconselhável que um relatório foque em trazer as principais informações de forma objetiva, com gráficos e acompanhamento de metas. 

 

5. Dê contexto aos resultados

Os números podem contar boas histórias, mas ao adicionar contexto a essas análises podemos demonstrar ainda mais valor no que foi alcançado. Dessa maneira, trazer uma base comparativa para indicar o crescimento das ações é algo que demonstra maturidade e estratégia. 

Use dados de pesquisas de benchmarking ou até mesmo histórico da empresa. Por exemplo, indicar que a geração de leads cresceu 8% é algo bom, mas ao mostrar que a média do segmento X é 5% salienta o bom trabalho realizado. 

Complemente essa dica com a anterior (priorize elementos visuais) para gerar uma boa impressão nos diretores e CEO. 

Guia Estatísticas Poderosas

 

6.  Alinhe os resultados de marketing com o plano estratégico de negócios

O objetivo central de reuniões mensais ou trimestrais consiste em demonstrar a representatividade e impacto que o marketing tem na geração de resultados para a empresa. Por isso, antes de começar a organizar sua apresentação, busque elencar quais foram as metas e objetivos traçados pela liderança e como as ações de sua equipe estão conectadas com eles a curto e longo prazo. 

Por exemplo, uma ação de branding ou backlink com portais de notícias pode ter gerado uma exposição que teria o custo de uma parte do orçamento do departamento, assim você conseguiu economizar recursos e transformar essa situação em boa publicidade. 


Dominar a arte de apresentar relatórios claros e relevantes não é algo que acontece em poucos dias. E nem em poucas reuniões. Afinal, demanda uma abordagem estratégica que conecta números a contextos que importam para as pessoas que queremos atingir, sejam eles clientes, CEOs ou até mesmo a equipe interna. 

Ao colocar as dicas que destacamos no artigo em prática, você certamente estará mais perto de encontrar uma maneira de fortalecer as atividades do marketing, garantindo sucesso e crescimento da área. 

Essa é uma jornada que não precisa ser feita sozinha. Contar com profissionais experientes adiciona ainda mais camadas de conhecimento, expertise e planejamento para as ações de marketing de sua empresa. 

A Agência Inbound tem apoiado organizações há mais de 10 anos na construção de uma abordagem mais inteligente e baseada em dados, unindo ferramentas e metodologias de sucesso para criar o ambiente ideal para o crescimento escalável. Fale com nossa equipe e veja como podemos elevar seus resultados. 



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