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Tipos de relatórios de marketing para incluir em sua análise mensal

Tania Martins
11 de Julho de 2023
por Tania Martins
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Dá para acreditar que houve uma época em que o marketing era frequentemente visto apenas como um departamento criativo e subjetivo?

Pois é, acompanhando o movimento atual do mercado, é impossível pensar nesta área como um setor baseado somente na intuição, afinal, nos dias de hoje, os profissionais de marketing têm espaço para assumir um papel estratégico, utilizando recursos que os auxiliam a obter insights para impulsionar as vendas e o negócio como um todo.

Justamente partindo deste princípio que, nos últimos meses, muito tem se ouvido falar sobre o data driven marketing, um conceito que envolve o uso de métricas e dados para guiar cada passo futuro.  

No entanto, somente coletar todos os números das campanhas já realizadas não basta. A cultura data driven também requer a inteligência por trás dos dados, de modo com que possamos encontrar as melhores formas para captar as informações, interpretá-las e, sobretudo, torná-las claras e compreensíveis por qualquer pessoa que tenha acesso a elas, especialmente àquelas envolvidas no poder de decisão.

Dito isso, nada melhor do que recorrer aos diversos tipos de relatórios de marketing, não é mesmo?

 

6 tipos de relatórios para incluir em sua análise mensal 

 

Uma pesquisa realizada pela consultoria americana Invesp constatou que 64% dos executivos de marketing “concordam plenamente” que o data driven marketing é crucial, porém 54% também afirmam que seu maior desafio para o sucesso dessa estratégia é a falta de qualidade e integridade dos dados.

Isso acontece porque, em muitos casos, as equipes não compreendem como combinar as informações – e isso dificulta todas as etapas seguintes: análise, interpretação e transformação dos dados em insights de valor.

A resposta para este desafio está em encontrar o relatório de marketing pertinente às ações que foram empregadas e, claro, ao que as equipes desejam saber sobre cada uma delas. Mas a boa notícia é que, atualmente, há tipos específicos para cada caso. Confira:

  • Relatório geral de marketing 

 

Assim como o próprio nome sugere, esse tipo de report fornece uma visão geral, contemplando todas as atividades de marketing para mostrar se os esforços estão apoiando as metas de crescimento do negócio sem adentrar em detalhes individuais.

Basicamente, aqui devem ser analisados 7 principais KPIs:

  1. Visitas 
  2. Leads 
  3. MQLs
  4. Taxa de Conversão do funil
  5. Origem dos leads 
  6. ROI 
  7. Campanhas destaques do mês 

 

Veja que, por se tratar de um relatório geral de marketing, ele não contempla indicadores de vendas, como oportunidades e clientes, por exemplo. Assim, também não se corre o risco de haver confusão entre as informações, afinal, o foco é facilitar a identificação dos canais, campanhas e tipos de tráfego que estão tendo um melhor desempenho.

Uma análise como essa também permite a identificação de períodos de alta ou baixa, facilitando o entendimento do que causa esses picos.

 

Template Calculadora de ROI

 

  • Relatório de SEO 

 

Um relatório de SEO – ou relatório de mecanismo de pesquisa (SEM), como também é conhecido – traz uma visão mais específica sobre indicadores de tráfego. Esse tipo de análise é ideal para monitorar visitas orgânicas e pagas, posição de classificação nas SERPs, e estratégias gerais de palavras-chave.

O Google é hoje o maior navegador do mundo em termos de pesquisas, registrando uma média de 8,5 bilhões de buscas por dia. No entanto, também é um mecanismo que muda constantemente seus algoritmos para classificação de páginas - isso significa que, se uma empresa não monitora seu site, seu blog e todos os seus outros canais de conteúdo, certamente ela ficará para trás.

Portanto, um relatório de SEO deve incluir dados referentes a:

  • Posicionamento da própria marca;
  • Posicionamento de concorrentes; 
  • Volume de busca das palavras-chave mais relevantes; 
  • Posicionamento dos seus links para cada palavra-chave de interesse.

 

Esses são fatores que auxiliaram a identificar se é necessário fazer novas atualizações ou até mesmo criar novos materiais para elevar a presença da marca online.

 

  • Relatório de Marketing de conteúdo 

 

Interligado ao relatório anterior, este é um report complementar que se volta diretamente para o blog. 

Os blogs são excelentes portas de entrada para um primeiro contato do consumidor com uma marca, por isso se faz tão necessário olhar para os conteúdos veiculados nele, avaliando a quantidade de acessos, quais temas foram mais consumidos e quais tiveram melhor engajamento. 

Sintetizando tudo isso, em um relatório de marketing de conteúdo, os KPIs chaves a serem analisados são:

  • Visitas por página
  • Tempo médio de visitas
  • Clicks nos CTAs 
  • Bounce rate
  • Compartilhamento 

 

O valor destes dados está em revelar o que a base de consumidores prefere ler e, portanto, permite identificar quais temas futuros trarão resultados mais significativos.

 

Leia mais: Como gerar mais leads em seu blog em 90 dias



  • Relatório de E-mail Marketing  

 

É fato que os e-mails marketing são fundamentais para estreitar a relação com público, divulgando informações sobre o negócio, novas ofertas ou até mesmo conteúdos que sejam relevantes para eles. Mas por mais que seja uma estratégia ampla, também é fundamental identificar quais assuntos ou temas performam melhor, quais públicos estão mais engajados, e como anda a qualidade da base de contatos.

Para isso, os relatórios de e-mails precisam contemplar:

  • Taxa de abertura 
  • Click rate e click through rate (CTR) 
  • Tempo de leitura 
  • Assuntos mais clicados 
  • Unsubscribe (cancelamentos de assinatura)
  • Hard e soft bounces

 

Assim como na criação de conteúdos para o blog, este report também facilita o entendimento sobre o que a base de contatos prefere consumir, além de proporcionar uma visão clara sobre motivos que levam ao cancelamento de assinaturas.

 

Leia mais: 23 Métricas que devem estar em um relatório de marketing digital

 

  • Relatório de Campanhas  

 

Mais importante do que criar campanhas atrativas para o público, é avaliar os resultados obtidos em cada estratégia. Esse cenário faz com que os relatórios de campanhas sejam considerados um dos principais, pois coloca uma lupa nas ações desenvolvidas no mês, concentrando dados que indicarão se vale continuar, escalar ou até mesmo mudar o foco. 

O ideal, neste caso, é criar relatórios específicos para cada campanha, como:

  • Datas especiais ou sazonais 
  • ABM 
  • Marketing Afiliado 
  • Nutrição ou ativação de contatos

 

Independentemente da estratégia, o report deve trazer um panorama completo sobre ela, como as impressões, o tráfego gerado, os custos envolvidos e claro, os contatos novos e/ou vendas obtidas.

 

  • Relatório de mídia paga 

 

Atualmente, tem sido comum o uso de anúncios para captar novos clientes, divulgar materiais avançados e aumentar o número de vendas, a depender do ramo de atuação. Logo, todas essas campanhas de mídia paga também devem ser monitoradas.

Independentemente se a escolha é divulgar nas redes sociais (anúncios no LinkedIn, Facebook, TikTok ou Instagram), ou optar pelo Google (rede de display, rede de pesquisa, YouTube Ads, etc), as campanhas de tráfego pago são um dos pilares de estratégias de marketing digital, por isso, é importante incluir no relatório dados, como:

  • Número de cliques e cliques de conversão; 
  • Taxas de conversão;
  • Custos (CPC);
  •  Visibilidade do anúncio. 

 

Mais do que mostrar o que tem dado certo ou não, um relatório de mídia paga é fundamental para guiar investimentos futuros.

 

Os benefícios que um relatórios de marketing agregam a um negócio

 

Com tudo que dissemos até aqui, já deu para perceber que os relatórios são a chave para o sucesso das estratégias de marketing, afinal, os reports mensais são excelentes maneiras de estabelecer se as metas foram, ou estão caminhando para serem atingidas. 

No entanto, acompanhar os resultados de suas ações, também facilitará:

  • O acompanhamento da jornada dos clientes desde o primeiro ponto de contato;
  • O alinhamento entre os resultados de marketing e vendas; 
  • A tomada de decisões no futuro, que passam a ser baseadas em dados.

 

Em outras palavras, essa é uma habilidade inerente aos profissionais desta área, seja para provar suas ações pessoais ou para o crescimento da empresa, justamente porque é através de relatórios visuais e bem estruturados que se pode mostrar como os esforços de marketing estão sendo efetivos.

 

Como criar relatórios de marketing bem estruturados

 

Depois de ter entendido quais reports criar mensalmente e o valor que eles têm a oferecer, a pergunta que fica é: como criar esses relatórios?

Bem, atualmente, existem diversas ferramentas que já possuem esses relatórios pré-estruturados ou mesmo permitem a criação de modelos conforme as informações necessárias. 

A exemplo, o próprio Google Analytics reúne dados concisos sobre os anúncios realizados na plataforma e até mesmo o volume e dificuldade de posicionamento em cada palavra-chave. 

A HubSpot também é uma plataforma que já possui abas específicas para mensurar contatos, tráfego, campanhas e outras informações pertinentes a respeito de e-mails, conteúdos do blog, vendas, contatos, etc.

Fato é que, mesmo que acompanhar e captar dados seja um processo ainda visto como complexo, a tecnologia está ao dispor para tornar as informações mais visuais, facilitando o entendimento e deixando a apresentação mais fluida e agradável - tudo o que é necessário para transformar dados em estratégias de valor.

Se você quer saber mais sobre o tema, não deixe de acompanhar nosso blog e compartilhe sua experiência com nossa equipe seja aqui, nas redes sociais ou por e-mail!

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