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Como empresas de tecnologia podem crescer com o inbound marketing

14/dez/2016
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O que uma empresa de tecnologia que não tem uma estratégia de inbound marketing está perdendo? Para começar, a oportunidade de expandir o negócio de várias formas; também pode estar desperdiçando tempo em suas estratégias digitais, a chance de conquistar novos clientes e fidelizar os atuais, além de ficar de fora das inovações do mercado. Será que é possível reverter esse jogo e começar a ganhar na área de tecnologia com o inbound marketing?

Já podemos antecipar que sim, é possível, desde que algumas regras básicas sejam seguidas. Para começar, é necessário avaliar o cenário atual da sua empresa de tecnologia para definir as metas, onde você quer chegar em um determinado período de tempo para que seja possível determinar o que precisa ser feito.

É muito importante ter estabelecido um prazo para atingir essas metas pois só assim será possível seguir inovando rumo aos objetivos maiores. Para se chegar a uma mudança em 1 ano, por exemplo, é possível medir o desenvolvimento a cada 3 meses. Assim, se algo estiver fora dos trilhos no primeiro trimestre, há tempo hábil de consertar para os 3 meses seguintes e assim por diante.

Como o inbound marketing ajuda minha empresa de tecnologia a crescer

Você sabe que uma das principais características de serviços e produtos tecnológicos gira em torno de ações centradas, objetivas e que mostrem resultados, muitas vezes rápidas e sempre precisas. Portanto, a própria empresa de tecnologia precisa ter essas características em seus valores e estrutura de funcionamento. Conheça alguns exemplos de como o inbound marketing age para impulsionar a expansão de uma empresa de tecnologia:

  • Criação de conteúdo de qualidade

Em todas suas ações o inbound marketing visa oferecer o conteúdo certo no momento certo: não adiantaria você oferecer um blog ensinando o que é um software de CRM para quem já é seu cliente há anos ou oferecer no primeiro contato os seus planos de assinatura para quem não tem conhecimento algum sobre a tecnologia.

Por isso o coração do inbound marketing é o conteúdo; ele é o combustível para dar início ao crescimento e precisa ter qualidade para garantir a credibilidade que sua empresa vai precisar. Veja alguns exemplos:

Blogs

Artigos que eduquem seu público sobre a área de atuação e mostre que sua empresa tem profundo conhecimento em tecnologia. Mas não se trata de apenas criar conteúdo para preencher um espaço, são textos pensados para integrar a estratégia e estruturados de acordo com a linguagem ideal. Com a metodologia inbound marketing os blogs corporativos buscam interação e engajamento considerando técnicas de otimização para os mecanismos de busca, leitura agradável, recursos de imagem que atraiam o leitor e realizem as conversões esperadas.

Infográficos 

Em tecnologia é importante contar com recursos visuais que ajudem os clientes a perceberem melhor os benefícios de um produto ou serviço ou para se informarem de assuntos que os interessem. Por exemplo, abordar um assunto que tenha termos mais técnicos e complexos fica muito mais atraente em um elegante infográfico que tenha o ritmo entre imagem e texto.

E-books

Os livros digitais têm se mostrado muito úteis no inbound marketing pela possibilidade de estruturar tópicos divididos por capítulos, como em um livro físico, mas que não precisa ser muito longo. Em alguns casos é possível transformar tópicos de blogs, editá-los e adaptá-los para o e-book, onde o visitante ou lead pode se aprofundar no tema. Em troca, é possível pedir o preenchimento de um formulário e sua empresa ganha informações valiosas.

White paper

Considerado uma versão formal dos e-books, ele pode apresentar pesquisas e relatórios técnicos baseados em problemas e soluções. É muito útil para empresas de tecnologia justamente porque as pesquisas são a base das inovações tecnológicas. Um white paper demonstra expertise e que a empresa leva a pesquisa muito a sério.

  • SEO

A otimização do conteúdo aumenta a autoridade do site e o torna referência, portanto, significa mais visitantes conhecendo sua empresa de tecnologia e você conhecendo mais sobre o que as pessoas procuram. E não se trata apenas de colocar palavras-chave aleatórias pelo texto, mas saber como aplicá-las para obter a melhor performance em todas as páginas. Otimizar o site também inclui combinar a arquitetura da informação para oferecer a melhor experiência aos visitantes de uma maneira geral. Uma estratégia de inbound marketing bem alinhada com a meta da empresa faz isso com maestria.

  • Integração entre as equipes

Falamos bastante sobre como o inbound pode ajudar as empresas de tecnologia a crescerem focando no cliente, mas é possível nutrir esse crescimento também da porta para dentro. Uma possibilidade é explorar a integração entre as equipes de vendas e marketing, também chamado de smarketing pela HubSpot. O conceito visa alinhar as metas dos times para que ambos sejam mais efetivos e produtivos em suas ações, visando o crescimento da empresa.

O marketing atrai os visitantes para tornarem-se leads e, por sua vez, a equipe de vendas torná-los clientes, certo? Mas se uma das pontas não estiver alinhada com o outro time, o trabalho de ambas equipes será inútil e todos sofrerão as consequências. Esse alinhamento do smarketing prevê comunicação aberta e eficaz, proximidade das equipes, troca de informações, feedbacks etc. E sendo uma empresa de tecnologia, sua companhia pode dar o exemplo e integrar os softwares de marketing para que os dados sejam compartilhados entre essas equipes. Conte também com os dados obtidos pelo atendimento ao cliente para melhorar cada vez mais a união dos times.

E então, resta dúvida de que sua empresa pode deixar de perder tempo e começar a crescer com o inbound? Estes são só alguns exemplos, mas existem diversas outras formas que o inbound pode fazer a diferença: melhorando a cultura da empresa, levando inovação, ajudando a detectar novas oportunidades de negócios, entre outras.

O crescimento das empresas de tecnologia depende de uma meta claramente definida, constantemente avaliada e atualizada e de não ficar para trás nas novidades do setor, sempre atendendo às demandas do público e, principalmente, inovando. E a boa notícia é que todos esses fatores “falam” a língua do inbound marketing.

Já parou para pensar se sua empresa de tecnologia tem tido resultados com sua estratégia digital atual? Conte-nos sobre suas dificuldades e dúvidas!



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