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O futuro do marketing e comunicação com o uso da IA

Agência Inbound
21 de Março de 2023
por Agência Inbound
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A inteligência artificial (IA) é uma tecnologia em constante evolução que está transformando a forma como as empresas e agências de comunicação conduzem suas estratégias de marketing. Essa tecnologia vem avançando e se tornando cada vez mais popular, em especial pois permite que os negócios personalizem seus esforços comunicacionais, de maneira mais eficiente e inteligente. 

Mas, o que o futuro reserva para o uso da IA no marketing e na comunicação? Quais são as tendências que o mercado pode esperar? Neste artigo, iremos explorar essas questões e muito mais.

Pronto para entender o que vem por aí?

A Inteligência Artificial e o futuro da comunicação como um todo

A IA está transformando a forma que as empresas têm para alcançar e interagir com os seus públicos. Um dos exemplos de área onde essa tecnologia está mudando o jogo é no campo da personalização

Com esses novos recursos possibilitando a coleta de dados e a análise de clientes em tempo real, as companhias possuem uma amplitude de informações que ajuda no entendimento dos seus interesses, necessidades e comportamentos.

Com base nessas informações, os profissionais podem criar campanhas muito mais personalizadas, certeiras e segmentadas, que ressoam de forma mais positiva e eficaz com seu público e até mesmo conseguem corrigir a rota caso algo esteja errado ou com resultados abaixo do esperado. 

Ainda no âmbito comportamental, o avanço das tecnologias já permite analisar sentimentos. Por meio da análise de dados e processamento de linguagem natural, as empresas podem monitorar a opinião dos consumidores sobre sua marca, produtos e serviços nas redes sociais e em outras plataformas online. 

O diagnóstico pode ajudar a identificar tendências, oportunidades e desafios, permitindo que as empresas respondam rapidamente e ajustem suas estratégias para atender às necessidades e expectativas dos clientes. Esse recurso é de grande valor até mesmo para monitorar a reputação da marca, identificar problemas de satisfação do cliente e tomar medidas corretivas antes que se tornem questões maiores.

Um outro ponto que vem sendo transformado é a forma como as empresas lidam com o atendimento ao cliente. Com a automação de processos por meio de chatbots e assistentes virtuais, é possível responder a perguntas comuns de forma imediata e eficiente, melhorando a experiência do usuário e reduzindo custos operacionais.

Essas novas ferramentas de atendimento podem ser programadas para entender a linguagem natural, permitindo que os clientes façam perguntas e recebam respostas que parecem genuínas e personalizadas, mesmo que sejam geradas por um software, automaticamente.

Com a evolução contínua, podemos esperar ainda mais mudanças no futuro do marketing e da comunicação como um todo:

  • Personalização mais refinada, com as empresas capazes de fornecer experiências ainda mais próximas para seus clientes;
  • Linguagem mais alinhada ao que usamos rotineiramente, humanizando as respostas das máquinas;
  • Automação presente e ampla em diversas ações.

 

A IA e os novos softwares e lançamentos

Um dos softwares mais populares e utilizados no campo da IA é o chatbot, um programa de computador que usa a inteligência artificial para conversar com as pessoas. Eles são frequentemente usados em sites e aplicativos para responder a perguntas comuns e realizar tarefas simples e são especialmente úteis para empresas que recebem muitas perguntas ou consultas de clientes, simplificando respostas e o dia a dia da equipe de Customer Experience.

Além dele, os assistentes virtuais são outro recurso de IA que está ganhando popularidade. Esses assistentes são dispositivos controlados por voz, como a Siri da Apple ou a Alexa da Amazon.

Eles podem realizar tarefas como fazer uma chamada telefônica, enviar uma mensagem de texto, obter informações sobre um produto ou serviço, fazer uma reserva em um restaurante e muito mais, apenas com comandos de voz.

Isso significa que os clientes podem interagir com as empresas sem precisar digitar ou navegar em um site ou aplicativo, tornando a experiência mais conveniente e intuitiva. 

Além disso, as empresas podem usar a IA por trás da Siri e da Alexa para coletar e analisar dados sobre seus clientes, permitindo que elas personalizem suas ofertas e campanhas de marketing de acordo com as necessidades e interesses individuais de cada um.

O machine learning, um subconjunto da IA que permite que os sistemas aprendam e melhorem por conta própria, sem a necessidade de programação manual, permitindo que as empresas possam criar campanhas de marketing mais eficientes e de melhor performance com o tempo, à medida que seus sistemas aprendem mais sobre o público-alvo e suas preferências. 

Com essa alternativa, é até mesmo possível otimizar o processo de compra, fornecendo recomendações personalizadas aos clientes com base em seu histórico e comportamento de navegação na web, o que ajuda não só a aumentar as taxas de conversão, mas também a melhorar a experiência do usuário.

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O futuro da IA no marketing e comunicação

Como vimos ao longo do texto, essa tecnologia tem funções extremamente amplas que tornam a sua utilização na comunicação extremamente promissora, com a oferta de mais oportunidades para personalização, automação e análise de dados e muitos outros pontos a serem explorados. À medida que ela continua a evoluir, as empresas podem esperar ainda mais aberturas e novidades.

Pensando nas tendências emergentes possibilitadas pela IA, temos, com grande destaque:


Análise preditiva: uma técnica que usa algoritmos para analisar dados históricos e identificar tendências e padrões. Com esse método, as empresas podem prever o comportamento do consumidor e criar campanhas de marketing otimizadas com base nesses resultados, auxiliando na identificação de novas oportunidades de vendas, antecipação das necessidades do cliente e aumento da eficácia e performance das ações de forma geral.

Uso da IA para criação de conteúdo: parte fundamental das estratégias comunicacionais, com a ajuda da IA, as empresas podem gerar conteúdo textual ou visual de forma mais rápida e eficiente, utilizando plataformas como a OpenAI, que lançou recentemente uma ferramenta chamada GPT-3, que pode gerar conteúdo em uma variedade de formatos, incluindo artigos, histórias, slogans e muito mais.

O ponto de questionamento, porém, neste item é sobre a qualidade do conteúdo desenvolvido, como os buscadores irão identificá-los e até mesmo a necessidade de revisão e acompanhamento humano, visto que a expertise dos redatores e designers é fundamental nesta etapa. 

Melhora na experiência do cliente: permitindo, como já vimos, a personalização em tempo real baseada em seus interesses, comportamentos e histórico de compras, isso influencia e ajuda as empresas a criar relacionamentos mais fortes e duradouros com seus consumidores, aumentando a fidelidade do cliente e a retenção.

Publicidade programática: um método automatizado de compra e venda de anúncios em tempo real. A IA é usada para analisar os dados do usuário em real time e decidir qual anúncio exibir com base em informações como idade, localização e histórico de navegação do usuário, gerando a oportunidade para as empresas criarem anúncios mais relevantes e otimizados para cada usuário.

O uso da IA na comunicação está caminhando para um futuro cada vez mais automatizado, personalizado e eficiente. Com o avanço da tecnologia, espera-se que ela seja capaz de realizar tarefas cada vez mais complexas e sofisticadas, e que a interação com os usuários ocorra de forma mais natural e humanizada. 

Vemos que essa tecnologia está apontando para uma vertente cada vez mais omnichannel, permitindo que as empresas estejam presentes em diversas plataformas e canais de forma integrada e coesa.

Pontos importantes

A IA está mudando a forma como os profissionais conduzem suas estratégias de marketing. Com a ajuda da tecnologia, as empresas podem personalizar seus esforços de maneira mais eficiente, além de automatizar tarefas, analisar dados e até mesmo criar conteúdo de forma mais rápida.

Cabe a cada um entender as aplicações e possibilidades que essas novidades oferecem e entender a melhor forma de colocá-las em prática, sempre lembrando que o lado humano nunca deixará de estar presente e ser necessário para melhorar as performances.

É visível como essa tecnologia ainda está evoluindo e podemos esperar ainda mais avanços, permitindo que as empresas e agências de comunicação que abracem a transformação com o equilíbrio, o conhecimento e a ética necessários terão uma vantagem competitiva em um mercado cada vez mais concorrido e em constante evolução.



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