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Quando aplicar o Growth-Driven Design no meu site e quando refazê-lo do zero?

Agência Inbound
29 de Setembro de 2022
por Agência Inbound
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Manter um site relevante e funcional é a base para estar no digital. E cumprir esse objetivo pode demandar esforços e ferramentas específicas. Quando os números passam a cair, o design ou estrutura se tornam ultrapassados e atingir as metas se torna cada vez mais difícil, é comum que se façam duas perguntas:

1. Devo refazer meu site por completo?
2. Quais ferramentas ou técnicas usar para repará-lo?

 

Deixar seu site chegar ao ponto em que se torna quase invisível é um erro e pode, inclusive, causar prejuízos, já que ferramentas de buscas, como o Google, costumam punir empresas que não possuem seus endereço web atualizados e atrativos para os visitantes (entre outros atributos),  deixando o site longe da página inicial nas pesquisas – o que limita as chances de ser notado.

Felizmente, há métodos capazes de recuperar a atenção do seu público e aprimorar as partes mais técnicas — como o posicionamento nos mecanismos de pesquisa e o carregamento das páginas. Junto do Inbound Marketing, uma das melhores e mais eficientes metodologias é o Growth-Driven Design, sobre o qual falaremos a seguir. 

 

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O que é o Growth-Driven Design e qual sua relevância?

A tradução do termo Growth-Driven Design condensa bem seu conceito: design orientado para o crescimento.

Trata-se de um planejamento contínuo e cíclico de melhorias no site, desde as linhas de código até o design das páginas com que os usuários mais vão interagir.

Esse método parte da premissa de que a era digital acontece num ritmo cada vez mais acelerado, sem freios; se estagnar não só representa um atraso, mas também traz certas consequências a sua empresa.

O GDD se baseia em:

  • Crescimento constante e escalabilidade;
  • Agilidade e fluidez para as equipes de vendas e marketing;
  • Usabilidade atrativa para a persona;
  • Redução de riscos e recursos. 

 

Isso é possível graças aos fluxos planejados por toda a equipe (marketing, vendas, design e desenvolvimento), onde podem identificar melhorias através de análises de evoluções internas e também de usabilidade e resposta do mercado.

 

Quando o Growth-Driven Design é a melhor opção para seu site?

O Growth-Driven Design é orientado a propósitos e, antes de aplicar o método ao seu site, observe alguns dos sinais que podem indicar sua necessidade.

  • As metas centrais não estão sendo atingidas

 

Vender, aumentar a lista de contatos, fortalecer a imagem da marca: o site deve ser estratégico e servir a objetivos intencionais e básicos para a empresa. Quando esses alvos não estão sendo atingidos, formas de superar os obstáculos se tornam urgentes.

Com o GDD, muitos desses desafios, originados na página web da empresa, podem ser prevenidos ou atenuados, como a chegada de leads não qualificados pela falta de entendimento sobre o que sua empresa realmente faz.

 

  • O design de interface está ultrapassado e pouco atrativo

 

Atualizar constantemente os layouts das páginas, seja em detalhes, os adequando à identidade visual do negócio, é essencial para reter a atenção dos visitantes. Sempre centralizado na persona, o design do seu site não pode parar no tempo, tampouco ser confuso, genérico ou insosso.

 

Leia mais: A importância do Web design do seu site e blog para alavancar os negócios

 

  • O site se tornou “invisível” aos mecanismos de busca

 

O SEO e o GDD caminham juntos, pois as redes de pesquisa, sobretudo o Google, priorizam sites com design organizado, conteúdo otimizado e o menor tempo de carregamento possível. Quando esses parâmetros estão alinhados, o que se ganha é o topo das primeiras páginas de resultados de busca.

 

  • As páginas não convertem mais os leads

 

O sucesso das vendas e fidelização dos clientes depende das etapas anteriores, incluindo principalmente converter visitantes em leads. Formulários não preenchidos, por exemplo, expressam a urgência de um novo mecanismo para manter o site funcionando.

 

Leia mais: Como gerar mais leads em seu blog em 90 dias

 

  • Os materiais não são baixados, os conteúdos não são lidos

 

Esse tópico se relaciona ao anterior, provando que o Inbound Marketing e o Growth-Driven Design formam a dupla que potencializa a presença do seu negócio na web.

Com 50% das vendas perdidas por falta de conteúdo disponível, apenas produzi-los, sem orientação e otimização, não é o suficiente; seus artigos, materiais, vídeos e webinars devem ser fáceis de achar, diretos, interessantes e entregar algo de valor.

 

  • O site não atrai o público certo

 

Seu site atrai todo mundo, menos seu público-alvo?

Isso pode representar problemas para as vendas, atrasos para o crescimento e escalabilidade da empresa, entre outros. A página da sua empresa na web é um cartão de visitas e deve, fundamentalmente, magnetizar as pessoas certas e o GDD também contempla esse tipo de evolução e alinhamento constante.

 

  • Não há usabilidade

 

Sites responsivos devem ser o padrão, sendo fáceis e intuitivos de navegar tanto em dispositivos mobile quanto em computadores.

Segundo pesquisa,  46% dos usuários se queixam da má navegação e dificuldade em interagir com as páginas da internet. Esse número evidencia a demanda por usabilidade nas telas, que traz conforto e comodidade para o visitante.

Outra questão importante, que tem tudo a ver com usabilidade, é a acessibilidade: disponibilizar tradutor em Libras, páginas com fácil leitura de tela para deficientes visuais e pouca dependência de cores para pessoas com daltonismo, por exemplo, tem uma boa relevância.

Esses recursos incluem mais pessoas para a audiência das suas páginas e melhora a imagem do negócio face ao público.

 

  • Os visitantes fecham a página rapidamente

 

O tempo de tela — isto é, o período em que se prende a atenção de um visitante — depende de fatores como: relevância e qualidade do conteúdo, organização dos elementos seguindo uma hierarquia de prioridades, design e tempo de carregamento.

A retenção é um importante indicador do estado do seu site; quanto mais rápido uma pessoa fecha sua página, mais rápido você deve procurar meios para resolver esse obstáculo.

 

  • As páginas demoram muito para carregar ou têm bugs e links quebrados

 

A agilidade pode ser o primeiro fator que vai fazer um usuário ficar (ou não) no seu site — se a demora for superior a 3 segundos, 40% das pessoas não esperam a página carregar a abandonam.

Somado aos bugs e links que levam a “lugar nenhum”, um tempo de carregamento elevado pode diminuir drasticamente sua audiência e, com isso, suas chances de fechar vendas.

Ao analisar esses sintomas, é possível ter um diagnóstico do seu site e passar a integrar o método de Growth-Driven Design para remediá-lo.

 

Em que casos é necessário fazer um site novo?

Há também a possibilidade de refazer uma página na web. Felizmente, poucos são os casos em que reconstruir o site do zero é a melhor escolha, demandando tempo e gastos altos. 

 

  • O stack de desenvolvimento mudou ou está ultrapassado


Alguns sites são tão antigos que utilizam no código-fonte linguagens datadas, o que acaba prejudicando o desempenho das páginas. Além disso, há situações em que algo faz com que o stack (linguagens, tecnologias e ferramentas) precise ser trocado:

  • A empresa é adquirida por outra, que utiliza processos diferentes;
  • Iniciativas de modernização e transformação digital são tomadas.

 

  • Sem um ponto de partida 

 

O GDD é um plano de constantes melhorias, mas, sem uma base já existente, não é possível estabelecer essa abordagem. 

Websites com poucos recursos, abandonados ou que nem chegaram a ser desenvolvidos em sua totalidade podem precisar de mais do que o método de Growth-Driven Design para funcionarem.

 

  • Mudança de serviço CMS 

 

O Sistema de Gestão de Conteúdo, ou CMS, em inglês, pode não ser fixo e mudar ao longo do tempo. Essa é uma mudança grande e impacta diretamente na forma como se gerencia o site.

Migrar todo o conteúdo do Wordpress para a Hubspot, por exemplo, significa transferir todas as informações e “começar” do zero, o que também dá margem para criar uma base melhor já pensada para o GDD no futuro, mantendo a continuidade de processos de melhoria. 

 

  • O website foi repaginado há mais de 2-3 anos

 

Especialistas indicam que esse é o período ideal para refazer o design de um website, pois, ao longo dos anos, as empresas mudam seus serviços e, em certos casos, até as áreas de atuação. 

Isso transforma a comunicação, o visual e a estrutura de navegação e organização digital da marca.

Numa época em que poucos segundos causam grandes impressões, a necessidade de constante atualização e desenvolvimento dos sites quer dizer, em palavras sucintas, manter-se relevante. 

O Growth-Driven Design contribui para várias frentes do negócio: escalabilidade, redução de custos por lead, estreitamento do trabalho entre as equipes de marketing e vendas, maior relevância da empresa frente ao mercado, melhor ranqueamento, mais visitantes e potenciais clientes, etc.

Para aplicar corretamente esse processo, deve-se basear em dados e planejar com as estratégias adequadas, sempre sendo um acordo entre os setores da empresa (desenvolvimento, marketing, vendas, design, etc).

A não aplicação de técnicas de GDD e Inbound Marketing impedem que seu negócio seja relevante nos mecanismos de busca? Se sim, então vale a pena refletir se é o momento da sua empresa investir em um novo site (ou uma otimização), já que, comprovadamente, realizar melhorias proporcionam uma taxa de conversão maior, encurtando a jornada do lead até a compra e reduzindo o custo de aquisição dele. Com isso, fidelizar seus clientes fica mais rápido e efetivo.

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