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Quais são os primeiros passos para migrar da RD Station para HubSpot?

10/mai/2022
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Já não há dúvidas de como as plataformas de automação são uma estratégia de sucesso para marketing e vendas, pois garantem uma gestão muito mais eficiente de todas as ações que visam cada vez mais entregar a melhor experiência ao cliente.

No entanto, para que isso ocorra de fato, essas plataformas devem atender às reais necessidades do negócio, isto é, precisam estar em conformidade com os objetivos específicos que a empresa pretende atingir. Pode acontecer, por exemplo, da ferramenta já não entregar mais a eficiência que um gestor requer para conseguir colocar suas ações e expectativas em prática. E, é nesse momento que surge a opção de migrar para uma ferramenta de marketing e vendas mais completa e integrada, como a da HubSpot, que proporciona maturidade de insights e automação avançada. 

Em vista disso, é de suma importância que as empresas entendam em qual cenário se encontram, para então decidir o momento ideal para realizar uma migração e alcançar seus objetivos efetivamente.

Se a sua empresa já está neste momento, e decidiu migrar para a HubSpot, continue a leitura e confira os primeiros passos para iniciar nessa jornada com organização e inteligência.

 

Os principais motivos que fazem as empresas migrarem da RD Station para a HubSpot

Antes de começar o passo a passo, destacamos aqui o que as empresas buscam quando decidem migrar da RD Station para a HubSpot:

  • Mais ferramentas que auxiliem nos processos das equipes;
  • Maior personalização no gerenciamento de leads;
  • Visão mais detalhada de relatórios e insights;
  • Total visibilidade da jornada do cliente;
  • Processo integrado, sem fricção.

 

Leia mais: Entenda as principais razões para migrar de RD Station para HubSpot

 

A migração da RD Station para HubSpot

Migrar da RD Station para a HubSpot não é nenhum bicho de sete cabeças, todavia, não é uma tarefa simples de ser realizada, podendo apresentar alguns desafios. Isso porque, não se trata apenas de exportar dados de um e importar no outro. Nos casos das landing pages e dos e-mails, por exemplo, os itens precisam ser criados e configurados por completo. Portanto, é crucial ter organização e um bom planejamento para que a implementação da nova tecnologia ocorra adequadamente. 

Confira agora os passos fundamentais para realizar essa migração: 

 

  • Análise e backup dos dados

 

Valide os seus dados antes de os importar, fazendo uma limpeza dos dados que estão parados há anos, o que inclui e-mails antigos, fases do funil não utilizadas, propriedades duplicadas, entre outros. Além disso, já tenha definido onde o backup ficará armazenado, seja em hardware ou nuvem.

 

  • Faça um mapeamento do que será migrado

 

Conectado ao tópico anterior, este é um ponto bastante relevante para que a migração seja executada corretamente, de maneira a ter tudo mapeado com antecedência para não atrasar o cronograma. Então, prepare um arquivo com quais etapas serão migradas, propriedades, automações, observações/histórico, conversões, fases do ciclo de vida, quem serão os donos delas, etc.

No caso de marketing, certifique-se das propriedades que serão migradas, pois elas serão o seu filtro para criação de listas e busca de informações.

 

  • Estabeleça os objetos e as propriedades de importação/mapeamento

 

Verifique todas as propriedades default do Hubspot, analisando o que pode ou não ser adicionado. Nesse caso, é possível também criar as propriedades personalizadas para os dados que não se ajustam aos campos existentes. 

Sobre os objetos contato, empresa e negócio, é importante mapear corretamente. Por exemplo: "Marcos Antônio da Silva" é um contato. "Samsung" é uma empresa. "Oportunidade ABC" é um negócio. Ao migrar para a Hubspot, eles devem estar associados para facilitar o gerenciamento e busca de informações.

  

  • Crie as automações, propriedades e campos obrigatórios na Hubspot em cada objeto, preparando sua conta para receber dados

 

Após análise, mapeamento e definição de tudo que será migrado, é preciso criar os itens na Hubspot, nos módulos corretos. Como exemplo:

Marketing: criar emails, landing pages, automações, chats, social media, anúncios etc.

Vendas: criar pipelines com as etapas, campos obrigatórios, automações, tarefas etc.

 

  • Faça upload do arquivo na Hubspot mapeando corretamente os dados

 

Finalmente, chegou a hora de migrar os dados. É claro, antes, tenha certeza que todos os passos mencionados acima tenham sido executados adequadamente. E, então, faça o upload de contatos, empresas e negócios na HubSpot.

 

  • Faça uma revisão de todos os dados para entender se tudo está rodando corretamente

 

Após a migração, é imprescindível revisar os dados, aplicando filtros para garantir que está tudo claro. Por exemplo, quem da base já era cliente? Quem está com o status subscriber? 

Esta etapa é essencial para verificar se tudo está funcionando corretamente, sendo o momento propício para fazer ajustes e evitar surpresas.

 

Por que fazer o processo de migração com uma empresa especializada?

Apesar da migração da RD Station para HubSpot não ser um bicho de 7 cabeças, conforme mencionado, cada migração pode apresentar aspectos e recursos particulares. Posto isso, ter o auxílio de uma empresa especializada pode ser ideal para entender quais são as principais necessidades para esse projeto e criar um planejamento personalizado. 

Além disso, em um mundo onde a cada dia uma novidade tecnológica é descoberta, contar com uma empresa que acompanha a evolução dessas duas ferramentas de perto é de grande valor para você conseguir utilizar todo o potencial da Hubspot em uma migração.

 

A Agência Inbound te apoia nessa jornada

Somos uma agência parceira Diamond da HubSpot, logo, se você decidiu que este é o melhor momento para fazer a migração, nós podemos te ajudar. 

Temos uma equipe preparada para apoiar a sua empresa a executar esta tarefa com máxima organização, agilidade e inteligência, garantindo que cada parte do processo seja aplicado e flua da melhor forma, evitando futuros problemas em suas operações comerciais.

Fale com um de nossos consultores e comece a migração agora mesmo.



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