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Quais são os primeiros passos para migrar do Pipedrive para o CRM da HubSpot?

9/jun/2022
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Se você quer saber como migrar do Pipedrive para o CRM da HubSpot em sua empresa, neste post você conhecerá como fazer isso na prática e, claro, vai conhecer também as principais vantagens agregadas por essa estratégia.

O CRM desenvolvido pela HubSpot é mais completo e dinâmico que outros softwares no mercado (incluindo o Pipedrive, por exemplo), o que permite que a sua equipe de vendas passe a contar com uma ferramenta bem mais integrada e automatizada, com recursos diversos que atendem operação e estratégia.  

Portanto, se você já reconhece todos esses benefícios e quer migrar agora para o CRM da HubSpot, não deixe de conferir as dicas até o final. Vamos começar?

 

Quando migrar do Pipedrive para a HubSpot CRM?

Por mais que o Pipedrive consiga suprir as necessidades básicas de automação das estratégias de marketing e vendas de muitas empresas, você poderá notar que o software pode apresentar certas limitações ao longo do tempo de acordo com o crescimento de demanda — seja em volume ou inteligência. E é nesse momento em que soluções bem mais completas e diversificadas no mercado se mostram uma transição acertada, como no caso do CRM da HubSpot. 

E para entender melhor quais são esses pequenos “gargalos” do Pipedrive em relação a outros CRMs, nós destacamos algumas considerações essenciais a seguir. Confira!

 

Integração de outras áreas

 

Um dos principais pontos comparativos do Pipedrive em relação a HubSpot se refere à limitação de atuação do software em certas questões, tendo em vista que o primeiro foca exclusivamente em atividades, automação e tarefas da sua equipe de vendas.

Ao contrário disso, o CRM da HubSpot permite integrar praticamente todas as demais áreas da empresa, garantindo assim uma comunicação mais eficiente, troca de dados automatizada e ações conjuntas em diferentes esferas do negócio.

 

Integrações com apps e programas

 

Sem dúvidas, esse é considerado um ponto-chave quando se pensa em migrar do Pipedrive para o CRM da HubSpot, já que este último permite muito mais integrações com outros aplicativos e programas externos, expandindo assim os recursos e funcionalidades possíveis do software. 

Para se ter uma ideia dessa vantagem, hoje, o Pipedrive permite cerca de 150 integrações, enquanto a HubSpot ultrapassa mais de 450 permissões.

 

Acompanhamento de leads

 

Se uma das principais funções do CRM é monitorar e acompanhar os leads, nada mais óbvio do que contar com recursos práticos e ágeis para tal processo, concorda?

Um ponto importante no qual o CRM da HubSpot se destaca em relação ao Pipedrive. Afinal, apesar do segundo software conseguir pontuar e qualificar todos os leads da empresa para a definição de suas estratégias, vale destacar que a HubSpot vai além disso, permitindo ferramentas mais avançadas e nativas, trazendo mais agilidade no acompanhamento dos leads.  

Fora isso, é válido ressaltar que a HubSpot consegue preencher automaticamente a importação de novos dados e contatos de potenciais clientes na ferramenta.

 

Como migrar do Pipedrive para o CRM da HubSpot?

Depois de reconhecer a hora de migrar do Pipedrive para a HubSpot, levando em consideração a superioridade de recursos e funcionalidades do segundo CRM, vamos destacar aqui um breve passo a passo para a realização deste processo.

 

1º Analisar o processo atual de vendas e aplicar melhorias

 

O primeiro passo para a migração se baseia em uma análise geral sobre o seu processo de vendas e no diagnóstico dos gargalos que citamos no tópico anterior.

Ao perceber que migrar do Pipedrive para a HubSpot poderá agregar inúmeras melhorias e novos recursos, essa é a hora de realizar o procedimento e comparar os benefícios que o novo software proporcionará ao seu time.

 

2º Adaptar o processo novo às potencialidades da HubSpot

 

Com um maior conhecimento da nova ferramenta e de suas possibilidades de integração, uma dica é “cair dentro” de todo o potencial da HubSpot e usufruir de cada recurso disponível, conforme as necessidades de suas ações e estratégias.

 

3º Atualizar o banco de dados

 

Essa é uma etapa importante, já que cabe à empresa definir que ação tomar com o banco de dados ao migrar do Pipedrive para o CRM da HubSpot. 

Afinal, é possível limpá-lo por completo e importar novos dados pelos recursos da nova plataforma ou migrar apenas contatos básicos, o que pode ser feito por meio de planilhas comuns.

Por outro lado, se a ideia é migrar também históricos e atividades, nesse caso será necessário você precisará estabelecer uma estrutura adequada para evitar a perda de dados no processo, mapeando corretamente cada objeto.

 

4º Estruturar os arquivos para importação

 

Aproveitando o gancho anterior, o CRM HubSpot conta com recursos bem simples e práticos para a importação de dados para a plataforma, garantindo um processo seguro, rápido e fácil.

 

5º Preencher o modelo de importação e obter os dados

 

Contar com uma migração organizada permite que sua equipe tenha agilidade e praticidade na importação de dados, otimizando o uso do CRM da HubSpot desde os primeiros momentos. 

Por isso, conhecer previamente os campos que cada ferramenta possui, sua nomenclatura e preencher corretamente efetiva todo esse processo para que tudo ocorra como o previsto. Profissionais de TI e especialistas em ferramentas são valiosas fontes de informações para guiar a equipe desse projeto. 

 

6º Realizar testes antes da importação final

 

Testar antes de importar todos os dados é uma forma de prevenir perdas e erros durante o processo, o que torna o procedimento muito mais seguro e garantido para a sua empresa.

 

7º Envolver a equipe no planejamento da migração

 

Migrar do Pipedrive para o CRM da HubSpot  é um processo fácil e simples de se realizar. No entanto, recomenda-se envolver toda a equipe durante esse planejamento, assim como acompanhar e treinar adequadamente cada membro da equipe para o uso eficiente da nova ferramenta.

 

8º Fazer um inventário dos dados finais importados

 

Por fim, é muito indicado realizar um inventário completo dos dados importados entre os dois CRMs para se ter a certeza de que a migração foi concluída com sucesso e sem perdas de informações durante o processo.

Além de todos estes passos para a migração do Pipedrive para o CRM da HubSpot, outras dicas se fazem necessárias, tais como:

  • Lembre-se de desativar workflows, alertas e plugins no CRM antigo, para que a equipe não receba dados desatualizados;
  • Confira se a empresa não continua pagando por ferramentas que não serão mais necessárias.
  • Aplique treinamentos para o time de vendas sobre o uso da ferramenta,
  • Analise se após a parte prática, é necessária ainda alguma adaptação ou otimização nova.

 

Em resumo, essas são algumas dicas e informações úteis sobre como migrar do Pipedrive para o CRM da HubSpot e suas vantagens práticas. E dessa forma, após reconhecer os benefícios dessa migração, indicamos realizar o processo por meio de um parceiro estratégico e especializado.


A Agência Inbound conta com uma vasta expertise no assunto e oferece uma equipe dedicada a realizar esse e outros tipos de migrações entre CRMs, conforme as necessidades de sua empresa. Saiba mais e converse com nossos especialistas!



Migração do Pipedrive para a Hubspot

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