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Pare de fazer isso com seus resultados de inbound marketing

Agência Inbound
05 de Janeiro de 2017
por Agência Inbound
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Sua agência de inbound marketing ou sua equipe interna buscam seguir os passos da metodologia para atingir os resultados, mas você sente que tem algo que não se encaixa: parece faltar uma ligação entre as ações e as metas.

A consequência de realizar essas ações sem objetivo claro são o automático sumiço de visitantes, leads e clientes, que não conseguem encontrar o que precisam. Mas o que fazer quando parece faltar uma estratégia nos esforços de marketing? Será que dá para parar tudo e voltar atrás? Como arrumar a casa?

Ação sem estratégia não traz resultados

Um dos problemas mais comuns que costumam atrapalhar o desenvolvimento de uma estratégia de inbound marketing é a falta de compreensão em relação às ações de inbound marketing e a estratégia em si. As ações ou táticas fazem parte de um sentido amplo, que é a estratégia. Se sua empresa está colocando em prática atividades isoladas, que não têm um elo de ligação com os objetivos do planejamento, então o sofrimento é inevitável. É uma perda de tempo para quem produz e promove o conteúdo, sem contar na falta de direcionamento para a atuação da equipe de vendas.

Não existe uma garantia de que sua estratégia possa vir a sofrer alguma falha nos resultados de marketing por falta de sintonia com os objetivos, mas tem como se prevenir de se tornar vítima de uma situação como essa. Quanto antes você conseguir identificar as falhas no processo, menos prejuízo você terá. Temos algumas perguntas que você pode fazer para identificar o que está arruinando seus resultados de inbound marketing:

  • Sua estratégia está guiando as ações de inbound marketing?

Se a estratégia não está clara e definida você nem deveria considerar que está praticando inbound marketing (e lamentamos se essa verdade foi muito dura, mas acredite, a reflexão e correção só vai ajudar os seus resultados de inbound). Sua empresa pode ter conseguido traçar a persona ideal do seu negócio, com riqueza de detalhes, mas de nada vai adiantar se não foi realizado um branding de comunicação com a persona, em como seu conteúdo e ações de inbound marketing irão desafiar seus leads a saírem da zona de conforto e começarem a contar com sua empresa.

A definição de como a mensagem do seu negócio é transmitida faz parte da estratégia. Você tem um processo bem definido ou conhece o processo de desenvolvimento de estratégia de marketing da sua agência? Se a resposta for não, o problema pode estar aí.

  • O ciclo de planejamento obedece a um período ideal?

É muito importante ter disciplina ao planejar uma estratégia para conseguir resultados em inbound marketing. Diferente do marketing tradicional, em que geralmente o ciclo de planejamento dura 12 meses, no inbound o período de planejamento é menor, o que garante maior aproveitamento dos dados obtidos e eventuais correções necessárias. Seu planejamento respeita o ciclo de 30, 60 ou 90 dias? Se o período for muito superior a mensuração é prejudicada e os resultados não vão te deixar feliz.

  • Existe otimização no processo de análise?

Você pode ter respondido positivamente até agora e achado que o diagnóstico dos resultados ruins ficaria sem resposta, mas a análise e otimização contínua também pode ser determinante para esse desperdício de oportunidades. Para que os esforços de inbound marketing não sejam em vão é preciso garantir uma estrutura de organização ao avaliar os dados e realizar mudanças no processo, se necessárias.

Mas por onde eu começo? Não existe um padrão para otimizar a análise, mas sua agência ou equipe devem considerar o espaço para reflexão e execução da otimização. Esse processo pode incluir a periodicidade da mensuração das métricas e identificação de oportunidades, não só como ocorrem essas tarefas, mas como elas são apresentadas, comunicadas, quais ações são tomadas em determinadas situações, quando agir etc.

Se seu planejamento não tem uma organização, como seriam aproveitadas as oportunidades identificadas durante a análise? Como sua equipe as comunicaria se não houvesse tempo hábil em um dia a dia geralmente tão corrido e imediato? Já imaginou quantas oportunidades seu negócio pode estar perdendo pelo caminho por falhas como essa?

  • Sua estratégia é ágil?

Eficiência e agilidade são impossíveis de separar do inbound marketing e para fortalecer esses pilares sua estratégia deve contar com o método agile marketing. Afinal, qual negócio se recusaria a acelerar a produtividade das equipes, identificar oportunidades e falhas com mais rapidez e precisão, entregar conteúdo e ofertas cada vez mais relevantes e, consequentemente, ter melhores resultados digitais? A busca por respostas rápidas e eficiente é unânime, podemos garantir isso.

O problema é que nem sempre o agile marketing está sendo adotado corretamente ou de forma completa e isso pode comprometer a estratégia. Então se sua agência ou equipe já adotou o agile marketing você deve se perguntar se isso está sendo feito da maneira correta. Os valores estão sendo seguidos? A equipe está trabalhando de acordo com os resultados? As métricas estão guiando as táticas e eliminando o que não tem funcionado? Permitir erros no agile marketing é algo que você definitivamente precisa parar de fazer com seus resultados.

Dica: se o diagnóstico final te deixou preocupado é porque você leva a sério o investimento que faz para atrair melhores resultados com sua estratégia de inbound marketing e sabe que não pode ignorar essas questões. O ideal para interromper esse ciclo de ações desorientadas, que não estão te entregando o que você gostaria é passar a estratégia a limpo. Você e sua equipe poderão se surpreender com essa tarefa, ajustar pontos importantes e seguir um caminho de sucesso.

Aqui na agência somos movidos por desafios, como criar estratégias e atrair bons resultados. Para saber mais sobre como podemos te ajudar a enxergar uma recuperação com o inbound marketing, entre em contato conosco.


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