O termo ‘growth marketing’ não é algo necessariamente novo no universo de marketing, aliás é bem provável que muitos profissionais já tenham entrado em contato com esse conceito.
Afinal, à medida em que as empresas buscam novas oportunidades de crescimento, o setor responsável por comunicar essas empreitadas também precisam evoluir suas estratégias.
No entanto, mais do que apenas conhecer uma nova abordagem, líderes de marketing devem mergulhar em todas as suas possibilidades, alinhando expectativas e objetivos a serem alcançados.
O que é Growth Marketing?
O Growth Marketing – também conhecido como marketing de crescimento – é uma estratégia com foco de crescimento acelerado de uma empresa ao trabalhar ao longo de toda a jornada de um cliente, desde a aquisição até sua retenção.
Ele gira em torno de táticas criativas e orientadas por dados para entender os objetivos únicos de cada público, testando diferentes abordagens com agilidade com alto nível de personalização.
Leia mais em: Growth Marketing e Data Driven: como construir uma estratégia escalável
Diferenças entre Growth Marketing x Marketing Digital
Toda vez que uma nova estratégia ou tática é apresentada para os profissionais de marketing, naturalmente surge uma dúvida: o que ele traz de diferente do que eu já faço?
Comparado com o marketing digital, o growth marketing tem uma abordagem mais focada nos negócios que vai além do guarda-chuva atual da área, apoiando e implementando ações a partir de uma visão ao longo de diferentes departamentos – desde produto, vendas e operações.
Seu grande diferencial está mais na visão estratégica do que os métodos de fato, já que muitos são itens que já conhecemos, como testes A/B, e-mails personalizados e a análise de dados. Isso porque, ao descobrir atalhos para o crescimento da empresa, espera-se encurtar os ciclos de inovação através de esforços contínuos, colaborando para a estruturação de um ecossistema mais ágil e integrado.
Marketing Digital tradicional |
Growth Marketing |
|
Objetivo Principal |
Aumentar a visibilidade da marca e gerar leads |
Crescimento rápido e sustentável de usuários e receita |
Abordagem |
Estratégia a longo prazo com foco em campanhas |
Teste e aprendizado contínuos com ciclos curtos de experimentação |
Foco |
Aquisição de novos clientes |
Aquisição, engajamento, retenção e recomendação |
4 Benefícios do Digital Growth Marketing
Como pudemos ver, o growth marketing não é uma abordagem limitada a uma única técnica ou canal. Uma característica que reflete os resultados gerados e seu impacto em sua empresa – a curto e longo prazo.
De maneira imediata, profissionais podem identificar rapidamente caminhos e como otimizar campanhas para atingir mais pessoas. A médio e longo prazo é possível obter insights por meio de testes contínuos, criando histórico de confiança e impactando uma cultura de experimentação. Mas a lista não para por aí.
1. Decisões baseadas em dados
Não há como falar sobre growth marketing sem a importância dos dados para a implementação de toda a estratégia. Por se propor ser igualmente baseada em testes e focada em negócios, aplicar análises quantitativas em todas as etapas do processo se torna uma peça fundamental para fazer escolhas bem informadas e reduzir riscos.
E isso pode representar algo ainda maior: a mudança de cultura da equipe, da área e até mesmo da empresa toda.
Leia mais em: Relatório de marketing: como enxergar além dos números
2. Aumento de retenção e conversão de clientes
Com a entrega constante de valor mesmo depois do fechamento da compra, as empresas podem se posicionar como fontes de confiança e manter uma relação a longo prazo, aumentando a lealdade de seus clientes e mantendo-o engajado em sua experiência.
Além disso, é possível apresentar outros serviços e produtos a esses clientes, e assim, ampliar a receita obtida.
3. Maximiza ROI
A promoção de crescimento sustentável em conjunto com uma abordagem focada em dados permite que os profissionais responsáveis tenham o histórico completo de cada ação desenvolvida, podendo assim otimizar cada ponto de contato e provar seus resultados. O que consequentemente vai de encontro com a demanda dos executivos – e até mesmo conseguindo o buy-in em futuras ações.
4. Rápida resposta às tendências do mercado
O surgimento de novas tecnologias como a IA tem movimento praticamente todos os setores do mercado, mas principalmente como as pessoas estão se comportando, até porque mesmo que seu marketing seja focado no B2B ainda precisamos lidar com dores, objetivos e necessidades dos indivíduos que irão utilizar seu produto e daqueles que têm o poder de decisão.
Por isso, contar com uma abordagem que dá insights em alta velocidade permite identificar essas situações logo de início e se trazer a soluções que façam sentido.
Leia mais em: Growth Marketing: a chave para o crescimento escalável de empresas B2B
Como apoiar a implementação do Growth Marketing
Investir em uma abordagem nova merece sempre uma dose de cautela (ainda que isso não deva parar seus planos). Para isso, é importante saber como o growth marketing anda lado a lado com o framework AARRR desenvolvido por Dave McClure, profissional que introduziu esse método para mapear a jornada do consumidor e otimizar cada etapa.
O framework visa guiar os profissionais a fazerem as perguntas certas e planejar de um ponto de vista prático as melhores maneiras de estabelecer suas ações. Ele considera os estágios do funil, como:
- Aquisição: como os clientes encontram você?
- Ativação: como os clientes experimentam o valor do seu produto ou serviço?
- Retenção: os clientes voltam para usar o produto repetidamente?
- Indicação: os clientes contam a seus amigos e colegas sobre seu produto ou serviço?
- Receita: como seus clientes são monetizados?
Tendo isso como um bom ponto de partida, um profissional de marketing pode começar a desenvolver o seu plano seguindo alguns passos básicos que irão ajudar a estabelecer a expectativa e o efeito a ser conquistado, como:
1. Avaliação do status atual
É tentador começar com 110%, mudando tudo e estabelecer uma nova maneira de trabalhar, mas antes se pergunte quais são os maiores facilitadores, o que pode travar seus planos, e se há braço para atender a sua demanda.
Por isso, o melhor é priorizar uma área por vez e assim conseguir a aprovação (e orçamento) para escalar em um futuro próximo. Adicione esses pontos em seu checklist:
- Quais são as três maiores oportunidades de crescimento atualmente?
- Quais delas estão mais alinhadas com a visão geral de negócios da empresa?
- Onde mais podemos gerar valor?
Tire um tempo para conversar com pessoas de diferentes áreas e visões, como vendas, customer experience, operações e executivos e assim entender melhor como implementar o growth marketing.
2. Definição de objetivos e metas
Agora é o momento de olhar com mais profundidade no que se espera do growth marketing e como você irá definir se alcançou os resultados.
É bem provável que você tenha saído da sessão de avaliação com uma boa noção do que isso significa, mas não esqueça de conectar com os KPIs e métricas que irá mapear, assim todo o caminho será mais tranquilo e você poderá confirmar teorias e hipóteses com menos fricção.
Afinal, essa é a principal vantagem dessa estratégia, não?
3. Criar uma abordagem de dados
Para tomar decisões rápidas e assertivas é fundamental ter informações que garantam uma visão igualmente detalhada e geral, permitindo que você tenha tudo o que precisa para propor novos testes à medida que os resultados chegam ou até mesmo sob a demanda dos executivos.
Isso também significa que você deverá adotar os dados em como comunicar suas ações, usando os números para avaliar toda a jornada do cliente e pontos que podem ser melhorados.
4. Desenvolvimento de cultura de experimentação
Além dos números, leve em consideração as pessoas – isso inclui sua equipe, outros departamentos que você influenciará, além de gerentes e diretores que aprovarão suas ideias.
Então, para fomentar a experimentação em sua empresa, incentive testes contínuos e hipóteses baseadas em dados em todas as campanhas, promovendo a curiosidade e a aceitação de erros como parte do aprendizado. Estabeleça métricas claras para medir o impacto das ações e crie um ambiente colaborativo onde a equipe compartilhe insights e resultados regularmente.
5. Adoção de ferramentas
Para fazer senso de tudo isso não tem como fugir das ferramentas de automação. Mas tão importante quanto usar uma, está na escolha de qual irá te acompanhar. Afinal, você precisará acompanhar seu cliente em todas as etapas da jornada de compra – desde o primeiro contato até o pós venda e sua experiência durante o contrato.
Entre algumas das ferramentas que você pode contar estão:
- Hubspot,
- RD Station,
- SemRush,
- Hotjar,
- Google Analytics, entre outros.
O importante é selecionar as opções que melhor se adequam aos processos que você já tem, diminuindo a fricção e o tempo de aprendizagem – que geralmente não temos, não é mesmo?
O growth marketing é aquela estratégia que atrai a atenção de profissionais de marketing focados em tornar suas operações ainda mais efetivas e de executivos que querem conectar o negócio às ações do departamento.
Apesar de ter diretrizes simples, sua implementação depende de um ponto importante: a cultura focada em dados e testes. Assim, todos os resultados poderão ter um impacto real e duradouro para as empresas.
A Agência Inbound conta com uma equipe especializada nas mais diversas abordagens do marketing digital para que você possa desenvolver ações de alta performance, criando assim a base para o sucesso a longo prazo. Marque uma conversa e veja como.