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Retrospectiva 2016: O nosso ano de inbound marketing

21/dez/2016
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Chegou o final de ano e não podemos deixar de citar a nossa percepção sobre os acontecimentos sobre esse universo fascinante: o marketing digital. A retrospectiva, mais do que um rito de passagem, é um exercício essencial para o crescimento natural e sadio de uma empresa ou pessoa. Dar um passo para trás e analisar as ações realizadas após um ano inteiro é uma maneira de enxergar o resultado de nosso esforço construído dia após dia e a longo prazo. Por isso, fique atento às informações sobre o nosso ano de inbound marketing.

Ao final do ano de 2015, todas as tendências apontavam para um 2016 mais conectado, personalizado e cheio de desafios. E foi exatamente o que vimos. As tendências mais listadas incluíam a predominância do conteúdo, agora em formato de vídeo, bem como a maior utilização de softwares de automação por equipes de marketing, a necessidade de ter o SEO (Search Engine Optimization) alinhado aos resultados online e, também, a importância da utilização das redes sociais nas estratégias de marketing digital. Incrível como se cumpriu!

Entretanto, há algo que nunca deixa de ser tendência, sendo uma importante base para toda estratégia de inbound marketing: o planejamento. A busca por informação permite a construção de uma sólida base para que decisões sejam tomadas, principalmente em uma época onde novas práticas podem surgir da noite para o dia, certo? Vou comentar as mais importantes.

SEO, Vídeo Marketing e Ads

Entre os assuntos que mais abordamos aqui no blog estão SEO, video marketing e a otimização dos anúncios no google e Facebook. Afinal, cada qual, tem grande responsabilidade para o sucesso de uma estratégia de inbound marketing. O que sentimos na pele é que a união e equilíbrio de práticas de SEO e anúncios pagos permite que empresas sejam vistas pelas pessoas certas, oferecendo a elas conteúdo relevante para superar seus desafios e atingir seus objetivos.

GDD e CRO: O futuro dos sites

Em 2016 pudemos ver, também, o crescimento de duas práticas extremamente importantes para o sucesso de uma estratégia de inbound marketing: o Growth-Driven Design (GDD) e o Conversion Rate Optimization (CRO). Diferente do que tínhamos como certo, o site de uma empresa é mais vendedor do que se imagina.

Por isso, vimos crescer a quantidade de artigos, guias e e-books sobre esses dois assuntos. E a expectativa é que em 2017 eles se tornem ainda mais arraigados em uma eficiente estratégia de marketing digital.

O crescimento da automação de marketing

Pudemos ver e comprovar também uma das principais tendências apontadas ainda em 2015: o crescimento dos softwares de automação de marketing. Ferramentas como Hubspot e RD Station tornaram-se não apenas importantes em nosso dia, como também indispensáveis, permitindo às empresas uma relação com seus leads e clientes mais pessoal e personalizada, de maneira otimizada e eficaz.

Além disso, comprovamos em primeira mão as novidades dessas ferramentas nos eventos INBOUND16 e RD Summit (respectivamente), realizados no mês de novembro. Foram apresentadas novas funções de cada ferramenta, por exemplo:

  • Para o RD Station foi apresentado um novo e remodelado dashboard; a opção de construção de workflows e e-mail na tela de preview, além de mais integrações com outras ferramentas; entre outras novidades.

  • Na Hubspot tivemos a apresentação de uma nova versão demo do software; maior integração com redes sociais e ads; multi linguagem; a melhoria nos relatórios gerados; entre outras.

As duas ferramentas buscaram e buscam aprimorar todas as possibilidades de crescimento que podemos ter com a automação de marketing, com a perspectiva de ainda mais novidades para 2017.

Redes Sociais: impressione-se mais!

É inegável que as redes sociais já fazem parte de 90% de nosso cotidiano, mas vimos e continuamos a ver o crescimento da participação delas nas estratégias de inbound marketing. Na verdade, elas até foram responsáveis por algumas mudanças de formato de conteúdo predominante, como os vídeos que hoje mostram-se bem mais eficientes do que textos em diversos assuntos, devido a sua mobilidade e facilidade de entendimento.

Segundo projeções, os investimentos de anúncios do Google irão migrar para o Facebook, aplicativos como o Snapchat e Whatsapp, bem como Instagram que representará uma nova maneira de relacionar-se com o público.

Saiba mais sobre Boas práticas para empresas no Instagram.

Veja qual o Potencial das redes sociais na estratégia de inbound marketing.

Após essa nossa retrospectiva, podemos comprovar que novas tendências, ferramentas e práticas surgirão de forma cada vez mais acelerada e, garanto, é possível seguí-las e aproveitá-las em suas estratégias digitais. Por isso, sabemos que, como esse é um universo em constante mutação, cabe a nós, profissionais da área, manter a roda da inovação e do crescimento girando.

Agora gostaria de saber como foi o ano de 2016 para a sua empresa. Quais desafios você superou? Conte-me nos comentários e ótimo ano novo!



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