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Todo diagnóstico começa com um pente fino nos sintomas para se descobrir a origem de um problema e no inbound marketing não é diferente. Ter conhecimento da metodologia e já ter experimentado cases de sucesso não é garantia de que basta implementar a tática e tudo sempre dará certo automaticamente; às vezes os resultados parecem emperrar mesmo quando você acha que tudo deveria estar funcionando conforme o planejado.
Selecionamos 6 perguntas que você pode fazer para compreender melhor como está a performance da sua estratégia, identificar os erros e corrigi-los a tempo de não comprometer prazos e metas. Se no final descobrir que isso já aconteceu, não se desespere, temos uma dica!
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O objetivo e o foco da estratégia estão bem definidos?
Não saber para onde está indo atrapalha consideravelmente o andamento de qualquer estratégia, especialmente no inbound marketing, em que cada passo é fundamental para se atingir a meta principal. Como analisar os dados e saber o que precisa ser mudado, definir o calendário editorial, publicar conteúdo, decidir sobre investimentos, entre outras importantes ações, se você e as equipes envolvidas não compreenderam exatamente qual é o foco?
Sabemos que não se pode ignorar as metas gerais da empresa ao colocar o inbound em ação, portanto, certifique-se de sempre verificar esse alinhamento e nunca hesite em rever algumas iniciativas de acordo com a definição de KPIs e análise das métricas.
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As equipes estão falando a mesma língua?
Departamento ou equipes que não estão alinhadas para o plano de inbound marketing podem comprometer por completo as ações cuidadosamente pensadas para atrair, converter, fechar e encantar os clientes: SEO está indo para um lado, mídias sociais para o outro, vendas tem uma postura, marketing tem outra etc. Você pode garantir que eles estão em harmonia atualmente? A execução das tarefas está integrada e alinhada? Promova a mudança de atitude e garanta a integração dos colaboradores para que todos enxerguem o mesmo objetivo no horizonte.
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A distribuição do orçamento está bem estruturada?
Quanto é gasto com manutenção do site, conteúdo, divulgação, promoção, SEO, ferramentas e plataformas, tecnologia etc? Você tem o controle destes investimentos?
Podemos apostar que você ouviu falar que o investimento em inbound marketing era relativamente baixo se comparado ao marketing tradicional desde que você tomou conhecimento da metodologia pela primeira vez. Mas, infelizmente, não é incomum se focar tanto no ROI e esquecer de considerar o tamanho da empresa, crescimento esperado e dividir o orçamento de forma equilibrada para não perder oportunidades de explorar ao máximo a capacidade de crescimento do seu negócio.
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Existe um alinhamento com as campanhas de publicidade?
Ainda que a parte financeira esteja sob controle, apenas compreender o contexto do investimento considerando os valores aplicados não é suficiente: você pode, por exemplo, saber quanto precisa investir em publicidade e o retorno que ele dará, mas será em vão se as campanhas não estiverem em sintonia com a sua estratégia de inbound marketing. De certa forma essa questão se integra à reflexão sobre a sinergia entre as equipes, mas de uma maneira ainda mais delicada: ruídos de comunicação em conteúdo publicado pode colocar tudo a perder, tanto no inbound quanto na publicidade.
Alguns exemplos: determinadas campanhas por e-mail podem comprometer as estratégias de e-mail marketing e levar o domínio da empresa para caixas de spam; conteúdo e promoção de anúncios nas redes sociais podem estar conflitantes com o formato construído pela criação de conteúdo, entre outras atitudes que podem causar conflito entre essas duas frentes.
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As métricas estão sendo consideradas?
Um aumento nos resultados logo no começo da implementação do inbound marketing causam uma animação que pode fazer você ignorar a importância de analisar esses dados de forma regular, assim como aquela ansiedade por ver os números gerais melhorarem pode ser explicada pelo desconhecimento das métricas. Então seja honesto (a): as iniciativas no processo estão sendo baseadas na análise dos dados? Ter esse conhecimento é fundamental para entender se o comportamento dos visitantes está sendo compreendido e devidamente influenciando nas melhorias.
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Você e seu negócio estão realmente confiantes no inbound marketing?
Pode parecer uma pergunta desnecessária porque se você investiu na metodologia, claro que confia nela! Mas pode ser que o envolvimento com as táticas seja tão efusivo que os responsáveis pelo desenvolvimento das ações não consigam ter a autonomia necessária para dar andamento ao seu planejamento. E o “envolvimento excessivo” pode gerar a impressão de desconfiança na execução das tarefas e seu consequente sucesso. O envolvimento ideal garante a confiança mútua e deixa o caminho livre para se atingir as metas.
Esse artigo não é um teste em que você marca mais ou menos pontos, mas independentemente de quantas perguntas você se identificou, não significa que exista uma resposta definitiva também. E mesmo que você não tenha visto aqui coincidência entre as possíveis falhas e o entrave no inbound marketing do seu negócio não quer dizer que exista algum mistério.
Dicas!
Te convidamos a relembrar sobre a importância de melhorar as ações de inbound marketing com regularidade e manter o planejamento nos trilhos:
- Antes de qualquer coisa definir os KPIs é essencial, é a base sólida de toda a tática inbound e garante que o acompanhamento da performance faça sentido posteriormente.
- Mantenha organizado o calendário de ações, afinal, foco e organização são inseparáveis do inbound.
- Também não esqueça como é fundamental analisar de forma contínua não só a estratégia como um todo, mas como todas as métricas, resultados, objetivos, integração das equipes, entre outros detalhes, e em todas as fases da metodologia.
- Investir em inbound marketing é uma das maneiras efetivas de ter um ROI satisfatório, no entanto, é necessário cuidar adequadamente da divisão do orçamento para as mídias.
- Seu negócio pode ter várias campanhas interessantes, mas lançá-las todas de uma vez é garantir que você vai se perder nos resultados. Como parte da análise cuidadosa, o ideal é realizar algumas campanhas por vez para que a resposta seja efetiva.
Quer saber como ter mais respostas? Entre em contato com a Agência Inbound e ajudaremos a esclarecer os rumos da sua estratégia.