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Considere esses itens para uma estratégia de inbound marketing de sucesso

9/fev/2017
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Estabelecer objetivos e metas, construir uma estratégia de inbound marketing sólida, coordenar a produção de conteúdo de qualidade, atrair, capturar e converter novos leads em oportunidades de vendas, ter participação ativa nas redes sociais, propor novas ações e analisar todas as métricas produzidas. Essas são algumas das funções de um gerente de marketing de uma grande empresa. Há ainda quem considere outras tarefas, como atender os fornecedores, gerenciar eventos, ser uma ponte entre sua equipe e a equipe de vendas, entre outras.

Frente à essa montanha de afazeres, construir uma estratégia de inbound marketing que se molde através do tempo de maneira harmônica e eficiente pode se tornar uma tarefa desafiadora sem as ferramentas certas.

Perguntas essas que permeiam a rotina e a realidade do profissional: Qual deve ser meu próximo passo? Será que consigo fazer isso no tempo certo? Possuo uma estratégia embasada em fatos?  

Podemos ajudá-lo a esclarecer essas dúvidas. Continue lendo!

Planejamento de estratégia de inbound marketing - Como começar?

Se seus resultados estão estagnados e sua empresa não consegue gerar um ROI positivo, chegou a hora de criar um plano estratégico que possa, de fato, impactar seus resultados neste e nos próximos anos, mas o que fazer para chegar lá e conquistar o sucesso?

Buscar informação! Essa é uma boa estratégia para rechear o seu planejamento digital. Em meio a tantos conteúdos com dicas, erros e soluções definitivas, é realmente difícil saber por onde começar. Então, o que você realmente precisa saber? Leia atentamente os passos a seguir, pois eles são embasados em experiências reais e certamente serão efetivos para o seu trabalho.

  • Filtre fontes e informações

A primeira coisa que você deve fazer é selecionar os conteúdos relevantes, procure por informações relacionadas ao seu segmento de mercado. As estratégias B2B dificilmente irão funcionar para B2C, assim como estratégias para o segmento de alimentos são diferentes de estratégias para a área da saúde. Isso parece uma informação óbvia, e realmente é, mas cuidado, sua fonte pode estar adaptando estratégias e o resultado final não será o que você espera.

  • Conteúdos superficiais não são relevantes para o seu negócio

Conteúdos pobres e resumidos não devem servir de base para o seu planejamento de estratégias digitais. Muitos profissionais no auge do seu desespero em atingir suas metas ou até mesmo criar um plano estratégico buscam por soluções e informações rápidas, e esse pode ser o primeiro indício do fracasso.

Conteúdos ricos são capazes de proporcionar insights, mas somente uma estratégia sólida e adequada poderá te levar ao sucesso.

  • Opte por empresas experientes no seu segmento

Existem empresas especializadas no crescimento de negócio e essa é uma boa oportunidade para começar a criar um plano seguro. Agências digitais especializadas no seu segmento possuem experiência e sabem como fazer o seu negócio decolar, pois vivenciam todos os dias os problemas como os seus e sabem a melhor forma de ajudar, com soluções eficazes e com foco em resultados concretos.

Continue estudando e quando chegar a hora, você terá argumentos para discutir e selecionar o melhor parceiro para seguir com você nesse desafio.

Entender o seu problema, definir a solução e utilizar as melhores estratégias focadas no crescimento do seu negócio é essencial nessa etapa.

Um artigo é apenas o primeiro passo e ele jamais deve ser o único. Buscar informações com alto teor de qualidade, fontes ricas e seguras é o melhor caminho para quem busca o sucesso e quer construir um planejamento de estratégia digital eficaz.

4 pontos importantes para a produção de um conteúdo relevante - o coração do inbound marketing

Conteúdo de relevância. Esse tema já foi abordado inúmeras vezes e de diversas formas, mas o que realmente é um conteúdo de relevância? Afinal, o que é relevante para a empresa vizinha pode não ser relevante para a sua empresa. O conteúdo ideal para uma comunicação muda de caso para caso, dada a necessidade, a interpretação e a importância que se dá ao assunto.

Mas então podemos realmente criar um conteúdo de relevância em meio a tantas variáveis? A resposta é “sim”!

Abaixo, analisaremos alguns pontos que o ajudarão a construir a base de todo o seu conteúdo e, consequentemente, gerar mais leads para a sua empresa.

1. Já possui um plano de conteúdo?

Quando queremos que algo dê certo em nossas vidas, fazemos um plano, seja para comprar um carro ou para conseguir um novo emprego, o fato é que as chances aumentam exponencialmente quando nos planejamos com antecedência para qualquer tipo de ação; porque não, então, na comunicação de sua empresa?

Aprendemos desde muito jovens a dar um passo após o outro ou a subir um degrau de cada vez e é dessa forma que devemos seguir com o nosso conteúdo.

O conteúdo deverá ser parte integrante do plano estratégico da empresa e ser considerado em cada um dos passos que se pretende dar, mas lembre-se que não é apenas a comunicação que tratá resultados e, sim, o seu plano estratégico como um todo.

 

2. Para quem você está falando?

Nada melhor do que a empatia. Na maioria das vezes o foco do nosso conteúdo é somente na superficialidade do público e na informação primária.

Digamos que constatamos que nosso cliente gosta de carros pretos, por exemplo, então falamos sobre o carro ou colocamos um carro preto em nossa comunicação para chamar a atenção, mas a questão oculta aí é: por que ele gosta de carro preto?

Podemos ir longe e descobrir que não é um simples gosto dele, mas que ele também foi além, pesquisou e descobriu que seus clientes têm essa preferência porque eles estão em um país mais ao Norte e essa cor retém mais calor nos longos invernos congelantes.

Bem, se temos essa informação agora, não precisamos falar somente do preto, podemos falar de um novo tecido de estofamento que retém 5x mais calor do que outros e teremos assim 2 assuntos de relevância, aumentando ainda mais as chances de sucesso e a captura de leads.

Não devemos confundir o cliente-foco em nossos conteúdos, mas entender o que motiva o público de nossos clientes. O foco deverá ser sempre o nosso cliente, mas o entendimento profundo de suas necessidades nos ajudará a conquistá-lo e a mantê-lo.

 

3. Falem a mesma língua

Não sei se já tiveram a oportunidade de sair com um grupo de amigos que têm a profissão em comum, mas que é completamente diferente da sua, como um grupo de médicos saindo com um engenheiro; certamente o engenheiro se sentiria deslocado ao ouvir falar que um paciente estava com aptialia, mas se interessaria pelo assunto se dissessem simplesmente que o paciente estava com um quadro de diminuição de saliva.

Estamos tão acostumados com os termos do nosso meio que não lembramos que às vezes o nosso público pode não conhecer o significado deles como termos, siglas e expressões, o que pode dispersar a atenção e tornar o texto maçante. Portanto, na dúvida, seja simples, claro e coeso.

 

4. Diga a verdade, nada mais que a verdade

Diversas instituições pelo mundo divulgaram nos últimos anos o quanto a mentira cresceu no meio digital e como isso afetou e ainda afeta as empresas. A maioria atribui o aumento da mentira ao crescente acesso ao mundo digital, isso porque quando as pessoas não são vistas, se sentem mais à vontade para mentir, aumentando muito o número de notícias enganosas, bem como “entregas e promessas” falsas e, consequentemente, a descrença entre os internautas e a falta de credibilidade no discurso das empresas.

Uma das pesquisas mais completas é do jornalista Craig Silverman e foi publicada em seu livro LIES, DAMN LIES, AND VIRAL CONTENT. Ele cita que muitos sites perdem mais tempo propagando notícias duvidosas do que pesquisando sua veracidade e isso afeta diretamente todos os blogs de notícias ou conteúdo. Hoje o leitor, tendo acesso fácil à informação, valoriza cada vez mais a coerência, a confiabilidade e a credibilidade da fonte, principalmente se afetar o seu negócio. Portanto, a verdade será literalmente sua maior aliada.

Como podemos ver, um conteúdo relevante não é só o conteúdo em si, mas o que vem antes, o que é publicado e os resultados que ele pode vir a produzir para seu público, nos vários estágios de sua jornada. Não perca a chance de se aprofundar no mundo dos clientes, para ser cada vez mais relevante e, com isso cada vez mais valioso.

Quão importante é o design na estratégia de Inbound Marketing?

“Um bom design é óbvio. Um excelente design é transparente.” Joe Sparano

Qual a importância que você dá para o design na sua estratégia de inbound marketing? Será que o design das peças avançadas valorizam o seu produto/serviço, e principalmente sua marca? Será que ele está sendo efetivo a ponto de elevar sua taxa de conversão?

Desde 2006, o Inbound Marketing vem apresentando aos profissionais de marketing uma nova forma de comunicar e gerar ótimos resultados. Com a premissa de ajudar pessoas, o novo marketing cria conteúdo relevante para o público e mostra soluções para seus problemas, educando-os com artigos, vídeos, e-books, white papers, infográficos, até despertar nele a confiança e o desejo de compra.

Sabemos que a base dessa estratégia é o conteúdo, e para quem já trabalha com o novo método, é comum ouvir dizer que o "conteúdo é rei", mas chamaremos a atenção para outro pilar importante: o design.

O trabalho deve ser não apenas elaborando peças gráficas, mas criando valor para a sua marca, desde um CTA até todas as peças que envolvem o lançamento de uma campanha, e afirmamos  com propriedade que, tanto o conteúdo como design são indispensáveis para o sucesso da sua estratégia de inbound marketing.

São horas buscando referências, estudando a marca do cliente, entendendo suas personas e procurando a melhor forma de impactá-las positivamente, criando experiência através do design.

Designers são, geralmente, muito perfeccionistas, focam em cada detalhe, como alinhamento, tipografia, tom da imagem, e avaliam se tudo está alinhado e se transmite a essência da marca. Elementos visuais devem gerar maior percepção de valor e uso o princípio da Gestalt como aliada, criando sempre uma unidade visual em cada projeto. Inovação é parte da rotina, é a grande arma para criar layouts exclusivos e efetivos.

Você ainda tem dúvidas sobre a importância do design? Imagine a seguinte situação: enfim o conteúdo do seu primeiro e-book ficou pronto. Ele demandou tempo, muita pesquisa e dedicação de todos os envolvidos nesse projeto e o arquivo final fechou em 30 páginas. Imagine você ofertar essa peça sem design? Você acha que ela terá grande impacto? Será que as pessoas que farão o download desse conteúdo irão chegar até a metade da leitura? Talvez não.

Não há dúvidas de que o design é essencial. Ele é responsável por trazer vida ao conteúdo, despertar a curiosidade no leitor, seja por uma imagem ilustrativa no blog , ou pelo design completo de um e-book.

Design e conteúdo precisam caminhar de mãos dadas, pois são dois elementos fundamentais para as estratégias de Inbound Marketing. Você não pode dizer X e criar Y, o resultado certamente não será o esperado.

Por isso, seja exigente com o design, busque referências, crie testes A/B para avaliar o desempenho das suas peças avançadas e descubra qual obtém melhor resultado e siga por essa linha de criação. Não tenha medo de ousar, muitas vezes ficamos presos e queremos "copiar" aquilo que o concorrente está fazendo, mas seja autêntico e persiga a inovação, esteja sempre um passo à frente. Seja a referência no mercado em que atua.

Para finalizar, você sabe mensurar o sucesso de suas estratégias de marketing?

Se um dia foi possível vender ou realizar projetos de marketing sem comprovar sua eficácia, esse tempo, com certeza, já faz parte de um passado, e um passado distante.

Os investimentos são necessários, mas com orçamentos cada vez mais enxutos, as organizações exigem que a eficácia de cada recurso empregado seja comprovada e justificada. E é claro que isso impacta, e muito, na rotina dos profissionais de marketing.

A criatividade já foi o fator de destaque nesta área, mas hoje o reconhecimento e valorização gira em torno de profissionais que aliam a capacidade de inovar e criar às análises das métricas de sucesso, principalmente quando o assunto é marketing online.

Vamos comentar itens importantes que podem melhorar sua rotina.

  • Ferramentas como melhores amigas

As ferramentas disponíveis hoje são impressionantes. Além de mensurar a efetividade de um anúncio, de um artigo, guia e etc, elas mensuram cada ação proposta para difundir esses conteúdos.

O inbound marketing representa a estratégia mais abrangente quando o assunto é resultados via web. A metodologia entende perfeitamente o comportamento de compra do consumidor moderno, propondo ações eficientes para cada etapa do funil de vendas. E como sabemos que tudo isso é eficiente de verdade? Através da quantidade de métricas utilizadas neste processo.

O inbound mensura tudo que diz respeito ao seu tráfego (visitas novas e recorrentes, taxas de entregas, taxas de rejeição, qualificação de leads, etc), junto com dados de vendas, como faturamento, ticket médio e dados completos do prospect, realizando projeções realistas e sensatas para um bom plano de marketing.

Fizemos uma lista das métricas mais utilizadas em inbound marketing, não se assuste! Ela é mesmo extensa:  

  • Taxa de conversão de visitante para lead;
  • Taxa de conversão de lead para cliente;
  • Custo por lead (R$);
  • Custo por clique (links patrocinado);
  • Custo por impressão (links patrocinados);
  • Taxa de cliques Call-to- action (CTA)
  • Taxa de cliques de e-mail marketing;
  • Taxa de conversão de Landing Page;
  • Tráfego de busca orgânica;
  • Tráfego pago e orgânico por palavra-chave;
  • Links externos;
  • Taxa de conversão via busca orgânica;
  • Tráfego do blog;
  • Fontes de entrada no blog;
  • Performance de Call-to Action no Blog;
  • Taxa de conversão do blog;
  • Número de interações geradas nas redes sociais;
  • Tráfego nas redes sociais;
  • Taxa de conversão via mídias sociais;
  • ROI de mídias sociais;
  • Taxa de retorno de e-mail;
  • Taxa de entrega de e-mail;
  • Taxa de crescimento da lista de e-mail;
  • Taxa de cliques;
  • Taxa de conversão via e-mails;
  • Custo de marketing por cliente;
  • ROI de marketing;
  • Lifetime Value (LTV);
  • Custo de Aquisição por cliente (CAC);
  • Porcentagem de marketing na aquisição de cliente ;(M%-CAC);
  • Relação do LTV para CAC;
  • Tempo para Pagar CAC (meses);
  • Porcentagem de vendas originadas pelo marketing;
  • Porcentagem de vendas influenciadas pelo marketing;
  • Alcance total nas redes sociais.
  • A estratégia certa

São muitas métricas para se trabalhar manualmente, e por isso o uso de ferramentas capazes de gerar esses dados fazem parte da rotina de profissionais de marketing com foco em resultados.

Apresentar projetos levando em consideração tais métricas, significa ter dados sólidos em sua proposta, e isso é fator importantíssimo para tomadores de decisão.

Como você acha que isso pode influenciar na aprovação de projetos? Qual o impacto desta ferramenta na disponibilização de verba para ações de marketing?

Nós sabemos que esses resultados só podem ser positivos pela quantidade de dados disponíveis que  justificam seus argumentos.

Práticas que podem prejudicar sua estratégia de inbound marketing

Durante muito tempo as abordagens tradicionais de marketing traziam resultados positivos para as empresas, no entanto, hoje o cenário é muito diferente! Os consumidores são bombardeados diariamente por uma avalanche de informações e as marcas se viram obrigadas a abandonar o marketing de interrupção para atrair o verdadeiro interesse do seu público.

Hoje as pessoas envolvem-se com as marcas que oferecem conteúdos úteis para o seu dia a dia. Esta é a proposta do inbound marketing: atrair o interesse da persona por meio de um conteúdo qualificado.

O inbound tem gerado resultados efetivos para empresas de vários segmentos. Entretanto, é natural que algumas marcas cometam equívocos na execução da estratégia, afinal é uma técnica recente no mercado.

Para te ajudar a evitar que alguns erros comprometam o desempenho da sua estratégia de inbound, conheça as principais práticas que podem prejudicar a execução de um plano como esse.

  • Oferecer um conteúdo no momento errado

O inbound marketing se baseia no funil de vendas para produzir e distribuir um conteúdo de valor para a persona. Cada etapa dessa jornada descreve o caminho que o consumidor percorre desde o primeiro contato com a marca até o momento da compra. Desta forma, uma pessoa que conhece a empresa recentemente não poderá receber o mesmo conteúdo que uma pessoa que está na fase de decisão de compra.

Por isso, muitas empresas ainda cometem erros desastrosos ao enviar uma abordagem comercial de fundo de funil para os leads (contatos identificados) que ainda não estão devidamente prontos. Além de não gerar vendas, esta prática pode afastar de vez um cliente potencial. Portanto, siga a estratégia em cada etapa do funil para conquistar resultados assertivos com o inbound marketing.

  • Produzir conteúdo sem otimizá-lo

Outro erro bastante comum entre as empresas é a produção de artigos para o blog sem táticas de SEO. Certamente isso dificulta a indexação do seu conteúdo pelo Google e consequentemente, os consumidores não o encontrarão em suas buscas.

De nada adianta produzir um conteúdo de qualidade se o seu público não vai acessá-lo. Insira no seu texto palavras-chave potenciais para que o seu conteúdo seja visto pela sua persona. Quanto mais pessoas tiverem acesso ao seu artigo e o considerarem relevante, mais oportunidades a empresa terá de construir a sua autoridade no segmento de atuação, e se tornar uma referência é fundamental para gerar negócios no mercado!

  • Copiar conteúdo é desastroso para a estratégia de inbound marketing

Para produzir um conteúdo qualificado não é preciso investir alto, contudo, é necessário ter foco e criatividade para criar materiais originais e acima de tudo, valiosos para a sua persona. Busque referências, mas lembre-se, originalidade é uma das maiores chaves para o sucesso de um conteúdo. Sem falar que o Google penaliza as páginas que publicam conteúdos copiados de outra fonte o que com certeza também impede que os usuários vejam o seu artigo, tenha cuidado!

  • Não criar buyer personas

A persona deverá ser o centro de qualquer estratégia de inbound marketing, ou seja, um conteúdo de qualidade é aquele valorizado pela persona e entregue no momento ideal. Por isso é essencial conhecer o perfil detalhado do seu público para criar conteúdos de valor que atraiam o interesse da sua persona.

Não se esqueça que o ponto de partida da sua tática é a criação de uma buyer persona, principalmente, porque todos os esforços estratégicos serão baseados no perfil do seu público. Sendo assim, foque na criação do personagem que melhor representa o seu cliente ideal e coloque em prática as ações de inbound!

  • Não investir em mídia para atrair tráfego para o seu blog

Outra prática muito utilizada em várias empresas é não investir na compra de mídia para atrair visitantes qualificados para o seu blog. Embora as táticas de SEO sejam eficientes, o resultado aparece a longo prazo, então a publicidade maximiza a atração de tráfego. Promover um artigo nas redes sociais e links patrocinados, por exemplo, é uma excelente maneira para atingir uma audiência bem ampla e divulgar o seu conteúdo.

O inbound marketing é uma metodologia que visa a entrega de resultados crescentes e constantes, sem incomodar o público de uma empresa e converter visitantes de seu website em clientes.

Sua base envolve conteúdo de qualidade, SEO e automação eficiente de todas as ações. Todavia ao mesmo tempo que mostra-se simples, requer doses constantes de atualização e análise de resultados. Por isso, contar com pessoas e ferramentas certas é essencial para alcançar as metas e objetivos que você procura.

Não perca tempo! Acerte esses itens ou peça ajuda para a Agência Inbound. Será um prazer ajudá-lo no caminho do sucesso.


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